Conheça as vantagens do Robotic Process Automation

Robotic Process Automation (RPA): quais suas vantagens na indústria?

O Robotic Process Automation(RPA), trata-se de uma ferramenta, que ajuda a automatizar tarefas da rotina por meio do uso softwares comandados por códigos de computador. Essa automação industrial traz algumas vantagens como aumento de produtividade, redução de custos e flexibilidade de utilização.

Estar em sintonia com as melhores soluções em tecnologia é algo imprescindível em um mercado tão competitivo quanto o dos dias de hoje, especialmente se considerarmos a importância de otimizar processos e reduzir despesas constantemente. Quer entender melhor como funciona o Robotic Process Automation? Então, não deixe de continuar sua leitura!

Afinal, o que é Robotic Process Automation?

Uma solução de Robotic Process Automation, também conhecida pela sigla RPA, nada mais é do que uma tecnologia que permite a troca de informações entre sistemas. No entanto, ao contrário do que ocorre com outras ferramentas do tipo, não há a necessidade de uma interface entre eles, ou seja, é obtida uma grande automatização dos processos.

Na prática, isso quer dizer que um Robotic Process Automation tem a capacidade de capturar quaisquer informações, em sites ou aplicações, navegando como se fosse um usuário comum. Com isso, pode beneficiar o desempenho da indústria, comércios e de empresas em geral, promovendo um novo conceito em prol da melhoria dos resultados organizacionais.

Para tanto, houve uma espécie de quebra de paradigmas. Robôs já se fazem presentes nos métodos produtivos há décadas, como na montagem de carros ou confecção de peças, mas eles só estão aptos a executar as tarefas dentro do escritório em tempos mais recentes. Nesse contexto, um RPA pode ser encarado como um novo passo para gerenciar processos e ganhar produtividade.

Para que serve o Robotic Process Automation?

Como dissemos, um Robotic Process Automation, ou automação robótica de processos, em português, é uma solução em tecnologia que permite automatizar atividades por meio do uso de robôs ou, mais precisamente, softwares metafóricos de inteligência artificial. Sendo assim, não é difícil perceber que o RPA pode proporcionar uma infinidade de possibilidades.

Ele é útil, por exemplo, para lidar com um grande volume e frequência de atividades, gerenciar relatórios, controlar estoques e até mesmo realizar tarefas de precisão. É uma alternativa excelente para tarefas repetitivas em geral, navegação em sistemas web e para alimentar sistemas específicos, como o de clientes ou fornecedores.

Uma questão que não pode ser menosprezada nos dias de hoje é o Big Data, que consiste no imenso volume de dados que podem ser obtidos de forma digital. Com um Robotic Process Automation, fica mais simples extraí-los e abastecer programas internos, capturando documentos e convertendo-os em elementos estruturados e proveitosos.

Quando apostar no RPA é a melhor solução?

Você já está mais familiarizado com o conceito de RPA, mas ainda pode estar em dúvidas sobre sua aplicabilidade no seu contexto individual. No entanto, uma solução de Robotic Process Automation pode ser bastante útil, por exemplo, se você deseja escalar o seu negócio, mas não quer aumentar a equipe, visto que a automação pode (e deve) funcionar 24 horas por dia.

Falando nisso, quem tem atividades que precisam ser executadas de maneira ininterrupta, como a emissão de notas fiscais ou empresas sediadas na internet, também pode se valer de uma automação robótica de processos, que reduz a incidência de erros e amplia sua receita, ao mesmo tempo que potencializa os talentos humanos que você tem em sua equipe.

Quais as principais vantagens do uso de RPA?

Para concluir o conteúdo, vamos elencar algumas das principais vantagens do uso de um Robotic Process Automation em uma organização. Logicamente, vale ressaltar que os benefícios são quase incontáveis, visto que a solução automatiza a rotina e pode colocar o seu negócio em outro patamar. Confira.

Aumento de produtividade

Não dá para falar das principais vantagens do uso de Robotic Process Automation sem falar na otimização dos processos internos. Trata-se de um desejo comum a qualquer gestor, mas que nem sempre é fácil de ser alcançado, especialmente se houver dependência exclusiva do capital humano. No entanto, com o RPA, a coisa muda de figura.

Colaboradores que realizavam tarefas repetitivas e que tomavam muito tempo, por exemplo, poderão se dedicar exclusivamente à atividade central da organização, enquanto a automatização faz o serviço. Na prática, isso inclui o preenchimento de formulários, atendimentos básicos ao cliente, execução da folha de pagamento e assim por diante.

Redução de custos

Outra das principais vantagens do uso de Robotic Process Automation é a possibilidade de uma grande diminuição de custos e despesas, sejam elas recorrentes ou extraordinárias. Isso ocorre, entre outras coisas, porque o RPA potencializa os maiores recursos de qualquer organização, que são os seus colaboradores, o tempo e o dinheiro.

A automatização ajuda bastante na produtividade da equipe e aprimora os resultados em curto, médio e longo prazos. Isso ocorre, entre outras razões, por executar diversas tarefas que seriam de responsabilidade humana, liberando o time para atuar em outras frentes, como o atendimento ao cliente, o desenvolvimento de produtos e o aprimoramento de serviços.

Flexibilidade de utilização

Diversas soluções em tecnologia apresentam benefícios interessantes, mas contam com muitas limitações na sua utilização. Com o RPA, isso não ocorre, pois uma de suas características mais notáveis é sua flexibilidade, não ficando limitado apenas a um ou dois determinados setores ou para empresas de portes específicos.

O Robotic Process Automation se adapta mesmo se o negócio precisa crescer ou mudar sua própria estrutura, inclusive contribuindo para isso. Como se não bastasse, também pode ser integrado com outros softwares de gestão, aplicado em diferentes escalas, possibilitando um uso duradouro e não demandando grandes investimentos adicionais.

Pronto, agora você já aprendeu sobre Robotic Process Automation e quais suas vantagens na indústria. O RPA pode ser configurado para repetir ações quantas vezes for preciso, trazendo mais agilidade, eficiência operacional e reduzindo custos, o que é ótimo para o seu orçamento.

Gostou de aprender mais sobre Robotic Process Automation e suas vantagens? Quer aumentar ainda mais os seus conhecimentos? Então, confira também o nosso outro post sobre gestão de processos!

Avalie e classifique este artigo.

Nota média: 0 / 5. Nº de avaliações: 0

Compartilhe este artigo!

Quer receber conteúdos como esses gratuitamente?

Preencha o formulário e cadastre-se para receber os nossos conteúdos exclusivos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.