Termografia industrial e custos de manutenção

Como a Termografia industrial auxilia na redução de custos na manutenção

Um leve aumento na temperatura de uma criança é o suficiente para acender o sinal de alerta nos pais. Há muito tempo as pessoas já entenderam que a temperatura do corpo humano pode ser sintoma de uma doença. Contudo, o que vem sendo debatido agora é o acompanhamento da temperatura dentro de diferentes indústrias. Estamos falando da termografia industrial.

O termo “grafia” está associado à escrita. Já a palavra “termo” está ligada à temperatura. Termografia seria a escrita por meio da temperatura. Isso quer dizer que uma informação fornecida por meio de um sensor pode ser transformada em dados, lida e interpretada.

Agora, qual a necessidade de acessar essas informações? O que elas podem dizer de tão importante? É para responder essas perguntas que convidamos você a ler este artigo. Vamos lá?

A termografia na manutenção de equipamentos

Por diversas razões, como a falta adequada de manutenção, um motor de carro pode superaquecer e parar de funcionar, colocando em risco a vida dos passageiros.

Assim como os motores, outros equipamentos também podem superaquecer. O problema é que as pessoas só percebem que há algo de errado quando as temperaturas já estão descontroladas.

A maneira mais rápida de conter o aquecimento é desligando a máquina. No caso das indústrias, isso significa interromper a produção. O material que estava sendo utilizado e a mão de obra dos operadores serão desperdiçadas. Trata-se de um cenário de prejuízo para o negócio.

Manutenção preventiva - Acoplast Brasil

Na situação descrita nesse exemplo, teríamos que aplicar a manutenção corretiva, ou seja, o procedimento de manutenção que é feito quando um defeito interrompe o processo de produção.

Como você já deve saber, esse é o pior tipo de manutenção para a indústria, pois é o mais caro e o mais demorado. O setor de compras teria que buscar um prestador de serviços para arrumar a máquina, em alguns casos comprar novas peças e, no pior cenário, adquirir um novo equipamento.

A termografia industrial é então uma parceira importante na manutenção preditiva. Nesse tipo de manutenção existe o acompanhamento de sinais que indicam a possibilidade de ocorrer grandes defeitos no maquinário — uma mudança de temperatura para além dos níveis aceitáveis seria um desses sinais.

Funcionamento do sensor

Todo objeto emite uma radiação infravermelha proporcional à sua temperatura e em uma linha de produção não é diferente. A imagem termográfica é gerada pela captação dessa radiação. Nessa concepção, os equipamentos que geram essas imagens utilizam a tonalidade da cor para representar a temperatura.

Dessa forma, a partir de uma temperatura de referência, cada pixel da imagem digital gerada representa uma temperatura, segundo sua tonalidade de cor.

Aplicações da termografia na indústria

Uma inspeção termográfica pode ser realizada em instalações e máquina elétricas, sistemas de ar condicionado e conjuntos rotativos, como rolamentos, mancais deslizantes, esteiras, correias transportadoras e engrenagens.

Nesse contexto, sua utilização pode ser explicada pela lei da mecânica de fluidos e de transmissão de calor. Caso seja identificado um desequilíbrio térmico, é possível, por meio de uma inspeção termográfica, associar o incidente à uma maior geração de calor, o que representa um possível problema.

Vantagens da termografia industrial

Além de ser uma forma de aplicar a manutenção preditiva dentro da empresa, a termografia industrial traz diversas vantagens diretas e indiretas ao negócio.

Proteção da saúde do trabalhador

O superaquecimento de máquinas pode ser um grave risco à saúde dos profissionais. A temperatura do local do trabalho pode ficar desconfortável para o trabalhador, fazendo com que ele perca o seu rendimento.

O forte odor causado pelo aquecimento pode fazer com que seja impossível trabalhar em um ambiente. Esses odores indicam a presença de gases que podem ser prejudiciais à saúde humana.

Proteção do equipamento

A compra de maquinário é um investimento da indústria em busca de produtividade. O ideal é que essas máquinas recebam a manutenção adequada para durarem o máximo de tempo — até porque a troca de máquinas seria um novo investimento, que nem sempre possível.

Nesse sentido, a termografia industrial pode ser uma grande aliada na proteção dos maquinários, fazendo com que todo o potencial desses equipamentos seja aproveitado.

Prevenção de grandes acidentes

A ausência de monitoramento em um quadro elétrico com superaquecimento, por exemplo, pode levar a uma explosão ou a um incêndio —situações desastrosas para qualquer negócio. Nesse caso, a empresa lidará com um grande prejuízo material, humano e em relação à sua capacidade produtiva.

Torna as análises mais rápidas

Alguns processos de análise exigem que a máquina esteja desligada. Isso pode interromper o processo de trabalho. Com a termografia industrial, isso não ocorre.

Em pouco tempo, a empresa consegue ter acesso a informações que indicam a saúde do maquinário e ajudam os gestores a traçarem estratégias de manutenção. A produção só é interrompida se for constatada a necessidade disso.

Reduz o consumo de combustível

O superaquecimento de uma máquina faz com que ela consuma mais energia do que o necessário. Isso pode fazer com que o processo de produção se torne mais caro.

Como o desperdício de recursos deve ser combatido, a termografia industrial pode ser usada para avisar os gestores da necessidade de ajustes nesse sentido.

Por ser uma ação que pode ser incluída rapidamente na rotina de qualquer indústria, não há razão para que os empresários desperdicem o seu potencial.

Gostou deste artigo? Então, que tal seguir nossas redes sociais para ficar por dentro das principais novidades da indústria? Também estamos no LinkedIn!

Avalie e classifique este artigo.

Nota média: 5 / 5. Nº de avaliações: 3

Compartilhe este artigo!

Quer receber conteúdos como esses gratuitamente?

Preencha o formulário e cadastre-se para receber os nossos conteúdos exclusivos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.