Habilidades do profissional de compras

6 habilidades importantes para o profissional de compras 4.0

O sucesso de uma indústria depende de muitos especialistas. Entre eles está o profissional de compras. Afinal, esse especialista é o responsável por adquirir todos os insumos que a indústria precisa para operar.

Dada a importância desse profissional, é natural que ele precise ser capacitado. Principalmente agora que estamos vivendo a indústria 4.0 e a evolução, e o desenvolvimento de novas tecnologias tem feito o mercado evoluir cada vez mais rápido.

Levando esse fato em consideração, optamos por desenvolver este conteúdo com algumas orientações sobre este tema. Leia o artigo e conheça 6 habilidades que o profissional de compras 4.0 precisa desenvolver!

1. Conhecimento do mercado

De um modo muito simples e resumido, podemos dizer que a função do profissional de compras é adquirir os insumos necessários para a operação de uma indústria. Como exemplos, podemos citar matérias-primas, máquinas industriais e até mesmo peças como engrenagens e parafusos.

A grande questão é que, para que a indústria de fato tenha lucro e seja competitiva, essas compras precisam ser feitas nas melhores condições possíveis. Ou seja, o profissional precisa adquirir produtos de qualidade, por um preço adequado e com garantia de entrega em um prazo alinhado às demandas do negócio.

É nesse contexto que o conhecimento do mercado se mostra tão valioso. Pois, sem compreender as características dos itens que deve comprar, e os fatores que influenciam o seu preço, o profissional não será capaz de obter o melhor custo-benefício possível em sua aquisição.

2. Alinhamento com a estratégia da indústria

Em um mercado altamente competitivo, com o que estamos vivendo atualmente, os negócios precisam ter estratégias de gestão inteligentes. Sem esse cuidado, a tarefa de manter uma indústria competitiva é praticamente inviável.

O profissional de compras precisa estar alinhado a esse processo e desempenhar suas funções levando em consideração os planos de longo prazo da companhia em que trabalha. O que exige que ele se mantenha em contato com líderes da empresa e de fato esteja inteirado a respeito dos objetivos que devem ser alcançados.

Por exemplo, ainda que o profissional tenha a possibilidade de adquirir uma quantidade considerável de insumos por um preço convidativo, essa compra não será uma atitude acertada se os estoques da indústria estiverem cheios do insumo em questão. Ou se a companhia decidiu mudar sua operação e está planejando adotar novos materiais.

3. Atualização constante

Graças a 4° revolução industrial, o mercado tem mudado em uma velocidade incrível. O que afeta indústrias de todos os tipos e áreas de atuação. Atualmente, tecnologias como o Big Data, a Inteligência Artificial e a Automação Industrial estão mudando o modo como as companhias atuam.

Para se manter capaz de atender as demandas da indústria em que atua, o profissional de compras deve buscar se atualizar constantemente. Felizmente, ele pode adquirir esses conhecimentos por meio de cursos, congressos, eventos e até mesmo da internet.

O importante é que o profissional se mantenha atento às tendências, e que ele desenvolva o senso crítico para compreender quais soluções de fato podem torná-lo mais eficiente e produtivo.

4. Organização

O setor de compras é muito relevante para o sucesso de uma companhia. O que é natural, uma vez que ele é o grande responsável pela aquisição dos insumos que os demais setores da indústria precisam para operar de forma eficiente.

A questão é que, dadas as necessidades das demais áreas, não é incomum que elas façam uma certa pressão sobre o time de compras, levando a eles grandes volumes de solicitações.

O problema é que, em meio a um fluxo tão grande de trabalho, é possível que o profissional de compras tenha seu desempenho prejudicado.

É nesse momento que a organização mostra a sua importância! Pois, por meio dela, o profissional é capaz de administrar o tempo de uma maneira mais inteligente. O que lhe permite cumprir todas as suas tarefas sem qualquer prejuízo para ele ou para os demais setores da companhia.

Obviamente, por mais organizado e empenhado que seja um profissional, existe um limite para o que uma pessoa pode fazer. Por essa razão, o setor de compras precisa contar com um número adequado de profissionais. Além disso, esses especialistas precisam ter acesso às ferramentas que facilitem seu trabalho, como os softwares corporativos.

5. Inteligência emocional

Uma característica muito importante do profissional de compras é o fato de que ele está sempre negociando. Seja com os fornecedores, em busca de melhores condições, ou com os próprios setores da indústria em que atua, para conciliar solicitações à realidade do negócio e aos planos de longo prazo elaborados pela gestão.

Tal tarefa demanda inteligência emocional, uma soft skill essencial no ambiente corporativo. Afinal, lidar com pessoas diferentes, em diferentes estados de humor, não é fácil. Principalmente quando fatores como o estresse estão envolvidos.

Habilidades importantes para os próximos cinco anos

Por essa razão, o profissional de compras precisa estar preparado para interagir com os indivíduos sem perder a calma ou se deixar afetar por interações negativas. Além disso, o profissional deve conhecer técnicas de negociação e saber até onde pode ir em busca dos interesses da indústria em que trabalha.

6. Capacidade de lidar com indicadores

O profissional de compras 4.0 precisa agir de modo estratégico, buscando sempre auferir os recursos que a companhia em que atua precisa para operar pelo melhor custo-benefício possível.

A grande questão é que uma atuação estratégica demanda monitoramento de resultados. Pois, sem uma métrica clara, o profissional não tem como avaliar se os esforços realmente estão entregando os resultados adequados.

Por essa razão, o especialista em compras precisa saber lidar com indicadores para avaliar o próprio desempenho e também para demonstrar a gestão que está fazendo um ótimo trabalho.

Guia Completo do Comprador Técnico

Conforme o mercado se torna mais competitivo, e a demanda por eficiência aumenta, especialistas como o profissional de compras, preparados para auferir os recursos que a indústria necessita, tendem a se tornar ainda mais valorizados.

Obviamente, apenas os profissionais mais preparados vão se destacar no mercado, o que torna o desenvolvimento das habilidades que citamos nesse conteúdo de suma importância para os especialistas.

Agora que você conhece 6 das principais habilidades que o profissional de compras deve ter, acompanhe nossa página no Linkedin e fique por dentro dos temas mais importantes relacionados com gestão industrial.

Página do LinkedIn Acoplast Brasil

 

Avalie e classifique este artigo.

Nota média: 5 / 5. Nº de avaliações: 1

Compartilhe este artigo!

Quer receber conteúdos como esses gratuitamente?

Preencha o formulário e cadastre-se para receber os nossos conteúdos exclusivos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.