supervisor de manutenção

Supervisor de manutenção: o que faz e como é a demanda do profissional no mercado?👨‍🔧

Entre as carreiras de caráter técnico que envolvem correção, instalações e acompanhamento de máquinas e equipamentos mecânicos, o supervisor de manutenção ganha destaque. Esse profissional tem responsabilidades importantes no setor industrial e chances de aproveitar um mercado com grande potencial de crescimento nos próximos anos.

Para quem já atua na indústria ou está interessado em ingressar nesse segmento, vale a pena conhecer as funções e perspectivas do supervisor de manutenção no mercado de trabalho. Acompanhe o post para entender mais sobre as responsabilidades desse profissional e as habilidades exigidas na sua atuação.

artigo manutencao industrial

A função do supervisor de manutenção

O supervisor de manutenção se relaciona com toda a área de manutenção dentro da filial. Sua função, de maneira geral, é organizada em diversas tarefas, como fazer supervisões e vistorias periódicas no projeto, na produção e no aperfeiçoamento de instalações, máquinas e demais equipamentos.

O profissional programa e acompanha atividades de manutenção preditiva, corretiva e preventiva (como na instalação de sistemas elétricos e hidráulicos), com o objetivo de manter a proteção e as condições ideais para o pleno funcionamento de todos os equipamentos do ambiente de trabalho.

A operação de uma indústria é realizada a partir de uma série de componentes com diferentes níveis de criticidade, que precisam da supervisão de um profissional habilitado, capaz de sinalizar a importância de reparos antes que determinados equipamentos cheguem ao total desgaste e usar tecnologias a favor do seu trabalho.

áreas de atuação do supervisor de manutenção

Um supervisor de manutenção programa o funcionamento de máquinas com a intenção de reduzir o tempo não produtivo e supervisiona os serviços de instalação, envolvendo, por exemplo, a adequação de layout. Ele também elabora projetos de desenvolvimento de equipamentos para máquinas, projetos elétricos para automação e distribuição de energia.

Esse profissional também pode selecionar e fazer a contratação de serviços terceirizados para o conserto de determinados equipamentos. Para isso, é preciso que o supervisor realize avaliações técnicas, pesquisa de mercado, análise cuidadosa da relação custo-benefício de cada serviço e pesquisa e cadastro de novos itens de manutenção para inclui-los no estoque e no sistema de compras.

Para que o supervisor de manutenção cumpra suas responsabilidades da melhor maneira, é recomendado que, além da graduação em Engenharia Elétrica ou Mecânica, ele se mantenha atualizado com cursos técnicos, principalmente que envolvem ferramentas e processos das áreas mecânica hidráulica, eletrotécnica e elétrica.

A demanda do supervisor no mercado de trabalho

Para quem tem a formação exigida para esse cargo, as perspectivas de emprego são amplas e tendem a crescer no futuro.

Por ser capaz de trabalhar em projetos industriais de diferentes dimensões, o supervisor de manutenção encontra boas oportunidades no mercado de trabalho. As áreas de atuação podem variar bastante, como nas indústrias:

  • eletrônica;
  • alimentícia;
  • ambiental;
  • automobilística;
  • civil;
  • energia e combustível;
  • metalúrgica.

Em um mercado concorrido, empresas estão cada vez mais correndo atrás de serviços relacionados à manutenção para manter o ciclo operacional em funcionamento e evitar problemas como paradas na produção. Assim, evita-se perda na produção, quebra de equipamentos e gastos com serviços de manutenção.

Na esfera pública e privada, a ampliação da indústria 4.0 impulsiona a robótica avançada, as estruturas inteligentes, a automação industrial, a inteligência artificial, a gestão de ciclo de vida do produto, a logística flexível e os sistemas inteligentes para produtos sob demanda — áreas que exigem cada vez mais profissionais que atuem nas áreas de manutenção.

As habilidades exigidas de um supervisor de manutenção

Existem habilidades cruciais para o profissional que trabalha na manutenção. A seguir, vamos mostrar um pouco sobre como elas se aplicam na carreira de supervisor de manutenção. Confira!

1. Habilidades técnicas

Para as responsabilidades e funções realizadas pelo supervisor de manutenção, é importante, em primeiro lugar, a devida capacitação técnica adquirida nos cursos de graduação.

Contudo, é importante que o supervisor de manutenção continue se atualizando e aperfeiçoando a sua atuação com cursos, treinamentos internos e palestras. Isso permite que ele fique por dentro das particularidades do modelo do seu ambiente de trabalho e acompanhe as novidades da área.

Quando o supervisor de manutenção está atento às novidades do setor industrial, ele fica inteirado em relação às técnicas e ferramentas que podem ajuda a manter e melhorar a produtividade do seu trabalho.

2. Liderança e trabalho em equipe

A manutenção exige habilidades muito específicas, ou seja, profissionais realmente capacitados na área. Isso torna o supervisor de manutenção muito disputado no mercado de trabalho.

Contudo, além da capacitação técnica, para quem atua nesse cargo, é importante que desenvolva as soft skills, competências comportamentais relacionadas à capacidade de interagir de maneira bem-sucedida com as outras pessoas. Dentre as competências comportamentais fundamentais para o trabalho do supervisor de manutenção, destacam-se a liderança e o trabalho em equipe.

Apresentar orientações de forma clara e organizada para o restante da equipe, assim como saber lidar com feedbacks sobre o próprio trabalho, também são habilidades exigidas no setor industrial.

Capacidade de resolver problemas

O supervisor de manutenção lida com problemas nos equipamentos industriais, verifica vários fatores e conversa com as equipes até chegar a soluções corretas. Sem a capacidade de resolver problemas, manutenções corretivas de caráter emergencial, por exemplo, podem levar um longo tempo, o que compromete os resultados da indústria.

É importante que o supervisor saiba usar o tempo da melhor maneira possível, garantindo o retorno rápido à operação no caso de manutenções. Dessa forma, o dia a dia corrido não impede que a manutenção faça um bom trabalho.

O supervisor de manutenção executa atividades de manutenção preventiva e corretiva no setor industrial. Como vimos, as chances de crescimento na carreira são grandes para quem tem formação na área elétrica e mecânica, sendo a graduação em Engenharia Elétrica a mais comum para quem atua como supervisor.

E então, gostou das informações que encontrou até aqui? Aproveite para compartilhar este conteúdo na sua melhor rede social e saber o que seus colegas têm a dizer sobre o assunto!

Avalie e classifique este artigo.

Nota média: 5 / 5. Nº de avaliações: 1

Compartilhe este artigo!

Quer receber conteúdos como esses gratuitamente?

Preencha o formulário e cadastre-se para receber os nossos conteúdos exclusivos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.