Segurança do trabalho na indústria 4.0

Segurança do trabalho na Indústria 4.0: conheça as contribuições!

As inovações tecnológicas da Indústria 4.0 trouxeram avanços para todas as atividades da indústria e a segurança do trabalho foi uma delas. Leia o artigo e descubra agora como as inovações tecnológicas estão tornando as indústrias mais seguras e eficientes!

A integridade física e mental dos colaboradores é um dos pontos mais importantes para o desempenho de uma companhia. Afinal, um funcionário que se sente em risco dificilmente será capaz de atuar de maneira eficiente. Isso sem mencionar as responsabilidades da empresa para com cada um de seus colaboradores.

Felizmente, a tecnologia surgiu com uma série de ferramentas para garantir a proteção dos trabalhadores da companhia. De modo que cabe aos gestores utilizar estas soluções para implementar uma estratégia de segurança do trabalho na indústria 4.0.

Levando esse fato em consideração, optamos por desenvolver este conteúdo com informações mais completas a respeito deste tema.

O que é indústria 4.0?

Olhando o mundo ao nosso redor, é fácil perceber como as inovações tecnológicas mudaram a nossa vida. Hoje em dia, por meio de um simples smartphone conectado a internet, qualquer pessoa pode realizar tarefas como estudar, fazer compras e até trabalhar.

Esse avanço da tecnologia tornou a vida dos indivíduos mais fácil, isso graças ao acesso rápido a informações, a simplificação da comunicação — troca de dados — e a automação de pequenas tarefas do dia a dia.

É importante ressaltar, porém, que estes benefícios também chegaram as empresas, revolucionando por completo a sua operação. Atualmente, por meio de softwares especializados e de sensores inteligentes, uma companhia pode monitorar de perto o desempenho de suas máquinas e equipamentos, aumentando assim a eficiência dos serviços de manutenção.

Isso sem mencionar os benefícios da automação de maquinários e da mineração de dados. Esse conjunto de inovações — que acarretou uma nova revolução industrial — é conhecido como indústria 4.0. Um conceito que tem como base as seguintes tecnologias:

Como esse novo conceito impactou a indústria?

Além de aumentar a segurança do trabalho, o avanço da tecnologia é o responsável direto pelo aumento da produtividade de uma indústria. Isso ocorre porque, graças a ferramentas como o Big Data, o time de gestão pode avaliar de maneira precisa dados e indicadores capazes de aprontar fatores como o nível de eficiência das indústrias — administradas por eles — e as tendências e demandas do mercado.

Analisando essas informações, os líderes são capaz de identificar os gargalos em sua companhia e de mensurar movimentos futuros do mercado. O que lhes permite planejar e administrar a produção de maneira mais eficiente.

A de internet das coisas, combinada a automação e a robótica, cria a condições para que a indústria se aproxime do conceito de fábrica inteligente — uma linha de produção autônoma operada por uma solução em Inteligência Artificial.

Portanto, podemos dizer que, além de aumentar a segurança, a indústria 4.0 impacta diretamente os custos e o nível de produtividade das companhias!

Quais os impactos da indústria 4.0 na segurança do trabalho?

Agora que você sabe o que é a indústria 4.0, e entende como ela afeta a indústria, é hora de compreender melhor os seus impactos sobre a segurança do trabalho. Continue a leitura e tenha acesso a este conhecimento!

Monitoramento de ativos

O monitoramento de ativos pode ser descrito como a prática de monitorar um equipamento industrial 24 horas por dia, sete dias por semana. O que é possível graças ao uso de sensores inteligentes e de softwares especializados.

Basicamente, os sensores são conectados a um equipamento industrial. Desse momento em diante, eles começam a enviar uma série de dados ao software. Cabe ao software a tarefa de analisar estes dados e de transformá-los em indicadores úteis, capazes de auxiliar o time de técnicos da empresa.

Quando pensamos na segurança do trabalho na indústria 4.0, essa tecnologia pode ser considerada uma das ferramentas mais relevantes. Isso ocorre porque, ao fazer uso dela, o time de técnicos se torna capaz de compreender melhor as condições da máquina monitorada.

Isso significa que, se a máquina em questão apresentar qualquer problema capaz de pôr em risco o seu operador, os técnicos podem identificar e eliminar o problema antes que ele acarrete algum acidente.

Robôs e automação de processos

Embora a automação de processos seja lembrada pelo aumento dos níveis de produtividade industrial, acarretados por ela, a tecnologia também é capaz de garantir a segurança dos colaboradores. Isso ocorre porque, fazendo uso da automação, as indústrias podem fazer com que máquinas mais perigosas atuem de maneira autônoma, eliminando assim os riscos para os humanos.

Além disso, é importante ressaltar que — muitas vezes — os técnicos responsáveis pela manutenção do maquinário precisam acessar áreas perigosas, e ter contato com substâncias corrosivas e componentes afiados. Uma situação que obviamente os coloca em risco.

Felizmente, graças ao avanço da tecnologia, tais tarefas podem ser realizadas por robôs. O que reduz drasticamente os riscos aos quais os profissionais estão sujeitos.

Programas de treinamentos e capacitação mais eficazes

Via de regra, as indústrias — principalmente aquelas que lidam com equipamentos perigosos — costumam ter uma série de normas de segurança para reduzir acidentes. A questão é que, sem entender a importância de tais regulamentos, alguns colaboradores tendem a deixá-los de lado, o que os coloca em risco.

Para evitar este problema, é interessante que as indústrias invistam em programas de treinamento e de capacitação mais eficazes. Programas capazes não apenas de ensinar o funcionário o modo correto de utilizar o maquinário, mas também de conscientizá-lo a respeito da importância das normas de segurança.

Nesse contexto, a tecnologia surge mais uma vez com soluções relevantes! Por meio da realidade virtual, por exemplo, os profissionais podem treinar em um ambiente digital, onde erros não colocam sua integridade em risco.

Além disso, graças as videoaulas e a educação a distância, os funcionários podem aprender com especialistas mesmo que estes estejam a quilômetros de distância. O que torna mais simples para a empresa fomentar a capacitação de seus colaboradores.

As inovações tecnológicas têm o potencial de otimizar todas as áreas de uma companhia, a segurança dos colaboradores não é exceção a esta regra. Portanto, cabe aos gestores a tarefa de identificar as melhores soluções e implementá-las nas indústrias, administradas por eles.

Agora que você sabe como funciona a segurança do trabalho na indústria 4.0, compartilhe o artigo em suas redes sociais e ajude seus amigos a terem acesso a estes conhecimentos!

Avalie e classifique este artigo.

Nota média: 0 / 5. Nº de avaliações: 0

Compartilhe este artigo!

Quer receber conteúdos como esses gratuitamente?

Preencha o formulário e cadastre-se para receber os nossos conteúdos exclusivos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.