freios industriais e as suas aplicações

Quais os tipos de freios industriais e suas aplicações?

Os freios industriais diferem dos sistemas de frenagem aplicados aos veículos de passeio que circulam pelas rodovias do nosso país. Eles se destacam principalmente pelo uso em equipamentos pesados, como escavadeiras, retroescavadeiras, minicarregadeiras e outros maquinários pesados essenciais para o sucesso das indústrias de todos os ramos.

Diversos tipos de freios industriais equipam aparelhos de imagens médicas, processamento de matérias-primas e diversas outras aplicações. Compreender o objetivo desses sistemas facilita que você escolha e mantenha um sistema ideal industrial para o seu maquinário específico, afinal, eles impedem a operação descontrolada das máquinas utilizadas nas rotinas de qualquer indústria.

Gostaria de saber quais são os tipos de freios industriais e suas aplicações? Acompanhe a leitura e descubra como escolher os melhores componentes!

O que são os freios industriais?

Os freios industriais consistem em peças projetadas para retardar ou parar completamente o movimento mecânico de sistemas ou máquinas. O processo pode ocorrer de diversas formas, como o uso de fricção para que o dispositivo de frenagem absorva a energia cinética. Mas existem outros tipos disponíveis com base em sua utilidade para a indústria.

Para que servem os freios industriais?

Os freios industriais podem ter várias funções em um ambiente industrial. Os sistemas de liberação hidráulica acionam uma mola que fornece torque ajustável por meio da energia hidráulica. Independentemente do tipo de sistema aplicado, eles retardam cargas em movimento e as mantêm estáticas ao serem acionados.

São usados em operações de armazenamento, manufatura, siderúrgicas, processamento de alimentos, área médica, maquinários e extração de petróleo, entre muitas outras. Os freios fazem parte das turbinas eólicas, guindastes, correias transportadoras, sistemas de rolamento de aço, guinchos de mineração e equipamentos industriais em geral.

Quais são os tipos de freios industriais?

Há equipamentos industriais que exigem freio de retenção, dinâmico ou uma combinação dessas duas modalidades. Existem freios a tambor e a disco, adequados para aplicações que exigem alto torque, que não contam com limitações de espaço. Esses componentes exigem força ou energia para a sua propulsão conforme o seu modelo. Observe alguns detalhes!

Pneumático

O freio pneumático é conhecido por possuir um sistema que utiliza ar comprimido, o qual é gerado por um compressor e armazenado em um reservatório. Sempre que um operador acionar o pedal ou a alavanca, a válvula permitirá que o conteúdo armazenado flua para um pistão, que por sua vez, aciona os freios.

Eletromagnético

Alguns profissionais chamam os freios eletromagnéticos de freios eletromecânicos. Nesse caso, o sistema retarda ou para a movimentação fazendo uso de uma força eletromagnética para ativar resistência mecânica proveniente do atrito. A sua denominação como eletromagnético provém do seu método de atuação que ficou popular no século XX com a chegada dos trens.

Eletro-hidráulico

O sistema de frenagem eletro-hidráulico consegue realizar com eficácia a ligação direta entre o pedal e o freio. As suas configurações foram elaboradas para atender as demandas dos sistemas automotivos que requerem paradas bruscas e repentinas, com pedais leves e pequenos. Eles utilizam bombas hidráulicas para pressionar os componentes e efetuar a parada.

Qual é a importância de priorizar a qualidade dos freios industriais?

É muito importante ter como prioridade indispensável a qualidade dos freios industriais para utilizar os equipamentos industriais com segurança. Os componentes utilizados na fabricação dos sistemas de frenagem podem afetar de forma negativa outros mecanismos da linha de produção, causando acidentes e prejuízos financeiros irreparáveis.

Entendeu quais são os tipos de freios industriais e suas aplicações? Escolha os melhores componentes para o seu maquinário industrial ao contar com a melhor parceira do mercado. Encontre uma empresa séria, que tenha credibilidade e mais de 20 anos de atuação nessa área, além de estar disposta a oferecer a manutenção que você precisa.

Ainda tem dúvidas ou gostaria de fazer uma sugestão? Comente este artigo e revele a sua opinião!

Avalie e classifique este artigo.

Nota média: 0 / 5. Nº de avaliações: 0

Compartilhe este artigo!

Quer receber conteúdos como esses gratuitamente?

Preencha o formulário e cadastre-se para receber os nossos conteúdos exclusivos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.