polias e engrenagens

O que são polias e engrenagens? Entenda sua importância

Conhecer a importância das polias e engrenagens no funcionamento dos processos industriais é indispensável para evitar imprevistos. Isso porque os conjuntos de polias e engrenagens conseguem modificar frequências motoras para atender às necessidades operacionais do mecanismo envolvido.

Diante disso, torna-se mais simples reduzir riscos, evitar erros na execução das atividades e trabalhar com base nos benefícios oferecidos por este tipo de solução conforme os objetivos do planejamento.

Se você ficou curioso, preparamos um artigo completo sobre o assunto com uma série de informações que envolvem os conjuntos de polias e engrenagens. Siga com a leitura.

Entenda como polias e engrenagens são usadas na indústria

Na prática, as polias e engrenagens têm como função principal transferir o movimento de uma parte para outra em mecanismos frequentes na indústria. As polias sincronizadas, por exemplo, conseguem transferir o movimento rotativo entre os eixos e também costumam ser usadas na elevação de cargas pesadas.

Elas são rodas com ranhuras nas jantes em que um cinto ou corda pode correr. Agora, as engrenagens podem ser descritas como rodas com dentes espaçados de maneira uniforme em torno das jantes. Existem diversos modelos de engrenagens que oferecem a possibilidade de serem colocadas em posições específicas para que seus dentes fiquem entrelaçados.

Se duas ou mais engrenagens forem usadas juntas, acontece a formação do que é chamado de trem de engrenagens. Além disso, vale destacar que dentro das necessidades da indústria, as engrenagens são muito usadas na hora de alterar a direção e a velocidade em algo que gira.

As engrenagens possuem várias possibilidades de aplicação no nosso cotidiano. Para usos que exigem mais esforços, como máquinas, motores e câmbios, as engrenagens podem ser feitas de metais ou ligas resistentes. Já para aplicações mais leves, como relógios de parede, elas podem ser feitas de plástico.

Sistemas

Bicicletas e motocicletas são excelentes exemplos que mostram quando as correntes são usadas para conectar as engrenagens e formam um sistema de corrente e roda dentada. Os sistemas de polias, no entanto, utilizam uma correia que faz a transmissão do movimento e força do eixo acionador para o eixo acionado.

No caso de mudanças de velocidade, elas podem ser feitas a partir do uso de diferentes tamanhos de polias no eixo acionador e acionado respectivamente. E para calcular a taxa de velocidade do sistema, basta fazer a comparação do tamanho das duas polias. A peça é um dos principais componentes na transmissão da energia mecânica usada em máquinas e acoplamentos.

Conjuntos de polias e engrenagens

Os conjuntos de polias e engrenagens são compostos por uma coroa, em um cubo de roda e em conjunto de disco ou braços com a função de ligar de maneira rápida a coroa ao cubo de roda.

Ao serem incluídas no mecanismo, as rodas fazem a transmissão do movimento circular por meio de uma correia ou pelo contato que acontece diretamente entre as coroas ao mesmo tempo em que os cubos de roda estão acoplados aos eixos.

Se o movimento circular é transmitido com um par de rodas, a roda responsável por originar o movimento recebe o nome de roda motora, ao mesmo tempo em que a roda movida faz a captação do movimento. Na maioria das vezes, a roda motora fica com seu cubo de roda em conexão ao eixo do motor.

Tipos de polias

De modo geral, as polias podem ser fabricadas com materiais de ligas leves, ferro fundido, diferentes tipos de aço e materiais sintéticos. Entre os principais tipos disponíveis no mercado, estão polia de guia, polia no formato de V simples e no formato de V múltipla.

As operações de uma polia são muito estáveis e, com isso, o transporte feito tende a ficar muito mais eficiente, completo e sem tantas interferências de choques externos. Os diferentes tipos usados na indústria representam itens essenciais no funcionamento de equipamentos movidos a motor, como as esteiras transportadoras.

Em uma visão bem ampla, o motor é considerado o ponto principal, como o coração de uma máquina, por ser responsável pela geração da potência e movimento que precisam ser direcionados até os outros componentes. A partir disso, acontece o funcionamento de forma conjunta e as polias são acionadas para executar o seu papel em conjunto com as correias e os movimentos do motor para os demais elementos.

Dobro de carga

Uma única polia é responsável por carregar o dobro de carga de um objeto que está em transporte. Isso porque uma força exatamente igual ao peso do objeto precisa ser pendurada de um lado da polia e um peso proporcional passa a ser exercido na linha de tração.

As polias costumam ser colocadas com frequência em mecanismos de bloqueio e travamento por conta dos pesos intensos, que são difíceis de organizar conforme a proporção de força de 1-1 que é adicionada ao cabo para a força efetuada no momento de içar o objeto na indústria, caso a polia consiga suportar adequadamente.

Ainda que um equipamento consiga possivelmente incluir muitas polias, o alto número de atritos nos eixos das polias se mostra uma fonte de bastante atrito e resistências no sistema de modo geral. Em consequência disso, o sistema pode funcionar de maneira desacelerada, diminuir as vantagens e desgastar as cordas.

Tipos de engrenagens

No mercado, existe uma grande variedade de engrenagens que se encaixam em diversos modelos de máquinas, e tudo depende da aplicação da peça no fim das contas. Não importa qual seja o modelo, as engrenagens fazem a transmissão de potência na produção de rotação e torque.

Outro ponto é que em qualquer tipo de engrenagem, o Backlash indica o coeficiente de folga entre os dentes da engrenagem e é indispensável deixar um espaço entre os dentes com o objetivo de fazer a lubrificação e a dilatação adequadas.

Fornecedor de qualidade

O mais importante na hora de definir os componentes utilizados em sua empresa é conhecer a fundo o funcionamento de cada um deles, contar com um programa adequado de manutenção preventiva e ter um fornecedor de qualidade. Uma boa sugestão é a Acoplast Brasil. Com mais de 20 anos de presença no mercado, a empresa tornou-se referência em acoplamentos, motorredutores e redutores industriais e experiência em serviços de excelência.

Agora ficou clara a importância do conjunto de polias e engrenagens no funcionamento de máquinas industriais. O grande diferencial, em uma situação como essa, está em compreender que qualquer tipo de erro pode causar paralisações inesperadas, aumentar os custos e comprometer os resultados em longo prazo. Diante disso, tenha fornecedores de qualidade que ofereçam serviços personalizados conforme suas necessidades.

Gostou das informações do artigo? Então, entre em contato com a Acoplast Brasil e fique por dentro das soluções com certificação ISO 9001.

Avalie e classifique este artigo.

Nota média: 0 / 5. Nº de avaliações: 0

Compartilhe este artigo!

Quer receber conteúdos como esses gratuitamente?

Preencha o formulário e cadastre-se para receber os nossos conteúdos exclusivos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Artigos relacionados