serviço equipamento

Manutenção, reparo ou reforma? De qual serviço seu equipamento precisa?

Na rotina industrial, os equipamentos precisam ter seu funcionamento acompanhado e monitorado para garantir sua disponibilidade e produtividade. Constantemente nossos clientes têm dúvida sobre qual serviço o equipamento realmente precisa.

E você, sabe a diferença entre manutenção, reparo e reforma?

Embora possam ser entendidos como sinônimos, a manutenção, reparo e reforma de um equipamento são serviços totalmente diferentes!

Com o objetivo de esclarecer essa dúvida, preparamos para você alguns pontos que devem ser observados para se decidir por qual tipo de serviço  o equipamento industrial deve passar.

Antes vamos entender o que são esses serviços:

Manutenção

Manutenção é a revisão sistemática e periódica de sistemas, máquinas e equipamentos com o objetivo de garantir seu correto funcionamento dentro dos padrões técnicos de qualidade e outras normas de operação.

A manutenção, em especial a preventiva pode incluir a limpeza, pintura, lubrificação e substituição de componentes e peças desgastadas que ainda não apresentaram falhas em uma máquina.

Na manutenção periódica de um redutor ou motoredutor de velocidade, por exemplo, é analisado o nível de vibração do equipamento, sua temperatura de trabalho e a composição do óleo.

Reparo

O reparo é o conserto ou substituição de uma peça em razão de quebra ou avaria causada por imperícia na operação, ou um erro técnico, como a sobrecarga, por exemplo.

O reparo é importante para que o equipamento retorne à sua condição normal de funcionamento.

Reforma

A reforma de um equipamento acontece quando é necessário fazer a substituição ou recuperação de uma peça, conjunto de peças ou equipamento completo que sofreram desgaste pelo uso.

O serviço de reforma contribui para o aumento da vida útil de um equipamento.

Observe os sinais de problemas

Antes dos serviços citados acima serem necessários, o equipamento dá sinais de que há uma falha no seu funcionamento.

Os profissionais devem estar especialmente atentos para a elevação de temperatura do equipamento, excesso de ruídos e vibrações durante seu funcionamento e a presença de resíduos no óleo.

Esses sinais indicam a ocorrência de problemas graves em redutores e motoredutores industriais. Atenção! É neste momento que esses equipamentos devem ser analisados por um técnico.

Caso esses sinais sejam ignorados, o equipamento pode evoluir para uma quebra, o que impacta diretamente na produção e leva à substituição do equipamento.

Manutenção de redutores e motoredutores industriais

A Acoplast Brasil realiza manutenção, reparo e reforma de redutores e motoredutores multimarcas na sua sede ou nas dependências do contratante.

Todos os equipamentos seguem um rigoroso fluxo para que seja determinado qual serviço o equipamento necessita:

  • Identificação do equipamento
  • Desmontagem e limpeza
  • Análise dos componentes
  • Relatório de peritagem detalhado com fotos das peças danificadas
  • Identificação do serviço necessário
  • Envio de proposta técnica e comercial
  • Execução do serviço
  • Teste de desempenho
  • Entrega do equipamento

Portanto, uma facilidade para as indústrias que querem contar com um fornecedor experiente para a execução destes serviços é o contrato de fornecimento de produtos e serviços da Acoplast Brasil.

Neste contrato, é definida previamente a periodicidade e as ações preventivas e preditivas contempladas, o que agiliza o atendimento e reduz o custo de contratação do serviço quando comparado à contratações pontuais.

Com experiência de 25 anos no mercado, engenharia própria e técnicos qualificados, a Acoplast Brasil está apta a atender serviços de assistência técnica em redutores e motoredutores multimarcas em todo o território nacional.

Banner Serviços Acoplast

Entre em contato e fale com nossos consultores!

Avalie e classifique este artigo.

Nota média: 5 / 5. Nº de avaliações: 2

Compartilhe este artigo!

Quer receber conteúdos como esses gratuitamente?

Preencha o formulário e cadastre-se para receber os nossos conteúdos exclusivos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.