Prós e contras terceirização da mão de obra na manutenção

Veja os prós e contras da terceirização da mão de obra na manutenção

A terceirização da mão de obra na manutenção traz vantagens como o foco no core business da empresa, a simplificação de processos burocráticos, e a redução de custos com equipamentos. 

Essa prática de terceirizar os serviços tornou-se popular dentro de muitas empresas, principalmente as de grande porte. Trata-se da contratação de prestadores de serviços para realizar as atividades secundárias da sua empresa.

Uma das atividades secundárias que pode ser delegada para empresas prestadoras de serviços é a manutenção. Embora seja um processo estratégico de grande importância para as indústrias, não podemos negar que a manutenção gera muitos custos quando feita pela equipe interna, além de ocupar os trabalhadores que poderiam estar se dedicando em outras atividades.

Portanto, o questionamento que fica é: a terceirização da mão de obra na manutenção é ou não uma escolha vantajosa? Se você, como gestor, também tem essa dúvida, acompanhe a leitura! A seguir falaremos mais sobre as vantagens e as desvantagens da terceirização da mão de obra na manutenção.

Qual é a recorrência da terceirização da manutenção nas indústrias?

Como dissemos no início, a terceirização das atividades secundárias, inclusive da manutenção, já se tornou uma prática muito difundida no meio corporativo. Olhando para o cenário brasileiro, o Documento Nacional 2017 da ABRAMAN mostra com clareza qual é a realidade das indústrias brasileira com relação a terceirização da mão de obra na manutenção.

Segundo o documento, em média, 33% das equipes de manutenção são terceirizadas, 19% dos custos com manutenção são direcionados à mão de obra terceirizada e 59% da mão de obra de manutenção são trabalhadores técnicos. No entanto, antes de se deixar levar por esses dados, veja quais são as vantagens e as desvantagens que você pode encontrar na contratação de uma equipe de manutenção terceirizada.

Quais são as vantagens da terceirização da mão de obra na manutenção?

Não é à toa que cerca de 33% das empresas brasileiras contratam prestadoras de serviços para realizar a manutenção interna dos equipamentos. Essa prática é vantajosa tanto do ponto de vista estratégico, quanto do financeiro. Veja a seguir quais são as principais vantagens da terceirização da mão de obra na manutenção:

Foco no core business da empresa

Não poderíamos começar a lista de vantagens se não com esse tópico, afinal, esse é um dos principais motivos que leva grande parte das empresas a procurar prestadoras de serviços.

Contratando profissionais terceirizados e especializados para fazer atividades secundárias, a sua equipe interna poderá se dedicar totalmente à atividade principal, também conhecida como core business. A atenção dos funcionários da empresa precisa estar voltada totalmente para a atividade-fim, eles não podem gastar seu tempo precioso se preocupando com as questões referentes à estrutura da empresa, como limpeza, armazenamento e manutenção.

Simplificação de processos burocráticos

Muitas empresas preferem contratar mão de obra terceirizada porque os trâmites e processos contratuais envolvendo esse tipo de negociação são muito mais simples e menos custosos que selecionar, recrutar e treinar uma equipe interna.

Para criar equipes de manutenção internas, é necessário investir em diversos cursos de especialização e auditorias fiscais para que a empresa consiga certificações que comprovem que a sua equipe está apta a realizar os serviços de manutenção em equipamentos de risco.

No entanto, com a contratação de uma equipe terceirizada, toda a preocupação e os gastos envolvendo assuntos burocráticos ficam por conta da empresa prestadora de serviços.

Redução de custos com equipamentos

Outra responsabilidade que é delegada para a empresa prestadora de serviços na contratação de uma equipe terceirizada são os custos com equipamentos, máquinas e ferramentas de trabalho. A prestadora de serviços é quem fornece todos os equipamentos necessários para a execução das atividades contratadas.

A equipe estará devidamente treinada e equipada com todas as ferramentas para realizar a manutenção do maquinário da sua empresa. Além disso, qualquer avaria que aconteça aos equipamentos de trabalho também fica por conta da prestadora de serviços.

E quais são as desvantagens?

É claro que existem algumas desvantagens envolvendo a terceirização da mão de obra na manutenção, não é à toa que ainda existem empresas que fazem de tudo para não ter que recorrer à terceirização. Confira quais são as desvantagens a seguir:

Ausência de sinergia no trabalho

Quando falamos sobre as desvantagens da terceirização de mão de obra, a falta de coesão entre os funcionários internos e a equipe contratada é um dos principais pontos levantados.

Por mais ético e responsável que o funcionário terceirizado seja, a empresa contratante não é seu local de trabalho, é apenas mais um lugar onde ele vai prestar seus serviços. Portanto, é comum que os gestores sintam que as equipes terceirizadas não tenham tanto comprometimento com as empresas onde realizam seus serviços. É claro que isso não é uma regra, mas não podemos negar a existência desse problema.

Falta ou excesso de supervisão

Uma dúvida muito comum na contratação de equipes terceirizadas é: quem é o responsável por supervisionar o trabalho? A falta de clareza sobre quem deve fazer o monitoramento pode gerar muitos problemas.

De um lado, existem gestores que acreditam que a própria empresa prestadora de serviços é responsável por monitorar sua equipe e, por isso, não se dá o trabalho de acompanhar o andamento da manutenção. Do outro lado estão os gestores extremamente preocupados e que não conseguem confiar cem por cento no trabalho de uma equipe externa, por isso ficam o tempo todo acompanhando o trabalho da equipe terceirizada.

Dificuldade em encontrar boas empresas parceiras

Quando uma empresa terceiriza algum serviços, ela espera que a prestadora de serviços tenha mais experiência e propriedade para realizar a atividade em questão que a própria empresa contratante. No entanto, nem sempre essa expectativa é correspondida.

Encontrar prestadoras de serviços que, de fato, realizem um bom trabalho por um preço justo não é fácil. Lembre-se sempre de procurar por uma empresa que seja reconhecida no mercado, pois o barato muitas vezes sai caro.

Agora que você já sabe quais são as vantagens e as desvantagens da terceirização da mão de obra na manutenção, basta colocar tudo na balança. Cada caso é um caso, portanto, não recomendamos que você siga exemplos de outras empresas. Escolha a opção que realmente mais favorece o seu caso.

Gostou deste artigo? Ficou interessado em contratar uma empresa terceirizada para fazer a manutenção do equipamento da sua indústria? Então entre em contato conosco agora mesmo e saiba mais sobre o nosso trabalho!

Avalie e classifique este artigo.

Nota média: 0 / 5. Nº de avaliações: 0

Compartilhe este artigo!

Quer receber conteúdos como esses gratuitamente?

Preencha o formulário e cadastre-se para receber os nossos conteúdos exclusivos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.