tipos de cabo de aço industria

4 tipos de cabo de aço usados na indústria

Os cabos de aço podem ser divididos de acordo com sua matéria-prima em: cabos de aço galvanizados, de aço inoxidável, aço polido e aço revestido. Eles são, de forma resumida, um conjunto de fios de aço trançados e são projetados para as mais diversas aplicações na indústria.

A operação de uma indústria só é possível graças a utilização de diversos tipos de maquinários, equipamentos e dispositivos. Por esse motivo, o responsável pela administração do negócio precisa ter um vasto conhecimento sobre os mais diversos materiais. Entre esses conhecimentos, entender as diferenças entre os principais tipos de cabo de aço é fundamental.

Apesar da importância do dispositivo, muitas vezes, as informações disponíveis sobre ele são vagas, uma situação que pode induzir uma pessoa ao erro e, em alguns casos, ocasionar acidentes.

Levando esses fatos em consideração, resolvemos desenvolver esse conteúdo com informações mais completas a respeito desse dispositivo. Continue a leitura deste artigo e descubra quais são os 4 principais tipos de cabo de aço e entenda as suas diferenças e características!

Conceito de cabo de aço

Podemos dizer que o cabo de aço é um componente fundamental para o funcionamento de uma indústria. Afinal, este objeto é uma peça chave na operação de sistemas de levantamento de carga como gruas, guindastes e até mesmo os elevadores. Sem ele, a tarefa de erguer cargas de peso elevado seria muito mais complexa.

Em suma, um cabo de aço pode ser descrito como um conjunto de fios, feitos de aço, entrelaçados como uma espécie de corda, o que aumenta sua resistência e capacidade de aguentar peso. O item já foi produzido utilizando o ferro como base, mas, uma vez que o aço é mais resistente e flexível, acabou se tornando o material padrão adotado pela indústria.

Confira agora como verificar as principais características de qualquer um dos tipos de cabo de aço.

Nomenclatura

Todos os cabos de aço vêm com uma numeração que indica as principais características do modelo. Como exemplo, temos o cabo 6 x 25F X AF. O primeiro número significa a quantidade pernas do cabo, nesse caso, 6.

O segundo número indica a quantidade de fios que compõem a perna, ou seja, 25. A letra F origina do inglês “filler”, que quer dizer enchimento. Ele mostra a maneira como os arames são distribuídos nas pernas. Para o exemplo dado, os fios estão dispostos da seguinte forma:

  • 1 arame central;
  • 6 arames em volta do central;
  • 6 arames filler;
  • 12 arames formando a capa da perna.

Por fim, a sigla AF indica alma de fibra, que pode ser natural ou artificial.

Resistência

Quanto mais espesso é um cabo de aço, maior resistência à ruptura ele apresenta. No entanto, todos os tipos de cabo de aço são tão resistentes quanto os seus arames, que podem apresentar características diferentes para um mesmo diâmetro. A medida de resistência é feita em N/mm², sendo os de 1570 N/mm² os mais comuns para cabos galvanizados e 1770 N/mm² para cabos polidos.

Flexibilidade e rigidez

Quanto mais pernas e fios um cabo de aço apresenta, mais flexível ele é. Dessa forma, um cabo 8 x 25 é mais flexível que um 6 x 25, por exemplo. A escolha entre eles depende da sua função: cabos que precisam ser enrolado e desenrolados com frequência em estruturas como pontes e guinchos costumam ser mais flexíveis.

Já os cabos que sofreram grande abrasão devem apresentar arames da capa mais espessos. De qualquer forma, é importante contar com ajuda especializada para tomar essa decisão, pois exagerar na flexibilidade dos cabos pode aumentar os custos do equipamento.

Aplicações dos cabos de aço

Os cabos de aço estão presentes no dia a dia de muitas pessoas, embora eles possam passar despercebidos em boa parte do tempo. Veja agora quais são as principais aplicações desse material.

Construção civil

Muitos tipos de cabo de aço são utilizados no setor da construção civil. Eles são comumente usados para erguer materiais e equipamentos e, por serem leves e resistentes, são elementos seguros para levar uma quantidade de peso significativa. Além disso, eles podem ser utilizados na construção de estruturas com tirantes, como telhados de ginásios e pontes.

Indústria naval e offshore

Os cabos de aço podem ser aplicados em equipamentos e construções localizados em regiões litorâneas ou alto mar, pois é um material resistente à umidade e maresia.

Indústria química

O cabo de aço inoxidável é comumente adotado por empresas que utilizam produtos corrosivos em seus processos produtivos, evitando que haja o desgaste do material.

Elevadores

Antigamente, os elevadores eram movimentados por correntes. Atualmente, essas peças foram substituídas por cabos de aço, pois são mais leves, seguros e resistentes. Eles também podem ser encontrados em equipamentos como teleféricos e funiculares.

Indústria automobilística

A indústria automobilística também usufrui das vantagens dos cabos de aço, pois eles proporcionam elevada resistência a danos nos veículos. Ele é amplamente empregado nos sistemas de freio e aceleramento.

Academias

Por fim, as academias utilizam alguns tipos de cabo de aço nos seus equipamentos de para ginástica e exercícios físicos, principalmente para o levantamento de peso.

4 principais tipos de cabo de aço

Não é exatamente uma novidade que empresas diferentes precisam de equipamentos diferentes. Afinal, o tipo de maquinário adotado por uma companhia está diretamente relacionado ao ramo de atividade desempenhada por ela.

Essa norma também se aplica aos cabos de aço, que podem ser divididos em diferentes modelos, cada um deles próprio para a execução de uma determinada tarefa. Continue a leitura e descubra os 4 tipos de cabo de aço mais utilizados pela indústria e entenda as características que os tornam adequados para diferentes tipos de setores!

1. Cabos de aço galvanizados

Determinadas indústrias trabalham com tarefas que tendem a gerar mais esforço e atrito sobre o cabo de aço. Levando em consideração essas características, esse tipo de ambiente precisa utilizar materiais mais resistentes, próprios para aguentar a carga de atividades sem perder desempenho ou apresentar falhas.

Nesse contexto, os cabos de aço galvanizados costumam ser uma opção interessante. Os cabos galvanizados têm os fios de aço revestidos em uma fina camada de zinco, o que torna o material menos suscetível a corrosão.

É interessante ressaltar que esse processo de revestimento pode ser realizado de duas maneiras, tanto por imersão quente quanto por eletrogalvanização.

Dadas as suas propriedades anticorrosivas, esse tipo de cabo de aço também é muito utilizado por companhias que trabalham em regiões próximas ao mar. Como um exemplo, podemos citar a indústria pesqueira e a indústria naval.

2. Cabos de aço inoxidável

Embora os cabos de aço galvanizados sejam eficientes, sua resistência a corrosão também apresenta limites, de modo que seu uso não é recomendado em indústrias que trabalhem com produtos altamente corrosivos ou ácidos, como os ácidos sulfurosos, as soluções salinas ou alcalinas e os chamados banhos clorados.

Para companhias que fazem uso desse tipo de material químico em sua produção, os cabos de aço inoxidável tendem a atender, de uma forma mais completa, seus requisitos de segurança e durabilidade.

Isso ocorre porque, entre os tipos de cabo de aço, o inoxidável é um dos que apresenta maior resistência a corrosão, de modo que as substâncias químicas citadas tendem a ser menos prejudiciais para ele. Por esse motivo, ele é o dispositivo mais indicado para esse tipo de indústria.

3. Cabos de aço polido

Não são poucas as companhias que operam em um ambiente em que a corrosão não é um grande problema. Nessa situação, os cabos galvanizados e inoxidáveis tendem a não ser tão úteis, o que torna o cabo de aço polido a melhor opção.

Diferente dos dispositivos citados anteriormente, esse tipo de cabo é produzido apenas com fios de aço comum, sem o revestimento de outros metais.

Via de regra, esse cabo é amplamente adotado no setor da construção civil para a operação de guindastes, elevadores e gruas, tarefas que costumam submetê-lo a elevados níveis de atrito. Por esse motivo, a equipe de manutenção costuma cobri-lo com uma camada de graxa protetora.

Dadas as suas características básicas, o uso do cabo de aço polido é indicado apenas para ambientes protegidos de fatores como vento, chuva e água.

4. Cabo de aço revestido

O cabo de aço revestido, por sua vez, pode ser descrito como um cabo comum, mas revestido por uma camada feita de nylon ou PVC, que tem como principal finalidade protegê-lo das intempéries do ambiente externo.

Esse tipo de dispositivo é muito utilizado na indústria marítima. Como um exemplo, podemos citar os estais, cabos que têm a finalidade de manter o mastro de uma embarcação no sentido longitudinal. É importante ressaltar, porém, que ele também é utilizado por outros tipos de companhia, como a automobilística.

Método para escolher o melhor tipo de cabo de aço utilizar

Como foi visto, os diferentes tipos de cabo de aço têm utilizações distintas. Antes de optar por um determinado modelo, a equipe de gestão precisa compreender a realidade de sua indústria e em quais atividades o cabo em questão será utilizado. O meio mais eficaz de tomar essa decisão é ouvir o parecer de um profissional capacitado.

Ele será capaz não apenas de apontar os componentes mais indicados para a operação da indústria, mas também quais as técnicas de manutenção devem ser utilizadas para garantir sua durabilidade, evitando possíveis acidentes. Portanto, a opinião do chefe da equipe de manutenção é fundamental para a implementação eficiente de cabos de aço em uma indústria.

Neste artigo, você viu quais são os principais tipos de cabo de aço e suas funções. É importante que eles sejam escolhidos da maneira correta para cada finalidade, evitando falhas nos equipamentos e paradas na produção.

Agora que você já conhece os principais tipos de cabo de aço, confira o que são os elementos de transmissão mecânica!

Avalie e classifique este artigo.

Nota média: 5 / 5. Nº de avaliações: 6

Compartilhe este artigo!

Quer receber conteúdos como esses gratuitamente?

Preencha o formulário e cadastre-se para receber os nossos conteúdos exclusivos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.