Conheça as etapas de um projeto mecânico

Conheça cada etapa de um projeto mecânico!

Projeto mecânico pode ser descrito como um conjunto de informações reunidas com a finalidade de viabilizar o desenvolvimento de uma nova máquina industrial, ou de um sistema. É uma forma de representar uma peça, objeto ou sistema utilizando um software.

Quando pensamos no funcionamento de uma indústria, não é difícil chegar a conclusão de que o maquinário é um fator indispensável para a sua produtividade. Por essa razão, as etapas do projeto de cada equipamento devem receber a devida atenção.

Isso ocorre porque, quando este projeto de fato é inteligente, o equipamento tende a operar de maneira mais eficiente, se tornando mais produtivo e menos sujeito a falhas e defeitos, o que é benéfico para a indústria como um todo.

Levando esse fato em consideração, preparamos este artigo para apresentar a você a importância e as etapas de um projeto mecânico. Confira!

O que é um projeto mecânico?

De um modo simples, um projeto mecânico pode ser descrito como um conjunto de informações reunidas com a finalidade de viabilizar o desenvolvimento de uma nova máquina industrial, ou de um sistema.

O documento precisa conter dados técnicos precisos sobre os requisitos que o projeto deve atender, o que inclui o objetivo que ele deve cumprir e as condições em que será executado. Por exemplo, o projeto mecânico de um equipamento deve conter as seguintes informações:

  • a tarefa que o equipamento deve cumprir na linha de produção;
  • o número de horas que o equipamento deve operar;
  • a matéria-prima com que o equipamento precisa trabalhar;
  • as condições do ambiente em que ele será instalado;
  • o material com o qual seus componentes devem ser elaborados;
  • as dimensões que cada um de seus componentes devem ter.

Por que investir nesse tipo de projeto?

A elaboração de um projeto mecânico inteligente tem o potencial de acarretar uma série de vantagens para uma companhia, elevando seus índices de produtividade. Continue a leitura e confira alguns exemplos!

Personalização e otimização

Quando um equipamento industrial é projetado desde o início para um determinado fim, todos os seus detalhes podem ser pensados para atender esse objetivo, o que acaba elevando drasticamente seu nível de personalização.

Personalização esta que tende a se refletir em mais eficiência e, por consequência, em mais produtividade. De modo que a indústria como um todo acaba ganhando produtividade, o que a torna mais competitiva em relação a seus concorrentes.

Automação de processos

Fábricas inteligentes, em que máquinas autônomas — monitoradas por meio de sensores e de softwares de ponta — já são uma realidade. Nesse novo cenário, as companhias que falharem em se adaptar vão perder espaço no mercado e ficar para trás.

Por meio de um projeto mecânico eficiente, porém, o equipamento já pode ser desenvolvido pensando na automação de processos. O que faz com que a implementação da nova tecnologia seja feita de um modo mais simples e rápido.

Redução de custos

Um projeto bem estruturado é capaz de viabilizar máquinas e equipamentos industriais preparados para a realidade em que eles precisam atuar, o que se reflete positivamente em sua durabilidade, reduzindo assim os custos relacionados a falhas e defeitos.

Essa redução de custos — combinada ao aumento de produtividade — tende a aumentar significativamente a rentabilidade da indústria. O que obviamente é benéfico para seus sócios.

Como implementar um projeto mecânico?

Para que um projeto mecânico seja bem-sucedido, ele precisa seguir uma série de requisitos técnicos. Continue a leitura e confira as etapas que esse projeto deve cumprir.

Análise de viabilidade

Todo projeto é feito para resolver um problema, tornando a execução de alguma tarefa mais eficiente. Os projetos mecânicos não são uma exceção a esta regra! Por esse motivo, em primeiro lugar, os responsáveis pelo projeto precisam compreender as demandas da empresa, além disso, eles devem ser devidamente informados a respeito dos recursos que estão a sua disposição.

Levando em consideração essas informações, o projetista é capaz de desenvolver um design inicial.

Dimensionamento e elaboração de desenho técnico mecânico

Uma vez que o design inicial é elaborado, o passo seguinte consiste no dimensionamento de cada um dos componentes da nova máquina. Nessa etapa, os responsáveis pelo projeto devem realizar uma série de cálculos estruturais, isso para garantir que as peças do equipamento serão capazes de suportar a pressão e cumprir o papel para que foram projetadas.

Dada a complexidade e a importância desta tarefa, ela deve ser confiada apenas a profissionais com a devida formação e experiência. Além disso, é importante ressaltar que — embora a máquina deva ser o mais durável possível — o projeto precisa respeitar os limites do orçamento.

Análise dinâmica de eventos

Por mais capacitados e experientes que sejam os profissionais responsáveis pelo projeto, a sua complexidade exige que testes sejam feitos para atestar os resultados de seus cálculos estruturais. Atualmente, essa etapa pode ser realizada em computador, por meio de softwares capazes de projetar a incidência de fatores como efeitos do eletromagnetismo, o impacto de vibrações e a dinâmica de fluídos.

Esse teste é importante, pois permite que os técnicos identifiquem pontos do projeto mecânico que precisam ser melhorados.

Criação de protótipo

Uma vez que os testes em computador são realizados, a etapa seguinte consiste na criação de um modelo de testes da máquina que está sendo projetada. Nesse momento, os projetistas podem descobrir erros, que não foram notados nas etapas anteriores do projeto, e até mesmo identificar novas oportunidades para torná-lo mais eficiente.

Documentação

Por fim, uma vez que o projeto se mostra bem-sucedido, os técnicos responsáveis precisam reunir todas as informações apuradas durante o seu desenvolvimento para criar um registro histórico. Esse documento é de suma importância, pois pode ser usado tanto em futuras melhorias do equipamento quanto na identificação das causas por trás das falhas que possam ocorrer.

Além disso, essa documentação pode ser se fazer necessária para que a nova máquina seja aprovada por órgãos governamentais.

O desempenho e a segurança de uma máquina industrial estão diretamente relacionados ao seu projeto. Por esse motivo, é necessário que as empresas, que lidam com esse processo, invistam em fatores como a tecnologia e a capacitação de seu time de especialistas.

Levando em consideração a importância do maquinário para a indústria, a Acoplast Brasil busca seguir de maneira rigorosa as etapas do projeto mecânico, de modo que os itens fabricados por ela — como acoplamentos e redutores — são altamente duráveis e eficientes.

Você gostaria de contar com um parceiro estratégico no fornecimento de componentes industriais? Entre em contato conosco e descubra as soluções da Acoplast Brasil para a sua companhia!

Avalie e classifique este artigo.

Nota média: 0 / 5. Nº de avaliações: 0

Compartilhe este artigo!

Quer receber conteúdos como esses gratuitamente?

Preencha o formulário e cadastre-se para receber os nossos conteúdos exclusivos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.