profissões em alta na indústria segundo o SENAI

4 profissões em alta no ramo industrial

A crise causada pela pandemia do coronavírus evidenciou a importância de investimentos em tecnologia e inovação no segmento industrial. Essa necessidade de utilização da tecnologia vai de encontro com um estudo do SENAI (Serviço Nacional da Indústria) sobre as profissões em alta no Brasil até o ano de 2023.

Com profissionais mais preparados, indústrias de todos os segmentos, como as que produzem estrutura metálica para galpão, por exemplo, podem aplicar o conhecimento desses profissionais para melhorar os processos produtivos.

Já adiantando informações do estudo: as maiores taxas de crescimento de novos empregos são para áreas que têm a tecnologia como base!

Pensando nisso, listamos quatro profissões do ramo industrial que estão em alta no mercado. Ficou interessado e quer saber mais sobre o assunto?

Então, continue a leitura.

Profissões em alta no segmento industrial

Trabalhadores na indústria se cumprimentando usando máscara

1. Condutor de processos robotizados

O primeiro cargo da lista é o de condutor de processos robotizados.🤖 Essa é a ocupação que terá mais novas oportunidades (em percentual) no período.

Uma indústria que produz placas em acrílico, por exemplo, pode contratar esse profissional para realizar com mais segurança as atividades de alto risco, melhorar o controle de qualidade e a identificação de erros.

Dentre as atividades realizadas pelos profissionais que atuam nessa posição, estão a preparação e programação de robôs para a condução de processos produtivos na operação.

2. Técnico em mecânica veicular

Em segundo lugar das profissões em alta no ramo industrial, é o técnico em manutenção veicular.

O profissional que executa essa tarefa é responsável por realizar tarefas nas áreas de reparação, planejamento, instalação, coordenação e desenvolvimento de processos em manutenção, inspeção e testes dos diferentes sistemas do veículo.

No ramo industrial, um técnico de manutenção veicular pode atuar em diferenças empresas, tais como em montadoras de veículos, indústrias de autopeças e mineradoras.

3. Engenheiro ambiental

O terceiro cargo em alta até o ano de 2023 no ramo industrial, é o de engenheiro ambiental.

Uma das principais atividades dos profissionais dessa área é criar projetos ambientais e implementar nas organizações.

Para uma indústria de balcão refrigerado pequeno, por exemplo, que esteja atenta à importância da sustentabilidade e preservação ambiental, a contratação de um engenheiro ambiental é importante para o desenvolvimento de projetos ambientais.

Além disso, esses profissionais também criam ações de controle de emissão de gases poluentes, atuam na adequação das empresas às normas ambientais vigentes e auxiliam na implementação de um sistema de gestão empresarial.

4. Pesquisador de engenharia e tecnologia

Para as empresas que desejam desenvolver processos relacionados a tecnologia e engenharia para serem mais competitivas, contratar os pesquisadores é ter um departamento voltado para pesquisa e desenvolvimento é fundamental.

pesquisa e desenvolvimento

Essa profissão também está em alta no ramo das indústrias, pois, com o trabalho desenvolvido pelos pesquisadores garante que a empresa tenha acesso as soluções mais recentes e inteligentes do mercado e realiza a incorporação dessas tecnologias aos processos produtivos.

Tão importante quanto as demais profissões mencionadas anteriormente, o cargo de pesquisador de engenharia e tecnologia deve apresentar um crescimento de 17,9% de demanda no mercado de 2020 a 2023, de acordo com o SENAI.

E aí, gostou do nosso post sobre as quatro profissões em alta no ramo industrial? Conta pra gente!

Conteúdo produzido em parceria com o blog Soluções Industriais.

Avalie e classifique este artigo.

Nota média: 5 / 5. Nº de avaliações: 2

Compartilhe este artigo!

Quer receber conteúdos como esses gratuitamente?

Preencha o formulário e cadastre-se para receber os nossos conteúdos exclusivos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.