sistema de gestão

Sistema de gestão integrada para o setor industrial: conheça as principais vantagens

Fundamental para o gerenciamento estruturado de todos os processos de uma empresa, o sistema de gestão se tornou um grande aliado de muitos gestores no controle e organização das atividades operacionais, possibilitando a automatização dos processos e melhor tomada de decisões.

Quando nos referimos ao setor industrial, aumenta a necessidade por uma gestão integrada e eficiente, capaz de economizar tempo e esforços na linha de produção e demanda. Por isso, sistemas como o web ERP tem se tornado um diferencial para o crescimento das indústrias.

Veja como funciona o sistema de gestão integrada e quais as suas vantagens.

O que é gestão integrada?

Gestão integrada é o processo administrativo que permite gerenciar diferentes setores da organização de forma centralizada, ou seja, o gestor consegue visualizar a empresa como um todo, implementando políticas eficientes no sentido de promover mudanças para otimizar os processos internos, minimizar os riscos, prevenir falhas e melhora a imagem da empresa. Permitindo que gestores foquem seus esforços em perseguir novas metas.

Ficou interessado em conhecer mais sobre o assunto? Então, continue a leitura.

Sistema de gestão para indústrias

Especialmente no setor industrial, poucos são os sistemas de gestão que atendem com qualidade e eficiência suas demandas, capaz de acompanhar, mensurar e controlar as diferentes etapas do processo da empresa. Entre os recursos disponíveis em uma gestão integrada estão:

  • Dados da negociação comercial;
  • Pedidos de venda;
  • Ordem de produção;
  • Pedidos de materiais;
  • Produto para o estoque;
  • Solicitação de expedição.

 Principais benefícios da gestão integrada

O principal objetivo de muitos gestores é aumentar cada vez mais a eficiência de sua gestão. Com o avanço tecnológico, práticas como a utilização de planilhas foram deixadas para trás, sendo substituídas por sistemas que otimizem seus processos auxiliando na redução de custos e aumento de lucro.

Quer saber mais sobre os benefícios de ter um sistema de gestão integrado? Separamos os principais benefícios para você, confira:

Redução de retrabalho

Um dos principais benefícios da implementação de um sistema de gestão é a redução de atividades desenvolvidas pelo capital humano, ou seja, com os processos sistematizados, todas as informações da empresa estarão conectadas, dando ao gestor e sua equipe mais tempo para focar em atividades que possam trazer mais benefícios para a organização.

Confiabilidade das informações

Com o sistema de gestão a empresa terá menos retrabalho com documentações na hora de preencher e anexá-las, isso porque com o software os documentos poderão ser totalmente digitais, minimizando os riscos de erro ou perda. Em alguns sistemas os dados poderão ser preenchidos automaticamente, sem precisar de trabalho humano, garantindo ainda mais segurança e confiabilidade das informações.

Controle de estoque

Sem dúvidas o estoque é uma das áreas mais beneficiadas pelo sistema de gestão. Com a integração de todos os sistemas, consequentemente, a empresa terá mais controle sobre tudo que entra e sai da empresa, interligando o estoque, vendas, compras e produção.

Redução de custos

A perda de insumos, retrabalho, erros, multas e atrasos causam grandes custos para a empresa. Com o sistema de gestão a redução desses custos é imediata, uma vez que o controle se torna mais simples e confiável. Além disso, os gestores podem acessar dados que facilitem a criação de estratégia para reduzir perdas e maximizar ganhos.

Aumento da produtividade

Como podemos ver, todos os benefícios do sistema de gestão irão resultar no aumento da produtividade, já que todos os processos da empresa estarão mais simples, padronizados e eficaz, gerando um maior retorno financeiro para a organização.

Como escolher um sistema de gestão integrada para sua indústria?

Ao escolher um sistema de gestão para sua empresa é preciso buscar características como:

1. Certifique-se que a ferramenta atende o setor industrial

É fundamental que as indústrias invistam em um sistema que atenda com qualidade e eficiência suas demandas. Por isso, devem ficar atentos às soluções de baixo custo que não atendem as necessidades da empresa, já que poderão trazer problemas e custos futuros como a troca do sistema.

Investir em sistemas como o da W3ERP especialista em gestão de indústria, garante o amplo funcionamento dos processos da empresa.

2. Sistema de qualidade

Com a constante evolução da tecnologia é preciso estarmos atentos se o nosso fornecedor possui uma tecnologia capaz de se atualizar constantemente. Atualmente, a melhor opção no mercado é o sistema de gestão em nuvem, capaz de ser acessado virtualmente de qualquer lugar, mantendo o sistema da empresa atualizado sem precisar ir à empresa.

3. Principais funcionalidades

Ao escolher um sistema de gestão integrada para sua indústria é importante que se atente para algumas funcionalidades como:

  • Vendas e faturamento;
  • Prestação de serviços;
  • Gestão financeira;
  • Compras e recebimentos;
  • Importação de produtos;
  • Controle da produção;
  • Controle de estoque;
  • Gestão do chão de fábrica;
  • Integração com a contabilidade;
  • Controle da qualidade;
  • Gestão de documentos;
  • Databooks;
  • Controle da expedição;
  • Gestão de projetos.

 4. Suporte de qualidade

Sabemos que problemas acontecem e por isso devemos estar ciente sobre quais os canais de suportes a empresa fornecedora do sistema tem para solucionar quaisquer problemas que venham a aparecer. Entre os principais meios de contato, estão: telefone, chat ou controle de atendimento via ticket. Mas atenção, não podemos deixar o problema acontecer para saber a eficiência do meu fornecedor, busque essa informação antes de fechar o contrato.

5. Custo Benefícios

Ter um sistema eficiência e de qualidade com um melhor custo benefício é o que muitos gestores buscam ao contratar um ERP. Seja físico ou web os benefícios e os custo de um sistema de gestão pode variar muito, como por exemplo, com o ERP web é possível acessar o sistema da empresa de qualquer lugar e a partir de qualquer dispositivo que tenha internet.

Olha essa dica!

Sendo assim, agora que você já sabe os benefícios de ter um sistema de gestão, te convido a conhecer a W3ERP. Com um sistema de gestão tecnológico e de alta qualidade, a W3ERP conta com software completo e integrado para atender sua indústria, garantindo uma gestão eficiente e automatizada.

Avalie e classifique este artigo.

Nota média: 5 / 5. Nº de avaliações: 1

Compartilhe este artigo!

Quer receber conteúdos como esses gratuitamente?

Preencha o formulário e cadastre-se para receber os nossos conteúdos exclusivos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.