NR 12 - conceito e dúvidas

Esclareça suas dúvidas sobre o que é NR 12 e a sua importância

Para que uma indústria opere de forma eficiente, seguindo todos os procedimentos legais, é necessário que os seus líderes estejam inteirados a respeito de todas as normas de segurança. Nesse contexto, saber o que é NR 12 é de suma importância.

Isso ocorre porque essa regulamentação, elaborada com a finalidade de aumentar a segurança dos colaboradores em ambientes de produção, estabelece uma série de normas para a operação e gerenciamento de máquinas e equipamentos industriais.

Gestão da qualidade industrial

Uma vez que empresas de todos os portes e áreas de atuação estão sujeitas a esse conjunto de normas, podemos dizer que entender o seu funcionamento é de uma importância.

Pensando nisso, desenvolvemos esse conteúdo com informações a seu respeito. Continue a leitura e descubra o que é NR 12 e conheça alguns de seus principais pontos.

O que é NR 12?

No Brasil, para garantir a segurança e qualidade de vida do colaborador, foi estabelecida a Consolidação das Leis de Trabalho (CLT). Nesse conjunto de regulamentos, estão inseridas as Normas Regulamentadoras da Medicina e Segurança no trabalho (NR). A NR 12 está incluída nessas normas.

De um modo mais preciso, podemos dizer que a NR 12 é uma regulamentação focada na manutenção da segurança dos colaboradores em ambientes industriais em que máquinas e outros equipamentos são utilizados.

Basicamente, o objetivo dessa regulamentação é eliminar situações de risco, evitando assim que os colaboradores sejam expostos a situações em que sua integridade física possa ser comprometida.

Medidas de segurança

Para que esse objetivo seja alcançado, uma indústria precisa investir medidas de segurança, como treinamentos, capacitações, barreiras e dispositivos para garantir a segurança de seus colaboradores.

É interessante ressaltar que essas medidas podem ser divididas nos seguintes grupos:

  • medidas de proteção coletiva;
  • medidas de proteção administrativas ou então de organização de trabalho;
  • medidas de proteção individuais para cada colaborador.

Dispositivos de segurança

Pensando no bem-estar e na manutenção da saúde e da qualidade de vida do colaborador, os dispositivos de segurança são soluções indispensáveis para uma indústria. De um modo simples, podemos descrevê-los como mecanismos ou ferramentas com a capacidade de evitar que o colaborador seja exposto a situações ou ambientes de risco.

Existem ao menos 4 tipos de dispositivos de segurança, são eles os seguintes:

  • dispositivos de segurança com foco em comandos elétricos ou em interfaces de segurança;
  • dispositivos de segurança de intervalo;
  • sensores projetados para monitorar as condições de máquinas ou ambientes industriais;
  • válvulas, blocos, sistemas hidráulicos ou pneumáticos de segurança.

O que a NR 12 fala a respeito dos operadores de máquinas?

Além de todas as medidas que foram citadas, a NR 12 tem outros requisitos que devem ser devidamente seguidos por indústrias. Dentre eles, um dos mais importantes é o que diz respeito a capacitação do colaborador.

As regras da NR 12 ditam que, antes que o colaborador seja alocado na operação de uma máquina ou de um equipamento, ele precisa ser qualificado para operar a máquina em questão. Isso sem que nenhum custo seja imposto a ele.

Esse cuidado se faz necessário para que garantir que o profissional de fato tem os conhecimentos para exercer suas funções sem se colocar em risco.

Quais modalidades de manutenção a norma exige?

Por mais capacitado que seja o colaborador, ele ainda estará sujeito a riscos se a máquina, operada por ele, estiver em condições ruins ou apresentar falhas graves de segurança.

Por esse motivo, a NR 12 exige que as máquinas e equipamentos industriais sejam verificados de modo frequente, para que fatores de risco sejam identificados e devidamente tratados em tempo hábil. O que pode ser alcançado por meio de um cronograma inteligente de manutenções preventivas.

Uma vez que algumas indústrias operam produtos e equipamentos mais complexos do ponto de vista da segurança, soluções como a manutenção preditiva e o monitoramento de ativos, podem ser indicadas para elas.

Qual a importância da falha segura?

Quando uma máquina apresenta um comportamento indevido, ou algum problema em sua operação, é possível que saia do controle. Uma situação que, além de colocar em risco seus operadores e os demais colaboradores da indústria, pode danificar suas peças e componentes.

A falha segura, porém, é um mecanismo que interrompe a operação da máquina quando ela ultrapassa certos requisitos previamente estabelecidos. O que acaba impedindo que danos sejam causados.

Considerando isso, é fácil perceber a importância desse mecanismo para criação de um ambiente produtivo eficiente e seguro.

Por que implementar a NR 12?

Agora que você sabe o que é NR 12, e conhece alguns de seus principais pontos, continue a leitura e descubra como ela pode beneficiar a sua indústria.

Mais credibilidade para a empresa

Quando uma empresa segue devidamente as regras do NR 12, ela garante a segurança de seus colaboradores. Uma atitude que, além de evitar que ela sofra com problemas judiciais e processos, ainda acaba criando para ela a imagem de uma companhia socialmente responsável.

Além disso, caso um acidente grave venha a ocorrer, o cuidado da empresa em seguir as regulamentações pode ser usado em sua defesa. Um benefício que companhias menos responsáveis não têm acesso.

Aumento de produtividade

Visto que a NR 12 exige que os colaboradores sejam devidamente qualificados antes de operar qualquer máquina ou equipamento, os profissionais se tornam mais especializados. Uma característica que lhes permite usar o equipamento em pleno potencial, sem que isso acarrete danos capazes de causar acidentes ou prejuízos.

Esse ganho de eficiência tende a se refletir positivamente nos níveis de produtividade da indústria.

Otimização dos índices de engajamento dos colaboradores

Por fim, é importante ressaltar que, em um ambiente mais seguro, os colaboradores se sentem mais à vontade para trabalhar e produzir. Ou seja, eles se tornam mais engajados e produtivos.

Embora a NR 12 tenha surgido com o objetivo de aumentar a proteção dos colaboradores, ela gera uma série de benefícios para as indústrias. Dentre esses benefícios, podemos citar a redução de acidentes e os ganhos de produtividade.

Analisando essas informações, é fácil perceber porque é tão importante seguir corretamente a regulamentação.

Quando pensamos em um ambiente industrial seguro, o uso de peças e dispositivos de qualidade, menos sujeitos a falhas e quebras, pode ser visto como um dos fatores mais importantes.

Agora que você sabe o que é NR 12, que tal ter acesso a componentes de qualidade para a sua indústria? Entre em contato conosco e descubra as soluções da Acoplast Brasil.

Avalie e classifique este artigo.

Nota média: 5 / 5. Nº de avaliações: 1

Compartilhe este artigo!

Quer receber conteúdos como esses gratuitamente?

Preencha o formulário e cadastre-se para receber os nossos conteúdos exclusivos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.