ruídos e vibrações

Ruídos e vibrações nos equipamentos industriais: entenda os prejuízos!

Uma vez que a operação de indústrias, independentemente de seu porte ou área de atuação, é baseada no uso de máquinas, a implementação de medidas que garantam a integridade e o bom funcionamento desses equipamentos é fundamental. Neste cenário, o monitoramento de ruídos e vibrações surge como uma solução efetiva.

Isso ocorre porque, por meio de tal monitoramento, o time de manutenção é capaz de identificar falhas no funcionamento de equipamentos industriais antes que elas se tornem mais graves, o que tende a reduzir a ocorrência de problemas como a paralisação inesperada dos processos de produção.

Você gostaria de entender melhor esse tema? Continue a leitura e descubra alguns dos prejuízos que podem ser causados por ruídos e vibrações!

Principais problemas que podem ser causados por ruídos e vibrações

Observando um equipamento industrial de perto, é possível notar que, durante seu funcionamento, ele emite uma série de vibrações e ruídos. É verdade que em algumas máquinas, mais modernas e avançadas, a observação desse fenômeno pode ser um pouco mais difícil. Mas, por meio de sensores, é fácil constatar que mesmo o maquinário mais moderno emite vibrações no decorrer do seu funcionamento.

A grande questão é que, com o passar do tempo, essas vibrações podem danificar o equipamento e os seus componentes, uma situação que tem o potencial de acarretar uma série de prejuízos.

Dentre eles, podemos citar os seguintes como exemplos.

Desgaste acelerado de peças e componentes

 Quando uma máquina é projetada, a posição de cada peça e componente é definida com base no melhor custo-benefício. Ou seja, o projetista leva em consideração fatores como a eficiência da máquina, e a sua durabilidade, para elaborar um projeto que de fato se alinhe às demandas de seus clientes.

Conforme o equipamento entra em operação, porém, o acúmulo de vibrações tende a interferir levemente no posicionamento de cada peça, o pode criar atritos entre os componentes internos, causando dano e desgaste.

Embora esse processo seja natural, alguns fatores, como peças quebradas, podem intensificá-lo, fazendo com que o desgaste ocorra em períodos de tempo mais curtos do que deveria.

É interessante ressaltar que, mesmo que o desgaste das peças de máquinas, como suas engrenagens, seja natural, ele ainda é um problema sério, pois reduz a eficiência da máquina em questão e ainda pode danificar outros de seus componentes. Por essa razão, é necessário que os técnicos da empresa monitorem de perto cada máquina e realizem processos de manutenção e troca de peças, sempre que isso se fizer necessário.

Produção parada

Em um mercado acirrado, em que o espaço é altamente disputado, empresas e indústrias precisam administrar sua operação do modo mais eficiente possível. Uma realidade que, na maioria das vezes, torna os horários apertados e força companhias a trabalhar com um orçamento bem limitado. Em um cenário como esse, mesmo os pequenos atrasos na produção têm o potencial de acarretar graves prejuízos.

Por essa razão, o desgaste nas peças e componentes, gerado pelos ruídos e vibrações, é tão problemático. Porque, além de reduzir a eficiência de equipamentos industriais, dependendo do defeito, ele pode ocasionar a paralisação do equipamento em questão.

Vale citar que, se a máquina paralisada for muito importante para os processos produtivos da indústria, toda a sua operação pode ser interrompida, o que obviamente causaria um grande prejuízo em seu caixa.

Aumento dos custos operacionais

Por fim, é importante ressaltar que, quando o monitoramento de ruídos e vibrações em uma indústria não é feito de modo adequado, as peças e componentes de suas máquinas e equipamentos tendem a sofrer desgastes mais rapidamente. Uma situação que força o time de técnicos a repará-las e até trocá-las em períodos muito curtos.

A recorrência na manutenção e a aquisição de peças e sobressalentes para substituição demandam tempo e mais recursos da indústria.

A importância dos acoplamentos industriais

 Levando em consideração os prejuízos que podem ser ocasionados por ruídos e vibrações em máquinas, não é difícil chegar a conclusão de que medidas devem ser implementadas para impedir seus efeitos negativos. Dentre essas medidas, ressalta-se a importante função dos acoplamentos industriais.

Os acoplamentos podem ser descritos como dispositivos com o potencial de reduzir as vibrações durante a transmissão de potência. Eles fazem parte do sistema de transmissão e suas principais funções são as seguintes:

  • conectar eixos;
  • transmitir torque;
  • equilibrar desalinhamentos;
  • diminuir vibrações;
  • absorver choques.

Graças às suas características, os acoplamentos têm o potencial de tornar a operação dos componentes internos de uma máquina mais suave, o que reduz drasticamente os ruídos e vibrações gerados por eles.

Práticas de manutenção

 Por mais eficazes que sejam os acoplamentos industriais, eles não podem impedir totalmente a incidência de vibrações e ruídos. De modo que, os processos de manutenção devem ser devidamente aplicados para assegurar seu funcionamento.

A manutenção preventiva é uma alternativa interessante. Por meio dela, o time de técnicos identifica e repara problemas antes que eles se tornem graves.

Banner Serviços Acoplast

Embora a manutenção preventiva seja muito eficiente, algumas indústrias precisam implementar um nível ainda mais sofisticado de acompanhamento e controle nos seus processos produtivos. Para esse tipo de indústria, o monitoramento de ativos é a opção mais adequada.

A grande vantagem da manutenção preditiva é que, como dados a respeito do funcionamento de cada equipamento são acompanhados de perto em tempo real, assim que algum sinal de problema é identificado, os técnicos podem entrar em ação. O que permite a execução de serviços de manutenção ainda mais ágeis e eficazes.

Por fim, é válido ressaltar que peças resistentes tendem a sofrer menos com os efeitos de vibrações.

Portanto, o ideal é que a indústria opte sempre por produtos bem elaborados, fornecidos por empresas sérias, conhecidas no mercado pela qualidade de seus produtos e serviços.

Agora que você entende os principais prejuízos causados por ruídos e vibrações, que tal ter acesso a soluções altamente eficazes para lidar com eles? A Acoplast Brasil trabalha com o fornecimento de produtos e soluções para transmissão mecânica e soluções para monitoramento de ativos.

Avalie e classifique este artigo.

Nota média: 5 / 5. Nº de avaliações: 1

Compartilhe este artigo!

Quer receber conteúdos como esses gratuitamente?

Preencha o formulário e cadastre-se para receber os nossos conteúdos exclusivos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.