A retomada da confiança dos empresários da indústria na economia brasileira
É um fato que a pandemia gerada pelo novo coronavírus (também conhecido como Covid-19) causou diversos impactos no mundo corporativo. Seu impacto nas indústrias causou um grande impacto na confiança dos empresários na economia brasileira.
Para você ter uma ideia, o surto provocou queda de 9,1% na produção industrial em todo o Brasil no mês de março, segundo a Pesquisa Industrial Mensal (PIM) realizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
Com a pandemia, 76% do setor industrial reduziu a produção devido a queda na demanda por seus produtos.
Dessa forma, os segmentos industriais mais afetados foram o automobilístico, petróleo, de biocombustíveis e o químico, responsável pela fabricação de resina epóxi, por exemplo. Todos eles tiveram que mudar as suas estratégias para se adaptarem à nova realidade.
No entanto, após meses de pandemia e de resultados negativos, uma nova pesquisa realizada pelo Confederação Nacional da Indústria (CNI), em agosto, registrou um aumento da confiança de forma disseminada dos empresários industriais.
Quer saber mais sobre a retomada da confiança dos empresários da indústria na economia brasileira? Então não deixe de nos acompanhar neste post! Vamos lá?
Confiança do empresário industrial aumenta
O relatório mais recente, apresentado em 14 de setembro, apontou um aumento de 4,6 pontos percentuais no Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) em relação a agosto, chegando a 61,6 pontos.
“O clima de otimismo está mais elevado e disseminado entre os empresários da indústria brasileira. Com o aumento da confiança, a indústria deve voltar a contratar trabalhadores e a investir, estimulando o processo de retomada da economia”, destaca o relatório técnico do estudo.
A média histórica do ICEI é de 53,4 pontos. Essa metodologia leva em consideração um intervalo entre 0 a 100, sendo que todos os valores que estão acima de 50, significam mais confiança do empresário em relação ao setor industrial.
Mesmo com a atmosfera de otimismo, as indústrias precisam estar atentas. Uma empresa fabricante de deck de madeira por exemplo, que sofreu pelos impactos da pandemia precisa ter cautela e atenção aos seus investimentos futuros.
Neste cenário, a contabilidade merece atenção especial para assegurar a saúde financeira da indústria. Leia nosso artigo com dicas para a retomada de negócios na pandemia.
Setores industriais voltam a crescer na pandemia
Apesar de muitos segmentos industriais terem siso impactados negativamente, na contramão, há setores que cresceram fortemente.
A indústria de álcool em gel, de itens de higiene e limpeza são grandes exemplos de crescimento em tempos de crise, resultado do aumento de demanda por esses produtos.
Além disso, a produção industrial no geral (incluindo todos os tipos de atividades, como a produção de móveis, adesivos para parede, entre outros), cresceu 8% em julho, na comparação com junho, de acordo com o IBGE.
A tendência é que os empresários da indústria ganhem ainda mais confiança no momento pós pandemia, com a elaboração de estratégias segmentadas para se destacar e recuperar-se da crise.
Bom, agora que você já sabe sobre a retomada da confiança dos empresários industriais, o que acha que irá acontecer nos próximos meses? Conta pra gente!