pesquisa e desenvolvimento

A importância da área de pesquisa e desenvolvimento para a indústria

Nos últimos anos, inúmeras tecnologias surgiram otimizando processos industriais, reduzindo seus custos e aumentando a qualidade dos serviços e dos itens produzidos. A grande questão é que essa inovação constante acabou por tornar o mercado ágil e competitivo. Características estas que fazem com que um setor de pesquisa e desenvolvimento (P&D) seja indispensável para companhias competitivas.

Gestão da qualidade industrial

Esse setor é o grande responsável não apenas por garantir que uma empresa tenha acesso as soluções mais recentes e inteligentes do mercado, mas também por implementar medidas para que a inovação em questão seja incorporada aos processos produtivos.

Considerando a importância da tecnologia no cenário atual, é fácil perceber a relevância do P&D. Leia o artigo compreenda melhor como ela funciona e descubra os seus benefícios para a sua indústria!

Afinal, o que é a área de pesquisa e desenvolvimento?

Embora os técnicos e gestores de uma indústria precisem se manter atualizados a respeito das inovações, principalmente daquelas com o potencial de revolucionar o mercado em que sua indústria atua, eles devem demandar muito tempo a outras funções. O que obviamente acaba impedido que eles fiquem inteirados a respeito de todas as novidades e informações.

O setor de pesquisa e desenvolvimento surge como uma área em que profissionais especializados se dedicam ao acompanhamento de novas tecnologias e a elaboração de estratégias para implementá-las ao dia a dia da indústria.

Um modo simples de compreender a importância do P&D e o seu papel em uma organização é verificar os termos que compõe o seu nome.

Neste contexto, a pesquisa se refere a práticas de estudar as novas tecnologias, disponíveis no mercado, e até mesmo ao desenvolvimento de tecnologias próprias com a finalidade de atender determinados objetivos.

Já o desenvolvimento abrange a parte de alinhar essas tecnologias à operação da empresa de um modo que a inovação de fato a torne mais produtiva.

Quais as suas vantagens?

Considerando as características do P&D, podemos chegar à conclusão de que ele é a principal ferramenta para companhias que pretendem se manter atualizadas e relevantes no mercado. A sua implementação abre espaço para que uma série de vantagens e benefícios sejam alcançados. Continue lendo e confira alguns exemplos!

Detecta e monitora as inovações do mercado

Como foi dito anteriormente, por mais que profissionais técnicos, como os especializados em manutenção, precisem se manter atualizados, o tempo disponível muitas vezes acaba sendo um problema.

De modo que, contar com um time de profissionais para acompanhar as inovações, com potencial de impactar o mercado em que a indústria atua, acaba sendo uma solução muito eficiente.

É interessante ressaltar que os próprios membros do setor de pesquisa e desenvolvimento podem indicar aos demais técnicos da empresa as áreas em que eles precisam dedicar mais atenção.

Dependendo da situação, eles podem até mesmo elaborar projetos de treinamento e capacitação, para garantir que os colaboradores da empresa estejam prontos para lidar com máquinas e equipamentos de ponta.

Insights para métodos e serviços de produção

Uma vez que a tarefa do P&D está alinhada ao estudo da tecnologia e em sua aplicação prática, esses profissionais têm mais facilidade em identificar meios de usar essas inovações de um modo inteligente. O que pode otimizar o modo como outras áreas atuam! Como exemplos, podemos citar o RH, a logística e a gestão de estoques.

Para que os profissionais do time de pesquisa e desenvolvimento de fato sejam capazes de usar as novas ferramentas em favor da indústria, eles precisam entender a fundo os seus processos e procedimentos. Levando esse fato em consideração, é interessante que os membros do P&D tenham experiência com o operacional da companhia.

Ajuda a indústria a manter-se no mercado

Nos últimos anos, muitas empresas perderam espaço no mercado e foram a falência. Mesmo grandes companhias, que podiam contar com elevadas quantias de recursos, acabaram ficando para trás, por não terem sido capazes de se adaptar as novas demandas do mercado.

Por esse motivo, ter uma área na empresa dedicada a atualizar seus processos e ferramentas é um meio de garantir sua sobrevivência e relevância. Afinal, em um ambiente em que eficiência é tudo, indústrias desatualizadas tendem a ter muitas dificuldades em competir com negócios alinhados as novas tendências.

Fornece uma vantagem competitiva

É importante ressaltar que, por diversos motivos, algumas indústrias ainda acabam subestimando a importância da atualização constante. Uma atitude que, ao longo do tempo, tende a fazer com que elas fiquem para trás.

Nessa situação, as companhias que se prepararem e começarem a pesquisar as novas demandas do mercado mais cedo, tendem a conquistar uma grande vantagem em relação a elas.

Quando pensamos em conceitos como a indústria 4.0 e as fábricas inteligentes, que fora do Brasil estão cada vez mais difundidos, é fácil perceber o impacto que essa nova realidade vai causar, quando chegar de forma incisiva no país.

Como implementá-la?

O desenvolvimento do P&D em uma indústria exige mais do que investimento em tecnologia e na capacitação de colaboradores. É necessário que a companhia crie um ambiente em que novas práticas e processos sejam testados e validados de forma ágil e eficiente. O que exige a participação e boa vontade dos colaboradores.

Por esse motivo, é importante que o RH participe ativamente nesse processo de mudança. Além disso, é importante que a indústria crie canais de comunicação para que os líderes e gestores possam compreender as vantagens dos novos projetos e assim implementá-los de maneira mais engajada.

Em um ambiente de alta competitividade e volatilidade, em que a tecnologia e suas inovações impactam cada vez mais a operação e até mesmo a viabilidade de indústrias, é indispensável que seus gestores fiquem atentos as novas ferramentas que estão à sua disposição.

Uma tarefa que tende a se tornar bem mais simples por meio de um setor de pesquisa e desenvolvimento!

Agora que você sabe o que é o setor de pesquisa e desenvolvimento, e entende porque ele é tão importante, que tal conferir mais conteúdos úteis?

Página LinkedIn Acoplast Brasil

Avalie e classifique este artigo.

Nota média: 0 / 5. Nº de avaliações: 0

Compartilhe este artigo!

Quer receber conteúdos como esses gratuitamente?

Preencha o formulário e cadastre-se para receber os nossos conteúdos exclusivos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.