Imagem em tons de cinza do acoplamento Rotex, da KTR. Na imagem o acoplamento está deitado.

ROTEX: o acoplamento perfeito para você e sua indústria!

Você sabe o que é um acoplamento? Acoplamentos são aparelhos que fazem a conexão entre sistemas maquinários. Mas, há diversos modelos, marcas e tipos diferentes. Cada um possui um determinado objetivo e uso específico.

Portanto, caso você queira maiores informações sobre o que é um acoplamento, veja nosso post: “O que são acoplamentos?”.

Entendendo isso, hoje falaremos um pouco sobre o ROTEX ®, um dos acoplamentos mais famosos e mais usados no mercado industrial.

Vamos lá?!

acoplamentos ktr

O que é o ROTEX ?

Os acoplamentos ROTEX® são acoplamentos da marca KTR, flexíveis e torcionalmente elásticos. Resistentes à poeira, água e óleo e possuem amortecedores em poliuretano de diversas durezas, com variações para cada aplicação.

Assim, eles se caracterizam-se por suas pequenas dimensões, baixo peso e pela transmissão de torques elevados. Além, também, de possuírem cubos fabricados em aço, alumínio e de não necessitarem de lubrificação.

Esse acoplamento possuí 2 tipos de modelos, o ROTEX e o ROTEX®GS. O primeiro é um acoplamento flexível, já o segundo se caracteriza como um acoplamento de precisão.

Mas, em que situações posso usar esse tipo de acoplamento? Entenderemos sua aplicação a seguir.

Acoplamentos ROTEX® GS

Qual sua aplicação?

Sua aplicação mais comum são em lugares que necessitam de alta precisão, servindo como encoder, evitando colisão entre os metais. Assim, ele tem a capacidade de amortecer grandes vibrações.

São, também, ideais para transmissão de torque enquanto eliminam vibrações de choques e adequados para situações de transmissão de potência em áreas de riscos de explosão.

Possuem um tipo de manutenção mais simples, pois contam com variáveis correspondentes à usinagem de cubos. Com isso, esse tipo de acoplamento apresenta durezas de elastômeros com ótima absorção de vibração do sistema.

Vamos entender agora quais os tipos disponíveis de elastômeros?

Quais são os elastômeros do ROTEX ®?

A KTR ROTEX ®, desde 2014 está mudando o modelo antigo de material PUR pelo o T-PUR®. Ou seja, as cores dos elastômeros se tornaram diferentes entre um modelo e outro. Porém, as especificações são as mesmas. Assim, a KTR manteve o mesmo tamanho, durezas e torques, não havendo diferenças entre esses 2 tipos de materiais, no que diz respeito às suas características.

Veja a imagem abaixo para maior entendimento:

elastômeros rotex

Assim, hoje em dia, com a utilização do material T-PUR®, há um maior suporte à temperatura, veja abaixo:

  • 92 Shore A:

PUR com temperatura de -40°C a 90°C e T-PUR® com temperatura de -50°C a 120°C;

  • 95/98 Shore A:

PUR com temperatura de -30°C a 90°C e T-PUR® com temperatura de -50°C a 120°C;

  • 64 Shore D:

PUR com temperatura de -30°C a 110°C e T-PUR® com temperatura de -50°C a 120°C;

Conclusão

Agora que você já entendeu o que é esse acoplamento, sua aplicação e especificações, ficou fácil, não é mesmo? Então, não perca tempo, adquiria já o Rotex!

A Acoplast Brasil é parceira e distribuidora KTR no Brasil. Assim, todos os acoplamentos possuem entrega rápida e qualidade ISO 9001.

Quer ter melhores resultados em sua operação? É só escolher os modelos da Acoplast Brasil, que são confiáveis e ideais para sua indústria!

Espero ter te ajudado e até a próxima!

Avalie e classifique este artigo.

Compartilhe este artigo!

Quer receber conteúdos como esses gratuitamente?

Preencha o formulário e cadastre-se para receber os nossos conteúdos exclusivos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.