Imagem utilizada no artigo sobre contra recuo, nela há um homem agachado segurando uma prancheta, enquanto analisa uma máquina.

Conheça 8 tipos de contra recuo e como aplicá-los nas indústrias

Dentre os vários desafios enfrentados pela indústria atual, um dos mais importantes é conseguir manter o processo produtivo em pleno funcionamento.

Por conta disso, se torna fundamental desenvolver alguns mecanismos que impeçam a ocorrência de incidentes que possam danificar o maquinário sendo o contra recuo um dos equipamentos de segurança mais utilizados.

Essa peça tem como objetivo impedir que ocorra retrocesso ou inversão de rotação no maquinário em que foi instalado. Dessa forma, o equipamento gira em um único sentido, mesmo que haja uma falha ou quando ele for desligado.

Dada a importância que esse mecanismo tem na indústria, resolvemos criar este pequeno artigo para lhe mostrar os principais tipos de contra recuo existentes no mercado.

Além disso, iremos também abordar a importância dessa peça e como ela pode ser aplicada.

Tenha uma boa leitura!

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

O que é, para que serve e como funciona um contra recuo?

Um contra recuo é um sistema mecânico de segurança que permite que o eixo de um determinado equipamento gire em um sentido único, impedindo a reversão do giro após o desligamento ou a ocorrência de uma falha no sistema.

Dessa forma, evita-se incidentes que possam danificar permanentemente o maquinário e acidentar os operadores, o que garante o pleno funcionamento do conjunto.

O seu funcionamento se deve na conversão do movimento linear em um movimento angular, o que garante uma maior segurança na operação do equipamento.

Para isso, essa peça é normalmente produzida em aço cromo e apresenta roletes ou esferas — as quais são responsáveis pela durabilidade e pela funcionalidade desse mecanismo — em seu interior.

Não é por acaso que a qualidade desse mecanismo é influenciada pelas medidas de encaixe dos roletes e das esferas.

Além disso, essas peças devem estar bem fixadas para garantir o bom funcionamento desse mecanismo.

Guia Completo do Comprador Técnico

Quais são os principais tipos?

1. Contra Recuo ACBS

O contra recuo da série ACBS tem como principal funcionalidade impedir a rotação reversa do eixo de um transportador de baixa velocidade.

Caso o maquinário trabalhe em uma velocidade maior, é recomendado o modelo ACBS-HS, o qual é uma versão expandida dessa série.

Acesse o catálogo deste produto para ver quais são as suas especificações técnicas!

2. Contra Recuo ACBFA

O contra recuo da linha ACBFA é um mecanismo de segurança de baixa rotação que proporciona um bom custo-benefício.

Afinal, apesar de seu baixo custo, esse equipamento consegue atender altas solicitações de torque em ambientes agressivos e apresenta uma maior vida útil ao ser comparada a outros tipos de peças. Isso se deve ao seu eficiente sistema de vedação.

Quer saber quais são as suas especificações técnicas? Acesse agora mesmo o seu catálogo!

3. Contra Recuo ACRSBI

O contra recuo da série Recuo ACRSBI é projetado para trabalhar em eixos de alta velocidade.

Para isso, essa peça conta com um núcleo de bloqueio flutuante — o qual não necessita de lubrificação — e deve ser construído utilizando uma montagem concêntrica entre a capa (anel externo) e o cubo (anel interno).

Para entender mais sobre esta linha de contra recuo, acesse este catálogo.

4. Contra Recuo ACRX

O contra recuo da linha ACRX é utilizado em eixos que sofrem altos momentos de torção e altas rotações com corpo de bloqueio com basculamento centrífugo X.

Além disso, esta linha apresenta longa durabilidade, não necessita de manutenção nem de lubrificação especial quando operado em velocidades acima da rotação de basculamento centrífugo.

O catálogo desta peça é dividida em duas partes:

5. Contra Recuo ACRSCI

O contra recuo da série ACRSCI foi desenvolvido para funcionar em eixos de alta velocidade.

Por apresentar núcleo de bloqueio flutuante não necessita da realização de lubrificação. Além disso, devido à sua característica construtiva, é necessário realizar uma montagem concêntrica entre a capa e o cubo, o que garante um bom funcionamento e uma vida útil maior a essa peça.

Não perca tempo! Acesse o catálogo e adquira já esta peça!

Como um contra recuo pode ser aplicado na indústria?

Devido à sua característica de impedir que haja uma inversão no sentido de rolamento do eixo de uma máquina, o contra recuo apresenta aplicações nos mais diversos tipos de indústrias.

Ele pode ser usado em:

  • Máquinas alimentadoras de embalagens;
  • Correias transportadoras;
  • Descarregadores;
  • Fábricas de plástico;
  • Máquinas rotuladoras e envazadoras;
  • Equipamentos móveis;
  • Fatiadores;
  • Recuperadoras;
  • Retomadoras;
  • Escavadeiras;
  • E mais.

Afinal, essa peça proporciona uma maior agilidade em todo o processo produtivo, o que garante mais produtividade e lucratividade para a empresa.

Além disso, pelo fato de impedir problemas, é possível manter o ritmo da produção, a qualidade do produto final e a satisfação de todos os envolvidos.

Qual a importância de escolher um bom contra recuo?

Devido ao fato de existirem diversas empresas que produzem e comercializam contra recuos, é preciso ficar atento com a qualidade da peça a ser adquirida, principalmente as opções oferecidas a um preço muito baixo. Afinal, normalmente esse tipo de equipamento não é eficiente e pode prejudicar ainda mais o processo produtivo.

Sendo assim, é fundamental optar por uma peça de qualidade, uma vez que ela oferece:

  • Melhor vida útil do equipamento;
  • Garante resultados mais satisfatórios;
  • Possui ótimo custo-benefício;
  • Dentre outras vantagens.

Como é possível perceber, existe no mercado uma grande variedade de tipos de contra recuo. Cada um com suas particularidades e uso recomendados.

Assim, para melhor desempenho do produto em sua indústria, é necessário entender e avaliar quais são as suas necessidades operacionais. Para que assim, você adquira um modelo que atenda todas as suas necessidades.

Caso você queira saber um pouco mais sobre qual tipo desse mecanismo de segurança é o mais indicado para a sua indústria, entre em contato conosco. Teremos o prazer em lhe ajudar e em oferecer a melhor opção para a sua operação.

Até a próxima!

Avalie e classifique este artigo.

Nota média: 5 / 5. Nº de avaliações: 7

Compartilhe este artigo!

Quer receber conteúdos como esses gratuitamente?

Preencha o formulário e cadastre-se para receber os nossos conteúdos exclusivos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.