Imagem sobre PDCA, nesta imagem vemos 4 blocos de madeira, escritos com Plan, Do, Check e Act e no meio um quadro escrito PDCA

Você sabe o que é PDCA? Saiba como funciona e seus benefícios

Saber como resolver um problema de forma rápida e com baixo custo é o que muitas empresas procuram, e isso pode fazer toda a diferença nos lucros e na competitividade do mercado. Portanto, para auxiliar a gestão de processos e a busca por melhorias, surgiu uma ferramenta chamada PDCA.

Utilizado por companhias de todo o mundo, o PDCA — criado antes mesmo da Segunda Guerra Mundial — pode ajudar a aprimorar as atividades realizadas na sua empresa, a produtividade dos colaboradores e, consequentemente, os lucros do seu negócio.

Quer saber mais sobre o que é PDCA e quais benefícios esta ferramenta pode gerar para a sua empresa? Então confira este artigo que preparamos para você.

Boa leitura!

O que é PDCA?

O PDCA é uma ferramenta de gestão de qualidade com base na melhoria contínua dos processos de uma empresa.

A sigla é baseada em quatro etapas, que devem ser feitas sempre na mesma ordem. Portanto, as siglas significam:

  • Plan – Planejar;
  • Do – Fazer;
  • Check – Acompanhar/Checar;
  • Act – Agir.

O principal objetivo do PDCA é tornar os processos de produção mais ágeis, claros e eficazes. Com isso, é possível diminuir a incidência de erros, acidentes de trabalho, perda de prazos e o desperdício de materiais. Quando a última fase chega ao fim, o ciclo é reiniciado para que possam ser identificados outros pontos que necessitam de melhorias.

Dessa forma, a empresa permanece em constante inovação e aprimoramento, com processos cada vez mais intuitivos e fáceis de serem executados. Veja agora o que deve ser feito em cada etapa do PDCA.

Plan – Planejar

A etapa planejar começa antes da execução de qualquer atividade. Nela, são definidos os objetivos e metas do que será feito, além de serem determinados os prazos e outras características do projeto. Veja o que você precisa questionar nessa fase:

  • Quais são as tarefas que precisam ser realizadas?
  • Qual é o prazo de entrega para o projeto?
  • Quais são os colaboradores que ficarão responsáveis por cada atividade?
  • Como as etapas podem ser executadas de forma agilizada?
  • Qual será o investimento?

O principal objetivo do planejamento é identificar possíveis problemas e impasses que podem comprometer o andamento das tarefas. Depois, são definidas as soluções para o que foi levantado.

Do – Fazer

Com a etapa de planejamento feita, é possível iniciar a fase de execução do projeto. Aqui, é fundamental que cada pessoa envolvida saiba das suas responsabilidades, para que tudo ocorra com fluidez e agilidade. Dessa forma, comece a agir mantendo uma boa comunicação com toda a equipe, para garantir o sucesso da metodologia.

Além disso, é interessante ter um cronograma de implantação para auxiliar o cumprimento dos prazos, acompanhando tudo o que ainda falta fazer e o que já foi concluído.

Check – Acompanhar

A terceira etapa do PDCA é o acompanhamento do processo, quando as atividades que já foram e que estão sendo executadas são avaliadas, conferindo se tudo está conforme o planejado. As informações obtidas nessa fase devem ser documentadas para futuras análises.

Essa fase é essencial para que a entrega de qualquer projeto seja a melhor possível, pois nela são feitos os ajustes necessários para adequar o processo ao planejamento inicial, além de fazer melhorias que não foram listadas anteriormente.

Act – Agir

Por fim, para saber o que é PDCA é necessário entender o que é a etapa “Agir”. Ela é feita depois da identificação das falhas do projeto, e é a que caracteriza o método como um ciclo. Isso porque todas as fases, depois de serem analisadas e implementadas, precisam de ajustes para atingir o objetivo.

Esses ajustes podem acontecer de muitas formas. Imagine que ocorra um atraso de entrega de um dos materiais da sua produção. Se nada for feito a respeito, a execução dos processos vai ser prejudicada, prorrogando a entrega do produto. Sendo assim, a etapa de ação é importante para tomar uma decisão que neutralize o problema.

Quais são os benefícios do PDCA?

Agora que você já sabe o que é PDCA, está na hora de conhecer os seus benefícios.

Assim, além de preservar o andamento dos processos e realizar o acompanhamento da produção, o PDCA atua na produtividade e redução de custos.

Confira mais vantagens dessa ferramenta de gestão.

Eficiência nos processos

Com o mapeamento das atividades e a identificação dos problemas da produção, fica mais fácil implantar melhorias e tornar o processo mais eficiente. Com isso, a produtividade dos trabalhadores é aumentada, assim como a qualidade dos serviços e a economia de recursos.

No mais, depois que for feito o primeiro mapeamento, os próximos serão mais fáceis de executar, pois as equipes já estarão cientes das etapas do PDCA.

Redução de custos

Os processos que não são bem executados ou planejados trazem prejuízo para qualquer empresa. Com o ciclo PDCA, é possível reduzir as falhas que causam retrabalho, o desperdício de insumos e a ineficiência dos colaboradores, o que aumenta os lucros da organização.

Otimização do tempo

Processos de produção que são mais ágeis fazem a sua empresa mais competitiva no mercado, pois os serviços poderão ser feitos em menos tempo e com maior qualidade.

Comprometimento das equipes

Quando a gestão conhece o que é PDCA e consegue envolver toda a equipe no processo de produção, é criada uma sensação de responsabilidade e engajamento nos colaboradores. Dessa forma, todas as atividades são feitas com maior atenção e cuidado.

Como o PDCA pode ser aplicado na indústria?

O ciclo PDCA pode ser aplicado por qualquer pessoa e organização. Na maioria das vezes, ele auxilia no desenvolvimento de novos produtos e na melhoria de processos. Na indústria, por exemplo, o PDCA é fundamental para proporcionar o crescimento da produção, sem que os prazos e a qualidade sejam prejudicados.

Além disso, as indústrias que contam com maneiras para melhorar seus processos de produção e utilizam o PDCA têm como vantagem o mapeamento das suas atividades e dos responsáveis por cada etapa de trabalho.

Neste artigo, você viu o que é PDCA e como essa ferramenta de gestão pode melhorar a produtividade do seu negócio. Lembre-se que a etapa de planejamento é uma das mais importantes para esse método funcionar corretamente. E não deixe de engajar toda a sua equipe nesse processo.

Quer saber mais sobre planejamento e gestão para a sua empresa? Confira como calcular o lead time da sua produção!

Avalie e classifique este artigo.

Nota média: 5 / 5. Nº de avaliações: 7

Compartilhe este artigo!

Quer receber conteúdos como esses gratuitamente?

Preencha o formulário e cadastre-se para receber os nossos conteúdos exclusivos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Artigos relacionados