soft skills na indústria 4.0

A importância das soft skills na indústria 4.0

Você sabia que 9 a cada 10 profissionais contratados pelo perfil técnico são demitidos devido à ausência de soft skills? 😲 Foi o que apontou o levantamento da Page Personnel, consultoria de recrutamento para cargos de nível técnico e suporte à gestão.

Outro estudo realizado pelo Fórum Econômico Mundial na Suíça, afirma que 80% dos profissionais de Recursos Humanos consideram as soft skills cada vez mais importantes para o sucesso das empresas.

E não é à toa que cada vez mais são esperadas habilidades comportamentais dos profissionais da área. Para garantir entregas produtivas e ricas para estratégia do negócio.

Mas, afinal, o que são as soft skills e por que elas se tornando cada vez mais essenciais para o futuro da indústria 4.0? Se você quer entender mais sobre esse assunto, confira mais a leitura deste artigo.

O que são as soft skills?

As soft skills, também conhecido como “habilidades interpessoais”, são habilidades relacionadas à relação e interação com as outras pessoas, ou seja, as reações e ações de um profissional diante das ocorrências e desafios da vida pessoal e profissional.

Habilidades importantes para os próximos cinco anos
Fonte: Escola Conquer

De acordo com o Fórum Econômico Mundial, são exemplos de habilidades comportamentais:

Resolução de problemas complexos

Mesmo que tenhamos uma indústria com planejamento e controle da produção (PCP) mapeada em sua totalidade, é comum que surjam alguns problemas. Alguns exemplos, que podemos identificar em uma análise de SWOT, uma importante ferramenta de gestão industrial, são crises externas, como a pandemia do novo coronavírus, ou falhas imprevisíveis em máquinas.

Dessa forma, é fundamental que os profissionais tenham o know-how em buscar as melhores tomadas de decisões frente a problemas complexos. Isso é imprescindível para que a empresa consiga seguir os melhores caminhos em situações que possam fugir de controle.

Pensamento crítico

Saber analisar os dados, conhecer os impactos gerados também é outra experiência necessária quando falamos de gestão industrial. Para que uma empresa siga os melhores caminhos estratégicos, o profissional deve ter um pensamento crítico, identificar os possíveis pontos de melhoria de processos, de produção, de ferramentas, de equipamentos, entre outros..

Criatividade

Para enfrentar decisões inesperadas, ou situações rotineiras do dia a dia, nada melhor do que pensar fora da caixa e fugir do que vem sendo feito em senso comum. Por esse motivo é outra habilidade esperada dentro dos profissionais da indústria 4.0.

Gestão de pessoas

Mesmo que o conceito da indústria 4.0 seja a entrada da robotização e a automação de processos e equipamentos, nenhuma empresa trabalha sem profissionais. E mais, o capital humano é considerado o principal ativo, sem ele, nada anda.

Por esse motivo, profissionais líderes devem ter conhecimento na área de gestão de pessoas na indústria. Reconhecer o desenvolvimento da equipe, tornar-se um líder, demandar e delegar tarefas, empatia com a equipe, entre outras habilidades importantes nesse momento.

Inteligência Emocional

Entre uma das habilidades esperadas com a transformação digital, está a inteligência emocional. Na maioria das vezes, somos expostos a situações que possam fugir do nosso controle, isso é comum no dia a dia.

Entretanto, para que as situações sejam resolvidas da melhor maneira possível, esperamos que os profissionais consigam pensar, serem exatos, mas, ao mesmo tempo, entender que há questões emocionais envolvidas.

Podemos considerar essa uma vertente da soft skillsgestão de pessoas”, entretanto, ela é aplicada a todos profissionais, independentemente do cargo no qual a pessoa está inserida no momento. Empresas que valorizam a inteligência emocional, são consideradas aptas a enfrentar os desafios sociais encontrados no mercado.

Originalidade e iniciativa

Também muito ligada a soft skills “Criatividade”, mas também podemos fazer uma alusão a proatividade, que já era uma habilidade muito esperada em outras eras industriais. Entretanto, ela precisa estar relacionada com o momento vivido, os profissionais devem ser ágeis em situações de crise ou de tomadas de decisão.

Entretanto, isso requer originalidade. O mercado é volumoso, muitas organizações brigam pelo público-alvo, isso requer necessidade de se destacar no mercado. Por esse motivo, é fundamental que os profissionais se reinventem frente aos desafios.

Orientação para serviços

Podemos traduzir essa soft skills como pessoas que são colaborativas e estão predispostas a servir o próximo, a empresa, processos e estratégias. Muito baseada no pensamento empático, pessoas com foco em orientação em pessoas estão dispostas a agregar o trabalho do próximo.

Hoje, é muito esperado que os profissionais consigam trabalhar em equipe e entender que não são individuais dentro de uma área. Por esse motivo, a orientação para serviços se dá pelo trabalho em conjunto, um oferecendo sua energia para o outro.

Com isso, empresas conseguem ter melhores resultados, conseguem agregar o valor de pessoas ao seu dia a dia e, consequentemente, alavancar os números da organização. Sabendo que hoje consumidores avaliam o posicionamento social da empresa, é considerada um importante soft skills.

Coordenação em Equipe

Enganado está quem pensa que somente gestores precisam ter a competência de Coordenação. Muito pelo contrário, isso é esperado para todos os profissionais. Mais uma das habilidades levantadas pelo Fórum Econômico Mundial que é fundamental nas empresas.

Profissionais com essa habilidade são considerados aqueles que mesmo não estando em um cargo de gestão, contam com propriedades coordenativas. Saber lidar frente uma situação, não esperar ser demandado, saber orientar colegas de equipe que estão passando por desafios, são alguns exemplos.

Por esse motivo, as empresas esperam que profissionais sejam capazes de coordenar situações, pensarem como líderes. Considerando que todos estão sendo desenvolvidos para se tornarem um gestor, é importante para o crescimento de sua carreira também.

Para quem já é gestor, é considerada uma soft skills obrigatória. Saber delegar sua equipe, encontrar os potenciais líderes, executar tarefas de gestão, entre outras atividades desse tipo de profissional são essenciais para o negócio.

Negociação e persuasão

Saber resolver conflitos é uma das principais questões esperadas quando o assunto é soft skills, por esse motivo, temos uma que direciona a forma como lidar com a situação inesperada.

Para conseguir conciliar diferenças, vender ideias dentro de um ambiente corporativo é preciso, mais do que nunca, desenvolver a habilidade de conseguir negociar de uma maneira que seja positiva para todas as partes envolvidas, isto é, algo que seja benéfico para todos.

Além disso, é preciso saber conseguir repassar de uma maneira vendável suas ideias. Por exemplo, convencer que seu gestor não está tomando a melhor decisão, é um grande desafio, certo? Sim, por isso é importante ter o poder persuasivo e vender a sua ideia de uma maneira positiva.

Com isso, conseguimos enfrentar desafios ao longo do dia a dia e também tomar as melhores decisões diante de um cenário.

Flexibilidade Cognitiva

Por fim e não menos importante, chegamos a última soft skills que são consideradas fundamentais em um colaborador da indústria 4.0. Um dos principais reflexos da transformação digital é a rápida mudança de cenário e isso requer adaptabilidade frente a situação.

Todavia, nem sempre todas as pessoas conseguem esse efeito. Por esse motivo, é importante ser flexível diante das rápidas mudanças do mundo. Em outras palavras, a flexibilidade cognitiva é ser adaptável, abertura para transformações, reconhecer e acolher críticas e não ter apego a metodologias.

Por exemplo, quando é implementada uma solução disruptiva, muitos profissionais sentem dificuldade de se adaptar à nova demanda. Isso não é interessante para empresa, afinal de contas, a implementação foi visando melhorar o processo.

Sendo assim, profissionais devem ser flexíveis, enxergar o novo como uma oportunidade. Isso será importante até mesmo para momentos que fazem com que mudemos totalmente nossos processos, como os impostos pela pandemia do novo coronavírus e o isolamento social.

Apesar do avanço das novas tecnologias e da automação de alguns processos, o fator humano ainda é fundamental no cenário profissional de organizações de todos tamanhos.

Seja em um comércio, construtora, indústria de diversos segmentos como a de filtro plissado ou automobilística, por exemplo, essas habilidades são simplesmente indispensáveis!

Afinal de contas, mesmo que a automação seja uma realidade dentro do segmento industrial, parte das máquinas precisam de executores ou pessoas que acompanhem ou até mesmo analisem os dados gerados.

E é sobre isso que vamos falar ao longo do post. Continue a leitura e descubra qual a importância das soft skills diante do cenário da indústria 4.0! Vamos lá?

As soft skills são necessárias e insubstituíveis

As habilidades humanas como criatividade, comunicação, equilíbrio emocional, se tornam cada vez mais essenciais dentro e fora do ambiente corporativo, mas quando pensamos em uma empresa, elas se aplicam a todos os cargos e funções.

Por essa razão, a tendência é que as empresas comecem a aumentar os seus investimentos no desenvolvimento dos seus profissionais e, claro, em suas habilidades comportamentais, mas isso pode variar de acordo com o segmento.

Se uma empresa trabalha com o serviço de aluguel de betoneira, por exemplo, portanto uma atividade um pouco mais técnica, é importante que seus vendedores sejam estimulados a aprimorarem suas habilidades de negociação com os clientes, expressão verbal e pensamento crítico.

Utilizando esse mesmo raciocínio, um trabalhador de uma indústria metalúrgica que trabalhe diariamente com a dobra de chapa de aço, por sua vez, obterá melhores resultados na sua atividade se tiver um perfil colaborativo e flexível.

Sim, as habilidades assumem maior ou menor peso de acordo com o cargo e área de atuação.

A busca pelo desenvolvimento deve se dar também de forma independente e pró-ativa. Além de cursos, essas habilidades podem ser aprendidas e aprimoradas por meio do autoconhecimento.

O impacto dessas habilidades em uma empresa pode ser explicado da seguinte forma: pessoas que se conhecem e se desenvolvem tendem a se adequar melhor a seu posto e sua equipe, o que traz mais satisfação pessoal, gera mais interesse e engajamento com a equipe e melhora o clima organizacional. Desse modo, consequentemente, os resultados são melhores!

Obviamente, há vários fatores que atravessam essa equação, mas de forma resumida, é assim que funciona.

Soft skills e hard skills

As soft skills são habilidades essenciais para a nova era da indústria 4.0. As empresas precisam cada vez mais de trabalho em equipe, visão sistêmica, ética, entre outras habilidades que não podem ser executadas por máquinas ou sistemas de automação.

Como dito anteriormente, a existência e importância dessas habilidades não se limita a algum nicho específico, em resumo, onde há pessoas, a importância dessas competências vai ser notada.

Já as hard skills são as chamadas “habilidades técnicas”, refere-se às habilidades desenvolvidas por meio de formações, cursos, treinamentos, como: proficiência em outros idiomas (como inglês, espanhol ou francês) conhecimento sobre uma ferramenta ou instrumento de trabalho, entre outros.

Perfil do profissional da indústria 4.0

Dessa forma, nesse cenário de transformação, os profissionais que se adaptam, se capacitarem para usufruir dos benefícios da automação e, adicionalmente desenvolverem habilidades alheias aos robôs e máquinas se destacarão no mercado.

A necessidade é cada vez maior de seres humanos que sejam resilientes, com valores éticos, e com facilidade de se adaptar às mudanças.

Por fim, agora que você já sabe qual a importância das soft skills na indústria 4.0, como colocá-las em prática? Venha conversar conosco e saiba mais como nós da Acoplast podemos te ajudar!

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