Prova de conceito o que é

Saiba aqui o que é a prova de conceito

O sucesso de uma indústria está diretamente relacionado à eficiência das soluções e tecnologias utilizadas por ela. Por esse motivo, a implementação de meios que permitam a avaliação de tais soluções é extremamente útil. Nesse contexto, a prova de conceito surge como uma solução relevante.

Isso ocorre porque, fazendo uso desta estratégia, os líderes de uma companhia podem conferir a viabilidade e o desempenho de seus investimentos. Isso lhes permite não apenas alocar seus recursos de maneira mais inteligente, mas ainda contribui para o aumento da produtividade do negócio como um todo.

Levando esse fato em consideração, preparamos este conteúdo para apresentar a você as características e vantagens da prova de conceito. Leia o artigo e descubra como ela pode beneficiar a sua indústria!

O que é prova de conceito?

A prova de conceito — ou Proof of Concept (PoC), em inglês — pode ser encarada como o primeiro passo de um projeto bem-sucedido. Basicamente, essa prova consiste na elaboração de uma série de pesquisas e de testes, todos com a finalidade de verificar a viabilidade de um determinado produto ou projeto.

Fazendo uso dessa estratégia, os gestores da companhia podem verificar se a ideia de fato é viável, mensurar todas as falhas às quais ela está sujeita e ainda conferir se o retorno, entregue pelo investimento na ideia em questão é suficiente para justificá-lo.

É importante ressaltar que a prova de conceito não exige a criação de um protótipo. Sua finalidade se restringe a avaliar se o projeto é viável ou não. Mas, em caso de uma resposta positiva, um primeiro protótipo pode ser elaborado para que testes mais abrangentes sejam realizados.

Como ela se aplica a realidade de uma indústria?

Em um mercado altamente competitivo, as indústrias precisam se reinventar constantemente para se manterem relevantes. Nesse cenário, a aquisição de novos equipamentos e a implementação de tecnologias mais avançadas se fazem necessárias.

Por meio da prova de conceito, os gestores podem analisar se a compra de uma determinada máquina de fato é benéfica para a companhia. Isso abre espaço para que a indústria evite alocar recursos na aquisição de equipamentos não alinhados a seu tipo de operação.

Hoje em dia é praticamente impossível pensar em indústrias competitivas sem considerar a automação industrial. Isso acontece porque, graças a essa tecnologia, máquinas e equipamentos industriais podem ser operados de uma maneira mais econômica e inteligente.

A grande questão é que a implementação de tal tecnologia exige a elaboração de um projeto. Projeto esse que precisa estar alinhado à operação da companhia e ao mercado em que ela atua. É justamente nesse sentido que a prova de conceito se mostra útil para a implementação da automação. Por meio dela, os responsáveis pelo projeto podem identificar todas as falhas — às quais ele está sujeito — e criar soluções para lidar com elas.

O resultado dessa análise é a criação de um modelo de automação altamente eficiente e alinhado às demandas da indústria.

A prova de conceito também pode ser usada na criação de novos produtos e na otimização de processos. Isso faz dela uma ferramenta indispensável para indústrias, independentemente do mercado em que elas atuam.

Quais as vantagens acarretadas pela implementação da prova de conceito?

Agora que você sabe o que é a prova de conceito e entende como ela se relaciona ao dia a dia de uma indústria, é hora de aprender mais a respeito de suas vantagens. Veja como essa prática pode beneficiar a sua indústria!

Redução de riscos e de custos

Por mais que a finalidade de um novo projeto seja beneficiar a companhia, é necessário que os responsáveis por ele saibam que toda a inovação está sujeita a riscos. Riscos estes que vão desde a redução da produtividade a ocorrência de acidentes.

Ao fazer uso da prova de conceito, porém, todas as falhas e riscos aos quais o projeto está sujeito podem ser identificados antes que ele seja colocado em ação, o que acaba por aumentar a segurança para a empresa.

É válido ressaltar que, uma vez que uma ideia é devidamente testada antes de ser implementada, as chances de que ela acarrete algum prejuízo são drasticamente reduzidas, resultando assim em uma redução de custos.

Apuração de dados estratégicos

Para que a prova de conceito seja feita, os responsáveis pelo projeto precisam realizar uma série de testes e de verificações. Durante esse processo, eles podem apurar um grande volume de dados e de informações. Essas informações podem ser usadas para melhorar o desempenho da companhia.

Fazendo uso de dados apurados a respeito do funcionamento de um equipamento industrial, por exemplo, o time de técnicos pode identificar fatores como as condições ideias de operação para o equipamento em questão. Tais informações também são extremamente úteis para a implementação de um programa inteligente de manutenção.

Acesso a soluções mais eficientes

Por fim, é importante ressaltar que a finalidade da prova de conceito é garantir que a solução — implementada pela companhia — de fato é capaz de atender às suas necessidades. Portanto, ao fazer uso dela, o time de gestão consegue garantir que seus projetos estão alinhados às demandas do negócio.

Essa é uma característica que se reflete diretamente nos investimentos da indústria, aumentando os resultados entregues por eles. Em um mercado competitivo, em que eficiência é indispensável, esse aumento de resultados pode ser encarado como uma verdadeira vantagem estratégica.

Isso sem mencionar o aumento da rentabilidade do negócio, que acompanha o aumento de seus níveis de produtividade e a redução de custos.

Conforme o uso da tecnologia se torna mais presente na operação industrial, os líderes e gestores precisam implementar mecanismos para mensurar seus possíveis resultados positivos e negativos. Nesse cenário — graças às suas características — a prova de conceito pode ser considerada uma ferramenta indispensável.

Para que ela seja bem-sucedida, porém, é vital que os profissionais responsáveis por ela sejam devidamente capacitados. Além disso, eles precisam ter acesso ao suporte e às tecnologias que se fazem necessárias para a realização de sua tarefa.

Agora que você entende a importância da prova de conceito e conhece suas vantagens e benefícios, que tal receber mais informações úteis? Assine nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo relevante!

Avalie e classifique este artigo.

Nota média: 0 / 5. Nº de avaliações: 0

Compartilhe este artigo!

Quer receber conteúdos como esses gratuitamente?

Preencha o formulário e cadastre-se para receber os nossos conteúdos exclusivos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.