Rolamentos para Altas Temperaturas: Conheça-os agora mesmo!

Os rolamentos de altas temperaturas são componentes críticos em muitos setores industriais, onde os equipamentos operam sob condições extremas. A capacidade de suportar altas temperaturas sem perder desempenho é essencial para garantir a durabilidade e a eficiência das máquinas. Para alcançar esse nível de desempenho, um rigoroso controle de qualidade industrial é fundamental.

A seleção adequada dos rolamentos para altas temperaturas envolve considerar fatores como o material de fabricação, o tipo de lubrificação e as especificações de operação. Um controle de qualidade eficiente assegura que os rolamentos atendam aos padrões exigidos e possam operar de forma confiável em ambientes desafiadores.

Quer saber mais sobre os rolamentos de altas temperaturas e como escolher os mais adequados para suas necessidades? Continue a leitura e descubra tudo o que você precisa para garantir a máxima eficiência e longevidade dos seus equipamentos industriais.

Afinal, o que são esses rolamentos de altas temperaturas?

Primeiramente, é necessário dizer que, ao tratar-se de formato e forma construtiva, os rolamentos para altas temperaturas nada diferem dos outros, já que consistem em um cilindro, anel externo, anel interno, grade e elementos rolantes.

Mas se são parecidos em sua construção, o que distingue ele dos demais? Simples, a sua fabricação que visa fazer com que essas peças possam ser aplicadas em ambientes com calor intenso de até 350 °C (662 °F). Além do mais, essa produção também os permite trabalharem em ambientes secos e em baixa rotação.

Ademais, é importantíssimo ressaltar que, quando dizemos “altas temperaturas”, não estamos nos referindo a rotação e sim ao ambiente extremo em que atuam, como por exemplo no processo de lingotamento contínuo.

Devido a isso, é extremamente crucial que esses rolamentos ofereçam segurança e confiabilidade nos processos em que estão sendo utilizados.

Situações de trabalho

Agora que já entendemos algumas das especificidades desses rolamentos, vamos apresentar alguns exemplos em que eles são necessários.

Então, vamos lá!

Lingotamento Contínuo

O lingotamento é um processo de fabricação de aço que envolve o aquecimento de lingotes de aço bruto a uma temperatura elevada e a posterior deformação mecânica por meio de laminadores a quente. Portanto, os rolamentos presentes nesse processo devem suportar o calor extremo, já que serão responsáveis por transportar o aço incandescente.

Fabricação de Tijolos

Durante o processo de fabricação de tijolos, é necessário que eles sejam levados para enormes fornos, onde são empilhadas e queimadas para que ganharem forma homogênea que conhecemos. Visto isso, para movimentar os vagões de forno, são necessários rolamentos, que, consequentemente, devem suportar o calor presente dentro desses fornos.

Fabricação de Vidro

O processo produtivo do vidro chama-se fusão/resfriamento. Isso porque é essencial as etapas de aquecimento e resfriamento da matéria-prima. Por isso, durante os processos em que o vidro está extremamente quente, são necessários esses rolamentos para suportar essa alta caloria.

Benefícios

Por último, só falta entendermos quais os benefícios os rolamentos de altas temperaturas proporcionam para indústria.

Sendo assim, aqui vão alguns deles:

  • Reduções em custos operacionais
    Tendo em vista que eles são desenvolvidos para manter a folga radial necessária para operação em altas temperaturas, os rolamentos não emperraram, mesmo quando esfriarem rapidamente, fornecendo assim uma vida útil longa para a peça.
  • Baixa necessidade de manutenção
    Os rolamentos são lubrificados para toda a vida útil e não precisam passar por outro processo de lubrificação.
  • Ótimo desempenho em aplicações quentes, secas e de baixa rotação
  • Baixo impacto para o meio-ambiente
  • Projeto de máquina simplificado

Conclusão

Em conclusão, durante a leitura desse artigo, foi possível conhecer um pouco mais sobre os rolamentos de altas temperaturas e perceber o quanto eles são essenciais para as tarefas que os exigem.

Sem contar que, além de oferecerem segurança, confiabilidade e versatilidade, ofertam também um baixo custo em manutenção, o que necessariamente implica em reduções dos custos operacionais para a sua indústria.

E aí, gostou do nosso artigo? Pois a Acoplast Brasil é, há 25 anos, referência no mercado de transmissão mecânica e assuntos industriais. Portanto, para contar com o nosso know-how e otimizar ainda mais as suas atividades, entre em contato conosco, estaremos prontos para atendê-lo da melhor forma.

Agora, para ficar por dentro desse e de outros assuntos industriais, você está mais do que convidado para visitar nosso site e explorar mais conteúdos em nosso blog.

Avalie e classifique este artigo.

Nota média: 0 / 5. Nº de avaliações: 0

Compartilhe este artigo!

Quer receber conteúdos como esses gratuitamente?

Preencha o formulário e cadastre-se para receber os nossos conteúdos exclusivos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Artigos relacionados