orçamento de manutenção

Veja como o orçamento de manutenção ajuda na redução de custos

Quando o assunto é planejamento e controle industrial, um dos maiores desafios é conseguir fazer rodar a produção com eficiência e ao menor custo possível. Pensando nisso, o orçamento da manutenção se torna um grande aliado desse objetivo.

Entretanto, nem sempre isso é uma tarefa fácil de ser feita. Precisamos conseguir avaliar onde é o local correto de conseguir fazer as reduções. Do contrário, além de ter efeito negativo, podemos gerar resultados negativos na qualidade da produção.

E mais, em um cenário de pandemia, que gerou crises que jamais imaginaram, as indústrias precisaram efetivar cortar certos tipos de custos. Entre eles, estão aqueles ligados à manutenção.

Mas afinal de quantas, como fazer isso sem impactar na eficiência da sua produção? Se você faz parte do time de pessoas que quer entender melhor sobre o orçamento na manutenção, continue a leitura do artigo!

Por que é importante reavaliar o orçamento de manutenção?

Ao final de cada ano, é muito comum que indústrias façam o planejamento dos custos do ano seguinte. Isso é fundamental para garantir a saúde financeira da sua indústria. Entretanto, o orçamento de manutenção, por exemplo, é algo que pode ser mudado com bastante frequência no decorrer do processo.

Mesmo que seu negócio invista em manutenções preditivas e preventivas, coisas inesperadas podem ocorrer ao longo do período. Com isso, infelizmente, surge a necessidade de colocar a mão no bolso.

Por esse motivo, esse indicador financeiro é algo que precisa ser frequentemente revisto. Entretanto, com os novos adventos do cenário externo, eles precisam ser cumpridos sem impactar negativamente no fluxo de caixa do seu negócio.

Entretanto, como isso pode ser feito corretamente? O que podemos avaliar no orçamento da manutenção? Preparamos algumas informações que vão ajudar nesse processo.

Como utilizar o orçamento da manutenção na redução de custos?

De fato, todo empreendedor deseja que seu negócio gaste o menos possível. Isso não é algo ruim, pelo contrário. Quanto mais saudável for a indústria, mais preparada para novos desafios ela estará.

A relação de custo x benefício é um grande desafio para os gestores atualmente. Com cenário pandêmico, muitas matérias-primas se tornaram escassas. Consequentemente, o orçamento ficou mais puxado.

Como resultado final, é hora de identificar as oportunidades para enxugar o orçamento. A manutenção é um dos principais itens que lideram quando o assunto é custos. Entretanto, cortar de maneira errônea pode ser prejudicial e afetar bastante sua produção.

Confira algumas dicas do que pode ser feito para ajustar o orçamento de manutenção, conseguir minimizar os custos e manter a qualidade da sua produção.

Invista em análise de desempenho dos equipamentos

Um dos principais pontos para conseguir reduzir ao máximo os custos de manutenção é conseguir prever quando seus equipamentos vão falhar. A manutenção preventiva é uma grande saída para que você não seja pego de surpresa e precise investir alto para manter sua produção rodando.

Uma modalidade de manutenção que vem ganhando mais força recentemente é a manutenção a distância. Com esse tipo, sensores são instalados nos equipamentos e conseguem acompanhar em tempo real quando a máquina apresenta os primeiros sinais de falha.

Além de conseguir eliminar ou reduzir as despesas, esse tipo de prática elimina a necessidade de um profissional acompanhar diretamente a manutenção. Considerando tempos de isolamento social, é uma importante saída.

Acompanhe o calendário de manutenção

Planejamento é a base do sucesso de qualquer produção. Quando o assunto é manutenção, não seria nenhum pouco diferente. É justamente por esse motivo que contar com um calendário de manutenção ajuda a entender quais são os orçamentos ligados a esse custo.

Quando mapeamos os prazos de manutenção, além de também ajudar na prevenção de surpresas, ajustes e falhas, conseguimos controlar nosso fluxo de caixa. Uma das maiores dores de cabeça quando um equipamento estraga, são os grandes custos que saem do seu caixa.

Invista em equipamentos e peças de qualidade

O orçamento de manutenção também afeta diretamente na compra de novos equipamentos e peças para sua produção. Quando planejamos melhor os custos ligados a manutenção, conseguimos mensurar, a médio e longo prazo, quando será necessário fazer novas substituições.

Infelizmente muitas empresas optam por fazer essa aquisição com itens mais velhos. Além de serem prejudiciais para a qualidade da sua produção, também apresentam mais chances de falha e, consequentemente, custos.

Alongamento do orçamento

Por fim, e não menos importante, outra medida adotada em meio a uma crise é trabalhar com o alongamento do orçamento. Essa prática visa encontrar locais onde há oportunidades de melhoria nas negociações e compras.

Sejam em peças no depósito, cronograma da manutenção, ordens de serviço, processos, mão de obra, entre outros, sempre haverá uma oportunidade de avaliar quando ou não executar.

Isso permite estender custos que apesar de previstos, podem ser levados para um momento. Entretanto, antes de mais nada, é preciso ter uma visão clara e objetiva de toda a produção, do contrário, esses alongamentos podem gerar resultados negativos e afetar a eficiência produtiva.

A melhor maneira de evitar decisões errôneas é ter um relatório completo dos seus resultados, metrificando todos os itens que envolvem a manutenção e que podem ser adiados. Lembre-se que é uma ação de caráter emergencial e não deve ser considerada uma regra.

E é justamente nesse momento que a análise de resultados e dados são tão importantes. Eles serão fundamentais para medir o desempenho da sua indústria e até mesmo reavaliar como vêm sendo os processos de manutenção. Para isso, invista em soluções que entreguem todas as informações necessárias.

Como pudemos observar, o orçamento da manutenção pode ser sempre reavaliado e acompanhado a fim de garantir a redução de custos. Entretanto, desde que isso seja feito com cautela e com todos os insumos informativos base para avaliar seu desempenho. Em casos nos quais a avaliação do alongamento não seja possível, é recomendável entender novas formas de evitar as despesas.

Você sabia que empresas especialistas quando o assunto é manutenção podem ajudar a entender melhor a hora certa de ajustar seu orçamento? A Acoplast Brasil é uma parceira que entende do assunto, aproveite para entrar em contato conosco e saber mais!

Avalie e classifique este artigo.

Nota média: 5 / 5. Nº de avaliações: 1

Compartilhe este artigo!

Quer receber conteúdos como esses gratuitamente?

Preencha o formulário e cadastre-se para receber os nossos conteúdos exclusivos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.