serviço em equipamento - manutenção, reparo ou reforma

Manutenção, reparo ou reforma? De qual serviço o equipamento precisa?

Constantemente nossos clientes têm dúvida sobre qual serviço o equipamento realmente precisa. Manutenção, reparo ou reforma? Acompanhe esse conteúdo para entender qual a diferença entre esses diferentes serviços em equipamentos industriais.

Quando pensamos na operação de uma indústria, processos como manutenção, reparo ou reforma são de suma importância. O que é natural, uma vez que eles são os grandes responsáveis pelo funcionamento do maquinário industrial.

A grande questão é que, apesar da importância de tais processos, muitos lideres e gestores ainda não compreendem bem suas características. Uma situação que pode fazer com erros ocorram, reduzindo assim a eficiência de tais processos.

Levando este fato em consideração, optamos por desenvolver este conteúdo com informações mais completas a respeito de cada uma das atividades.

Leia o artigo e entenda as principais diferenças entre manutenção, reparo ou reforma!

Entenda a diferença entre manutenção, reparo e reforma

Apesar de suas diferenças, os 3 processos tem a finalidade de otimizar o funcionamento de máquinas e equipamentos industriais. Garantindo assim que os níveis de produção da companhia se mantenham elevados. Confira agora algumas de suas principais características!

Manutenção

Ebook gratuito Manutenção na Transmissão Mecânica

Entende-se por processo de manutenção a análise planejada do maquinário de uma indústria. Isso com a finalidade de verificar se o equipamento em questão está em condições de exercer suas funções de maneira segura e eficiente.

A manutenção industrial — em especial a preventiva — exige uma série de processos, todos com a finalidade de garantir que uma máquina opere em suas melhores condições. Podemos citar as seguintes atividades como exemplos destes processos:

Na manutenção periódica de um redutor ou motoredutor de velocidade, por exemplo, é analisado o nível de vibração do equipamento, sua temperatura de trabalho e a composição do óleo.

Quando os processos de manutenção são realizados de maneira eficiente, o time de técnicos se torna capaz de identificar falhas e defeitos antes que eles acarretem graves problemas. Uma vantagem que, além de garantir que o maquinário se mantenha operacional, ainda evita prejuízos maiores com a compra de peças ou até mesmo com a troca do equipamento danificado.

Reparo

Embora um processo de manutenção industrial permita que o time de técnicos aja de maneira preventiva, o risco de que alguma falha ocorra nunca pode ser 100% eliminado. Neste contexto, sempre que uma falha ou defeito acontece, a realização de reparos se faz necessária.

A atividade de consertar uma máquina que apresentou defeito — para que ela volte a funcionar de maneira adequada — pode ser entendida como reparo. Sem ele, a máquina não é capaz de voltar as suas condições ideais de operação. O que é altamente prejudicial para a companhia.

Reforma

Por mais eficiente que seja uma máquina nova — capaz de usar tecnologias mais avançadas — nem sempre o investimento em sua aquisição é interessante. Esse fato se mostra ainda mais evidente quanto os equipamentos atuais, usados pela indústria, são perfeitamente capaz de atender as suas demandas.

Nessa situação, a implementação de um processo se reforma dos equipamentos tende a ser muito mais interessante para a companhia.

Basicamente, este processo de reforma pode ser descrito como um conjunto de práticas que envolvem a troca — ou a recuperação — de peças ou de componentes de equipamento que sofreram o desgaste natural do tempo.

Tal serviço contribui para um aumento real da vida útil do equipamento, que o recebeu, reduzindo assim os custos da companhia com a aquisição de novos dispositivos. Além disso, o processo ajuda as máquinas a operarem por mais tempo sem a ocorrência de falhas.

Sinais de que manutenção, reparo ou reforma podem ser necessários

É importante ressaltar que os serviços — citados anteriormente — não devem ser realizados de maneira aleatória, sem o devido planejamento. Na verdade, o próprio maquinário tende a dar indicações de eles são necessários.

Continue a leitura e confira alguns sinais, apresentados pelos equipamentos industriais, capazes de apontar a necessidade da atuação do time de técnicos da companhia.

Elevação anormal de temperatura

Durante a operação de uma máquina, seus componentes atuam de maneira intensa, o que faz com que a sua temperatura se eleve naturalmente. Dada essa realidade, o maquinário é preparado para suportar estas condições.

A grande questão é que determinados fatores podem fazer com que este aumento de temperatura chegue a níveis mais altos do que foram planejados pelos fabricantes do equipamento. Neste caso, suas peças e componentes internos podem sofrer danos e avarias.

Por esse motivo, os técnicos da indústria precisa se manter atento as variações de temperatura do maquinário. Um cuidado que deve ser ainda maior com máquinas mais frágeis e com equipamentos extremamente relevantes para a produção industrial.

Neste contexto, o uso de sensores de temperatura — e a implementação do monitoramento de ativos — tendem a ser soluções extremamente úteis. Isso ocorre porque, ao contratar estes serviços, uma companhia se torna capaz de verificar, em tempo real, a temperatura de seu maquinário.

Ocorrência de ruídos e de vibrações fora do comum

Assim como o aumento de temperatura, é normal que — durante a sua operação — uma máquina emita ruídos e vibrações. Isso porque, durante o seu funcionamento, os componentes internos e os sistemas — como o sistema de transmissão mecânica — estão trabalhando. Os equipamentos são preparados para lidar com essa condição.

O problema é que — assim como no caso citado anteriormente — determinados fatores podem afetar os componentes internos do equipamento, fazendo com seu índice de ruídos e de vibrações supere os limites estipulados pelo fabricante.

Quando isso ocorre, o time de técnicos precisa agir de maneira imediata e identificar as causas da ocorrência anormal antes que ela acarrete problemas mais graves, com o potencial de gerar prejuízos a indústria.

Felizmente, o monitoramento de ativos também pode ser usado neste processo. O que cria condições para que os técnicos da companhia saibam — em tempo real — os níveis de ruídos e de vibrações emitidos pelas máquinas que estão sob sua responsabilidade.

Presença de resíduos de óleo

A lubrificação industrial é de suma importância. Isso ocorre porque, quando ela é bem feita, as peças e os componentes internos dos equipamentos podem trabalhar em conjunto de maneira eficiente, com menos atritos.

Mas, quando resíduos de óleo — ou de outros lubrificantes — são emitidos pela máquina, é um sinal claro de que algo esta errado. Uma realidade que exige a atuação direta dos técnicos da companhia.

Caso os técnicos ignorem estes sinais — deixando de lado os serviços de manutenção, reparo ou reforma — falhas simples podem evoluir para quebras e assim afetar diretamente a produção industrial.

Manutenção de redutores e motoredutores industriais

Manutenção em motoredutores Siemens

A Acoplast Brasil realiza manutenção, reparo e reforma de redutores e motoredutores multimarcas na sua sede ou nas dependências do contratante.

Todos os equipamentos seguem um rigoroso fluxo para que seja determinado qual serviço o equipamento necessita:

  • identificação do equipamento;
  • desmontagem e limpeza;
  • análise dos componentes;
  • relatório de peritagem detalhado com fotos das peças danificadas;
  • identificação do serviço necessário;
  • envio de proposta técnica e comercial;
  • execução do serviço;
  • teste de desempenho;
  • entrega do equipamento;
Redutor de velocidade em fase de montagem
Redutor de velocidade que passou por manutenção em fase de montagem na Acoplast Brasil.

Portanto, uma facilidade para as indústrias que querem contar com um fornecedor experiente para a execução destes serviços é o contrato de fornecimento de produtos e serviços da Acoplast Brasil.

Neste contrato, é definida previamente a periodicidade e as ações preventivas e preditivas contempladas, o que agiliza o atendimento e reduz o custo de contratação do serviço quando comparado à contratações pontuais.

Com experiência de 25 anos no mercado, engenharia própria e técnicos qualificados, a Acoplast Brasil está apta a atender serviços de assistência técnica em redutores e motoredutores multimarcas em todo o território nacional.

Entre em contato e fale com nossos consultores!

Avalie e classifique este artigo.

Nota média: 5 / 5. Nº de avaliações: 7

Compartilhe este artigo!

Quer receber conteúdos como esses gratuitamente?

Preencha o formulário e cadastre-se para receber os nossos conteúdos exclusivos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.