Manutenção, reparo ou reforma? De qual serviço o equipamento precisa?
Constantemente nossos clientes têm dúvida sobre qual serviço o equipamento realmente precisa. Manutenção, reparo ou reforma? Acompanhe esse conteúdo para entender qual a diferença entre esses diferentes serviços em equipamentos industriais.
Quando pensamos na operação de uma indústria, processos como manutenção, reparo ou reforma são de suma importância. O que é natural, uma vez que eles são os grandes responsáveis pelo funcionamento do maquinário industrial.
A grande questão é que, apesar da importância de tais processos, muitos lideres e gestores ainda não compreendem bem suas características. Uma situação que pode fazer com erros ocorram, reduzindo assim a eficiência de tais processos.
Levando este fato em consideração, optamos por desenvolver este conteúdo com informações mais completas a respeito de cada uma das atividades.
Leia o artigo e entenda as principais diferenças entre manutenção, reparo ou reforma!
Entenda a diferença entre manutenção, reparo e reforma
Apesar de suas diferenças, os 3 processos tem a finalidade de otimizar o funcionamento de máquinas e equipamentos industriais. Garantindo assim que os níveis de produção da companhia se mantenham elevados. Confira agora algumas de suas principais características!
Manutenção
Entende-se por processo de manutenção a análise planejada do maquinário de uma indústria. Isso com a finalidade de verificar se o equipamento em questão está em condições de exercer suas funções de maneira segura e eficiente.
A manutenção industrial — em especial a preventiva — exige uma série de processos, todos com a finalidade de garantir que uma máquina opere em suas melhores condições. Podemos citar as seguintes atividades como exemplos destes processos:
- Implementação de lubrificantes industriais em peças;
- troca de componentes danificados;
- limpeza completa da máquina — o que incluí suas peças e componentes internos.
Na manutenção periódica de um redutor ou motoredutor de velocidade, por exemplo, é analisado o nível de vibração do equipamento, sua temperatura de trabalho e a composição do óleo.
Quando os processos de manutenção são realizados de maneira eficiente, o time de técnicos se torna capaz de identificar falhas e defeitos antes que eles acarretem graves problemas. Uma vantagem que, além de garantir que o maquinário se mantenha operacional, ainda evita prejuízos maiores com a compra de peças ou até mesmo com a troca do equipamento danificado.
Reparo
Embora um processo de manutenção industrial permita que o time de técnicos aja de maneira preventiva, o risco de que alguma falha ocorra nunca pode ser 100% eliminado. Neste contexto, sempre que uma falha ou defeito acontece, a realização de reparos se faz necessária.
A atividade de consertar uma máquina que apresentou defeito — para que ela volte a funcionar de maneira adequada — pode ser entendida como reparo. Sem ele, a máquina não é capaz de voltar as suas condições ideais de operação. O que é altamente prejudicial para a companhia.
Reforma
Por mais eficiente que seja uma máquina nova — capaz de usar tecnologias mais avançadas — nem sempre o investimento em sua aquisição é interessante. Esse fato se mostra ainda mais evidente quanto os equipamentos atuais, usados pela indústria, são perfeitamente capaz de atender as suas demandas.
Nessa situação, a implementação de um processo se reforma dos equipamentos tende a ser muito mais interessante para a companhia.
Basicamente, este processo de reforma pode ser descrito como um conjunto de práticas que envolvem a troca — ou a recuperação — de peças ou de componentes de equipamento que sofreram o desgaste natural do tempo.
Tal serviço contribui para um aumento real da vida útil do equipamento, que o recebeu, reduzindo assim os custos da companhia com a aquisição de novos dispositivos. Além disso, o processo ajuda as máquinas a operarem por mais tempo sem a ocorrência de falhas.
Sinais de que manutenção, reparo ou reforma podem ser necessários
É importante ressaltar que os serviços — citados anteriormente — não devem ser realizados de maneira aleatória, sem o devido planejamento. Na verdade, o próprio maquinário tende a dar indicações de eles são necessários.
Continue a leitura e confira alguns sinais, apresentados pelos equipamentos industriais, capazes de apontar a necessidade da atuação do time de técnicos da companhia.
Elevação anormal de temperatura
Durante a operação de uma máquina, seus componentes atuam de maneira intensa, o que faz com que a sua temperatura se eleve naturalmente. Dada essa realidade, o maquinário é preparado para suportar estas condições.
A grande questão é que determinados fatores podem fazer com que este aumento de temperatura chegue a níveis mais altos do que foram planejados pelos fabricantes do equipamento. Neste caso, suas peças e componentes internos podem sofrer danos e avarias.
Por esse motivo, os técnicos da indústria precisa se manter atento as variações de temperatura do maquinário. Um cuidado que deve ser ainda maior com máquinas mais frágeis e com equipamentos extremamente relevantes para a produção industrial.
Neste contexto, o uso de sensores de temperatura — e a implementação do monitoramento de ativos — tendem a ser soluções extremamente úteis. Isso ocorre porque, ao contratar estes serviços, uma companhia se torna capaz de verificar, em tempo real, a temperatura de seu maquinário.
Ocorrência de ruídos e de vibrações fora do comum
Assim como o aumento de temperatura, é normal que — durante a sua operação — uma máquina emita ruídos e vibrações. Isso porque, durante o seu funcionamento, os componentes internos e os sistemas — como o sistema de transmissão mecânica — estão trabalhando. Os equipamentos são preparados para lidar com essa condição.
O problema é que — assim como no caso citado anteriormente — determinados fatores podem afetar os componentes internos do equipamento, fazendo com seu índice de ruídos e de vibrações supere os limites estipulados pelo fabricante.
Quando isso ocorre, o time de técnicos precisa agir de maneira imediata e identificar as causas da ocorrência anormal antes que ela acarrete problemas mais graves, com o potencial de gerar prejuízos a indústria.
Felizmente, o monitoramento de ativos também pode ser usado neste processo. O que cria condições para que os técnicos da companhia saibam — em tempo real — os níveis de ruídos e de vibrações emitidos pelas máquinas que estão sob sua responsabilidade.
Presença de resíduos de óleo
A lubrificação industrial é de suma importância. Isso ocorre porque, quando ela é bem feita, as peças e os componentes internos dos equipamentos podem trabalhar em conjunto de maneira eficiente, com menos atritos.
Mas, quando resíduos de óleo — ou de outros lubrificantes — são emitidos pela máquina, é um sinal claro de que algo esta errado. Uma realidade que exige a atuação direta dos técnicos da companhia.
Caso os técnicos ignorem estes sinais — deixando de lado os serviços de manutenção, reparo ou reforma — falhas simples podem evoluir para quebras e assim afetar diretamente a produção industrial.
Manutenção de redutores e motoredutores industriais
A Acoplast Brasil realiza manutenção, reparo e reforma de redutores e motoredutores multimarcas na sua sede ou nas dependências do contratante.
Todos os equipamentos seguem um rigoroso fluxo para que seja determinado qual serviço o equipamento necessita:
- identificação do equipamento;
- desmontagem e limpeza;
- análise dos componentes;
- relatório de peritagem detalhado com fotos das peças danificadas;
- identificação do serviço necessário;
- envio de proposta técnica e comercial;
- execução do serviço;
- teste de desempenho;
- entrega do equipamento;
Portanto, uma facilidade para as indústrias que querem contar com um fornecedor experiente para a execução destes serviços é o contrato de fornecimento de produtos e serviços da Acoplast Brasil.
Neste contrato, é definida previamente a periodicidade e as ações preventivas e preditivas contempladas, o que agiliza o atendimento e reduz o custo de contratação do serviço quando comparado à contratações pontuais.
Com experiência de 25 anos no mercado, engenharia própria e técnicos qualificados, a Acoplast Brasil está apta a atender serviços de assistência técnica em redutores e motoredutores multimarcas em todo o território nacional.
Entre em contato e fale com nossos consultores!