5W2H

Entenda o que é 5W2H e quais seus benefícios

A metodologia 5W2H é uma ferramenta poderosa que auxilia na organização das rotinas produtivas. Ela é um recurso interessante principalmente para quem busca otimizar a gestão de tempo, uma habilidade essencial para a alta performance no dia a dia.

Esse é um método internacional para otimizar a gestão e pode ser aplicada em qualquer área do negócio. Pode parecer complicado por causa do nome, mas o método é simples. O que é preciso ter atenção é apenas em garantir a sua execução e ter organização com os itens.

Neste artigo, vamos explicar o que é o 5W2H, quais as suas principais vantagens e como ela pode ser implementada na indústria.

Afinal, o que significa 5W2H?

A metodologia 5W2H é uma matriz com fácil aplicação. Ela funciona em formato de checklist, em que é preciso responder às 7 perguntas que dão origem à sigla em inglês, sendo elas:

  • What — o quê;
  • Why — por quê;
  • Who — quem;
  • Where — onde;
  • When — quando;
  • How much — custo;
  • How — como.

Essa estrutura é a mesma do lead jornalístico. A ideia é identificar os pontos essenciais para a execução de uma atividade. Dessa maneira, ela vai funcionar como um mapa para direcionar o desenvolvimento da tarefa, evitando desalinhamentos.

Quais as suas vantagens?

Estruturar os processos na indústria com o método 5W2H vai ajudar a ter mais agilidade e produtividade. Isso é possível uma vez que essa matriz funciona de maneira objetiva e atua respondendo perguntas simples, porém sensíveis para que as atividades sejam executadas da melhor maneira possível.

Dentre as principais vantagens dessa metodologia, temos:

  • facilidade de uso — basta responder às perguntas de forma estrutura e com clareza;
  • baixo custo de implementação — é possível implementar esse modelo de gestão com ferramentas gratuitas;
  • melhoria da produtividade — ao documentar os processos, alinhando e centralizando as principais informações.

Esse é um método que pode ser usado tanto como matriz para implementação de projetos industriais como para preencher cards em painéis de gestão de tarefas. Portanto, pode e deve ser combinada com metodologias lean e ágeis como o SCRUM e o Kanban, potencializando os resultados.

Como aplicar o 5W2H na indústria?

No início deste artigo, explicamos que o método 5W2H pode ser aplicado em qualquer contexto de gestão. Na indústria, você pode adotá-lo em projetos e na gestão de tarefas de rotina, por exemplo.

Dentre as atividades comuns no segmento industrial, uma que costuma ser onerosa e que demanda planejamento e organização para não prejudicar o potencial da produção é a manutenção dos equipamentos.

É fundamental contar com um cronograma de manutenção preditiva. O objetivo dessa ação é evitar a improdutividade não programada dos equipamentos, uma vez que gera perda financeira de duas formas:

  • custo não planejado com manutenção corretiva;
  • perda de vendas projetadas por maquinário parado.

Nessa rotina operacional da indústria, você pode implementar o 5W2H para criar o cronograma e o orçamento das manutenções preditivas. Isso vai ajudar a deixar o planejamento mais organizado e, principalmente, documentado.

Então, o que você achou do nosso artigo sobre a matriz 5W2H? Esperamos que este conteúdo tenha sido útil e ajude a otimizar a sua gestão operacional na indústria.

Se você gostou deste material, aproveite e fique por dentro das nossas novidades: assine a nossa newsletter!

Avalie e classifique este artigo.

Nota média: 0 / 5. Nº de avaliações: 0

Compartilhe este artigo!

Quer receber conteúdos como esses gratuitamente?

Preencha o formulário e cadastre-se para receber os nossos conteúdos exclusivos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Artigos relacionados