Roda Dentada ou Engrenagem? Entenda qual a diferença entre essas peças!

Imagem para ilustrar o artigo sobre roda dentada da Acoplast Brasil - Nesta imagem temos duas rodas dentadas/engrenagens se conectando. Além disso, a imagem é em tom de laranja, assim todos os elementos da imagem são dourados.
3 minutos para ler

Antes de falarmos sobre o que é uma roda dentada e como ela se distingue de uma engrenagem, é importante, primeiramente, entender o que é engrenagem e quais são os seus tipos e aplicações. Portanto, para isso, acesse nosso artigo super completo sobre engrenagens e fique expert neste assunto!

Ressaltamos, também, que tanto a roda dentada, quanto a engrenagem, são utilizadas com o intuito e objetivo de transmitir energia em algum tipo de máquina ou mover itens de bloqueio, seja em:

A partir disso, iremos abordar neste artigo: o que são rodas dentadas e qual a diferença entre este equipamento e engrenagens.

Animados?! Vamos lá!

Qual a diferença entre roda dentada e engrenagem?

Não há grandes diferenças entre estes equipamentos, visto que muitas pessoas chamam a engrenagem de roda dentada. Ou seja, a nomenclatura varia, mas o produto em si é o mesmo.

Mas, como muitas pessoas acreditam que a nomenclatura é a mesma, criamos este artigo com o intuito de mostrar uma diferença entre a aplicação destes equipamentos.

Assim, a única diferença entre uma roda dentada e uma engrenagem é em relação a sua funcionalidade.

Portanto, enquanto a roda dentada interage com um item flexível recuado ou perfurado e o seu objetivo é engatar e mover, a engrenagem é formada por rodas dentadas que são fabricadas com o intuito de entrosar e agrupar outras rodas dentadas.

Com base nisso, percebe-se que as rodas dentadas são construídas para serem aplicadas em perfurações de itens que são projetados e necessitam de movimentação. Ou seja, que serão movidos ao longo da operação.

Já em relação às engrenagens, elas se agrupam uma com as outras. Ou seja, elas possuem um par e a partir disso elas são feitas e construídas com diferentes designs possíveis.

5 Tipos diferentes de roda dentada presentes no mercado:

Cilíndricas com dentes retos e helicoidais: 

Este modelo com dentes retos é aplicado em motores e exercem funções essenciais para que eles mantenham a mesma velocidade e rotação ao longo de todo o processo.

Em relação a versão com dentes helicoidais, elas não são alinhadas em direção axial.

Cônicas com dentes retos e helicoidais

A cônica com dentes retos possui o objetivo de fazer a transmissão de rotação entre um eixo concorrente. Ou seja, com dentes hipoidais. 

Já o modelo com dentes helicoidais são utilizados em máquinas que necessitam de alta transmissão de torque.

Cônicas com dentes hipóides e espirais

A engrenagem cônica com dentes hipóides apresentam separação dos eixos. Já a cônica com dentes espirais é feita com dentes curvos e inclinados e suportam elevadas cargas.

 Conclusão

Vimos ao longo deste artigo que rodas dentadas e engrenagens são a mesma coisa, o que difere é a sua funcionalidade. Portanto, quando o equipamento interagir com um elemento flexível recuado ou perfurado, ele será denominado como uma roda dentada e não engrenagem. 

Assim, os modelos e os tipos são os mesmos, porém a nomenclatura varia de acordo com a sua aplicação e funcionalidade.

Mas, e aí? Precisa de rodas dentadas com alta qualidade no mercado?

Então entre em contato com a Acoplast! Esta empresa fabrica e comercializa engrenagens para redutores e motoredutores Siemens!

E não pare por aí! Acesse nosso artigo sobre correias dentadas e entenda tudo sobre esta peça industrial!

Roda Dentada ou Engrenagem? Entenda qual a diferença entre essas peças!
5 (100%) 1 vote
Você também pode gostar

Deixe um comentário