motor de corrente contínua

Entenda o que é motor de corrente contínua e suas vantagens

O motor de corrente contínua é uma opção bastante vantajosa em alguns sentidos. Trata-se do conversor rotativo de energia elétrica mais utilizado do mercado, tendo em vista que oferece diferenciais como simplicidade de funcionamento e alta eficiência.

Como funciona um motor

Ficou interessado em aprender um pouco mais sobre as características do equipamento? Então, continue lendo nosso conteúdo!

Afinal, o que é o motor de corrente contínua?

Um motor de corrente contínua, também chamado de motor CC, como o próprio nome já diz, é aquele que é acionado continuamente pela fonte de alimentação, convertendo energia elétrica em energia mecânica.

Por meio de suas características, tem a capacidade de variar a velocidade de equipamentos e aparelhos de grande porte em uma faixa bastante ampla, com a intensidade da corrente sendo alterada ou variando na aplicação da tensão. Há um componente interno capaz de mudar a direção da corrente periodicamente e a troca de energia pode ser feita com ou sem escovas.

Como funciona o motor de corrente contínua?

De uma maneira bastante resumida, podemos dizer que o motor de corrente contínua se move a partir do torque elétrico produzido pelo rotor e seus enrolamentos, gerando um fluxo magnético que atravessa a armadura. Com isso, se cria um campo de excitação entre polos, fazendo a corrente circular constantemente na mesma direção.

Usualmente, o contato é feito por meio de escovas de carvão, embora existam modelos que funcionem sem o componente. Na prática, o equipamento de CC atua tanto como motor quanto como gerador e, dependendo de sua tecnologia e versão, tem algumas partes e componentes, como especificaremos melhor a seguir.

Quais as partes de um motor de corrente contínua?

Na maioria das vezes, um motor de corrente contínua é constituído por alguns elementos básicos. Um deles é o rotor ou armadura, com formato cilíndrico e bobinas que criam o campo magnético, convertido para energia ou gerando movimento. Também há o estator ou enrolamento, que é a parte fixa, com estrutura ferromagnética.

Já o computador é um anel mecânico que serve para retificar a tensão, o que é muito importante, pois faz com que as correntes que passam pelas bobinas mantenham o mesmo sentido. As escovas fazem contato entre a parte fixa e a girante, mas o atrito constante desgasta os componentes, exigindo uma boa frequência de manutenção.

Qual a diferença do motor de corrente contínua para o motor de corrente alternada?

Em linhas gerais, o motor de corrente contínua (CC) e o de corrente alternada guardam boas similaridades, mas isso não faz com que não sejam distintos em alguns aspectos importantes, notadamente no que diz respeito ao controle da velocidade. No motor CC, ela é alterada de acordo com a tensão aplicada, que é linear e torna os cálculos bem mais simples.

Enquanto isso, o motor de corrente alternada (CA) tem sua corrente e velocidades controladas somente pela tensão, o que faz com que só possa ser ajustado através de um variador de frequências. Isso faz com que, embora o motor CA tenha menores custos de aquisição, o motor CC seja o preferido, pela sua simplicidade de utilização e ajustes.

Como é a classificação do motor de corrente contínua?

O motor de corrente contínua pode ter sua classificação feita de maneiras diferentes, em sintonia com algumas de suas características, como a maneira de conexão do indutor e das bobinas. O chamado motor em série, por exemplo, tem torque elevado e boa aceleração veloz, sendo amplamente usado em situações que exigem muita tração.

O motor paralelo conta com o indutor e enrolamentos ligados paralelamente, sendo muito aplicado em máquinas, esteiras e elevadores. Já o motor composto ou misto tem dois enrolamentos de excitação, ideal para tesouras mecânicas e prensas. Por fim, o modelo de excitação independente é usado em compressores, bombas ou ferramentas de avanço.

Quais as vantagens do motor de corrente contínua?

Como dissemos, esse tipo de motor é amplamente utilizado no mercado em função das numerosas vantagens que proporciona. Uma das mais importantes, como já dissemos, está na facilidade de controlar a velocidade, permitindo rápidos ajustes na aceleração, frenagem ou reversão do sentido de rotação.

Tudo isso mantendo o torque constante, o que é excelente para uma série de equipamentos e operações. Sendo assim, o motor CC pode ser usado para uma infinidade de aplicações, como veículos elétricos, equipamentos industriais, elevadores, laminadores de aço, ferramentas, eletrodomésticos ou até em brinquedos.

Quais as desvantagens do motor de corrente contínua?

Por fim, para concluir nosso conteúdo, vamos responder se o motor de corrente contínua apresenta também algumas desvantagens. Logicamente, como ocorre com qualquer produto ou escolha, existem pontos negativos em relação a outras opções do mercado, como o motor CA. Uma delas está no preço, tendo em vista que o motor CC costuma ser mais caro.

Além disso, esse tipo de motor costuma demandar manutenções mais frequentes, por conta do desgaste que ocorre entre as escovas e o comutador. O seu tamanho é, usualmente, maior, exigindo mais espaço para sua acomodação. Como pode produzir centelhas, por questões de segurança, não podem ser operados em ambientes explosivos.

Depois de conferir o nosso conteúdo, você não apenas sabe muito bem o que é um motor de corrente contínua, como pôde observar suas vantagens e quais as suas principais aplicações para uma fábrica ou indústria. Por isso, se você conta com um em sua operação, não deixe de ficar atento quanto à questão do desgaste e jamais opere em ambientes que possam explodir.

Gostou de entender o que é motor de corrente contínua e suas vantagens? Quer contar com ajuda especializada de uma empresa que é referência em acoplamentos, motoredutores, redutores, freios contra recuos e praticamente tudo para o segmento industrial no mercado brasileiro? Então, clique aqui e entre em contato conosco!

Avalie e classifique este artigo.

Nota média: 4.5 / 5. Nº de avaliações: 4

Compartilhe este artigo!

Quer receber conteúdos como esses gratuitamente?

Preencha o formulário e cadastre-se para receber os nossos conteúdos exclusivos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Artigos relacionados