principais tendências da automação para 2021

Automação industrial: tendências para 2021

A automação industrial se baseia na otimização dos processos industriais por meio de sistemas automatizados. Essa mudança é vista como uma forma de aumentar a produtividade, melhorar as condições de trabalho e facilitar operações.

Desse modo, essa automatização dos processos simplifica a distribuição de certas tarefas e aumenta a segurança, considerando a redução ou total eliminação de serviços considerados perigosos.

CTA - Post Automação industrial - Acoplast Brasil

O estudo O Futuro do Trabalho: Um Enfoque na Pandemia, realizado em maio de 2020 pela Forrester Consulting, sob encomenda da UiPath com 160 lideranças de diferentes países, mostrou que 50% das empresas consultadas pretendiam investir mais no uso de robôs digitais para a automação de processos.

Sendo assim, pensamos no atual cenário que vivemos e todos os avanços tecnológicos que a automação forneceu à indústria e preparamos este conteúdo sobre as principais tendências para 2021.

Função da automação industrial

Considerando que o foco da automação é modificar certos processos industriais e torná-los mais eficientes por meio de ferramentas tecnológicas, as indústrias devem aderir às mudanças sem abrir mão da qualidade dos seus produtos.

A automação é capaz de substituir alguns processos humanos, parcial ou completamente, por elementos tecnológicos, como braços mecânicos. Essa medida influencia positivamente a segurança dos colaboradores!

Se antes todos os processos dependiam de diversos aspectos que eram administrados separadamente, a automação surgiu para mudar isso. Com ela é possível manipular sistemas simultaneamente, dividindo-os como:

Controle

O controle lida com a programação do sistema. O grande volume de dados que precisam ser administrados ao mesmo tempo foi simplificado com a automação industrial, por meio de softwares específicos para isso.

O controle é o cérebro de toda a operação industrial que, além de cuidar de todas as máquinas, esteiras e geradores, possibilita a administração de tudo ao mesmo tempo, analisando todo o fluxo de dados.

Operacional

A parte operacional é a responsável pelos sistemas que atuam diretamente nos processos, unindo todos os elementos e movendo todas as máquinas da indústria.

Ou seja, essa parte é composta por motores, cilindros, acionadores, compressores, válvulas, pistões, uma placa de circuito interno, sensores e etc.

Tendências da automação para 2021

Conhecida também como indústria 4.0, a automação industrial se refere à quarta revolução industrial, e diz respeito às novas tecnologias voltadas para a automação, controle e tecnologia da informação dos processos industriais.

Marcada principalmente pela inteligência artificial, mudou o cenário significativamente. A inclusão da robótica, uma forma de controlar remotamente equipamentos é uma das grandes tendências da automação para 2021.

As tecnologias citadas não são novidades na automação, mas estudos indicam que provavelmente em 2021 elas serão mais exploradas por indústrias de todos os segmentos devido a necessidade de distanciamento social imposta pela pandemia.

Confira algumas tendências da automação para 2021.

Robotização

O uso da robótica na automação industrial cresce constantemente e já traz excelentes resultados para as empresas que realizaram o investimento.

A mão de obra robótica permite adotar um padrão de qualidade que salta aos olhos dos clientes com pouquíssimas chances de falhas.

Internet das Coisas

É a conexão de rede existente entre objetos físicos, ambientes, veículos e máquinas por meio de dispositivos eletrônicos.

Os sistemas funcionam a base da internet e permitem que os setores industriais, sincronizados com sensores, possam ser controlados remotamente.

Big Data Analytics

É uma estrutura de dados que utiliza diferentes formas de captura, gerenciamento de informações e análise de dados.

Na indústria, os dados considerados relevantes são: conexão (à rede industrial e sensores), cloud (nuvem/dados por demanda), cyber (modelo e memória), conteúdo, comunidade (compartilhamento das informações) e customização (personalização e valores).

Segurança

O aumento da segurança é um dos grandes desafios da quarta revolução industrial, e traz sistemas de informação mais seguros. Pois, a falha na comunicação entre máquinas ou mesmo possíveis travas no funcionamento dos sistemas automatizados causam grandes problemas à produção e resultam em atrasos.

Blockchain

A tecnologia que sustenta as moedas virtuais, o blockchain, é uma cadeia de registros compartilhada, composta por blocos conectados. Ele funciona, basicamente, como um “livro contábil”, que registra as transações e armazena as informações em diversos computadores, atuando de maneira descentralizada.

O blockchain abre a possibilidade da realização de transações seguras, confiáveis e transparentes. Ele é uma das novas tecnologias que buscam aumentar a eficiência e a lucratividade das empresas.

Em 2021, as instituições estão desenvolvendo o Blockchain para impedir a fraude na Internet e o vazamento de informações em uma escala muito alta. O Blockchain tem seu próprio lugar nas últimas tendências tecnológicas.

Computação em nuvem

Com a possibilidade que a computação em nuvem traz de acessar arquivos e executar diferentes tarefas pela internet, sem a necessidade de instalar aplicativos no computador, sistemas web ERP em nuvem, vem se tornando uma opção predefinida pelas empresas que buscam modernizar e otimizar os processos empresariais em 2021.

Em tempos de crise, como a atual, a tecnologia permite não apenas o acesso remoto, mas também a manutenção das atividades do seu negócio. Recentemente, a Infor anunciou o crescimento de 112% em soluções em nuvem neste ano e continuará com um crescimento em 2021.

Sendo assim, como vimos ao longo deste conteúdo, a automação industrial surgiu para revolucionar as atividades industriais, e seus serviços influenciam as linhas de produção diretamente.

Quer saber mais sobre esse e outros assuntos, acesse o blog da W3ERP.

Avalie e classifique este artigo.

Nota média: 5 / 5. Nº de avaliações: 2

Compartilhe este artigo!

Quer receber conteúdos como esses gratuitamente?

Preencha o formulário e cadastre-se para receber os nossos conteúdos exclusivos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.