Torque do motor

Torque do motor: descubra o que é e como aumentar

Quando falamos sobre aumentar o desempenho de um motor, a solução que costuma vir a mente da maioria das pessoas está relacionada à potência do motor. No entanto, outro fator que pode causar grandes mudanças na performance de uma máquina, seja ela um automóvel ou um equipamento industrial, é o torque.

O torque do motor é uma das principais características de uma máquina, mas poucas pessoas, de fato, entendem qual a sua importância. Aliás, muitos não sabem dizer qual é a diferença entre torque e potência. Fizemos este artigo justamente para esclarecer essas questões de uma vez por todas.

A seguir mostraremos qual é a importância do torque para o motor e o que pode ser feito para aumentá-lo. Quer saber mais? Então acompanhe a leitura!

O que é torque do motor?

Torque é um conceito usado na física para caracterizar o movimento de rotação que um corpo realiza após ser aplicada uma força sobre ele. Como dissemos, o torque é uma das propriedades mais importantes presentes em um motor, portanto, saber como ele influencia no desempenho da máquina e até mesmo calculá-lo é importantíssimo.

Para que você possa entender melhor o que é torque, imagine que você está tentando apertar um parafuso usando uma chave de roda. A força aplicada sobre a ferramenta para atarraxar o parafuso seria o torque.

O torque possui módulo, direção e sentido, por isso é considerado uma grandeza vetorial. Para calcular o torque de uma máquina, basta fazer o produto vetorial entre força e distância. Essa grandeza é medido em Nm (Newton por metro).

Para que serve o torque?

Tão importante quanto saber os conceitos físicos e teóricos, é entender como a explicação que demos no tópico acima influencia na performance dos motores. A função do torque é usar a força do motor para fazer a máquina sair do estado de inércia.

Você provavelmente já deve ter passado pela experiência de dirigir um carro que, mesmo pisando fundo no acelerador, as rodas demoravam para ganhar agilidade. Um carro que é capaz de “arrancar” com facilidade, ou seja, sair do estado de inércia e começar a se movimentar, é uma máquina com torque potente.

Já nas indústrias, o torque é muito utilizado em motores elétricos e redutores de velocidade. Os motores elétricos conseguem converter a energia elétrica em força para gerar rotação para o motor. Já os redutores de velocidade fazem uso de um sistema de engrenagens para aumentar o torque e diminuir a velocidade da rotação das máquinas.

Qual é a diferença entre torque e potência?

Agora que já esclarecemos o que é torque e como ele age nos veículos, precisamos esclarecer o que é potência. Apesar de serem duas grandezas diferentes, elas se complementam, por isso é tão comum fazer confusão entre torque e potência.

O torque, como já falamos, é a força que faz os pneus girarem. Conforme os pneus vão girando e o veículo ganhando velocidade, ele atinge o que chamamos de potência. Portanto, podemos dizer que a potência nada mais é do que a multiplicação do torque pela rotação do motor por determinado tempo.

A principal diferença é que o torque do motor existe até mesmo quando o veículo não está em movimento. O torque é responsável por tirar o motor da inércia, já a potência é a responsável por desenvolver a velocidade do motor. Portanto, podemos dizer que o torque é alcançado em rotações mais baixas, já a potência só pode ser alcançada com giros mais rápidos.

Outro ponto importante a ser observado é que, quando falamos sobre motores elétricos, além de torque, também gera trabalho. Como dissemos, torque e potência são complementares, mas jamais devem ser confundidos.

Como calcular o torque de um motor?

Como já dissemos, o torque é uma grandeza resultante do cálculo da força pela distância, portanto, para calcular o torque de uma máquina basta multiplicar a força aplicada (F) pela distância do centro do eixo (d). Quanto mais distante a força aplicada estiver do centro do eixo do motor, maior será o torque.

Trata-se de um cálculo muito simples, no entanto, atente-se para o sinal do resultado da multiplicação. Quando a rotação for no sentido anti-horário o sinal é positivo, se for no sentido horário, o sinal fica negativo. Outro detalhe importante é que o vetor torque sempre fica perpendicular ao plano formado pelos vetores de distância e força. Lembrando que o resultado do torque é sempre medido em Nm.

O que pode ser feito para aumentar o torque do motor?

Muitos acreditam que a única forma de aumentar o torque é trocando o motor por um modelo mais possante, entretanto, existem outras maneiras bem mais econômicas de melhorar o torque do motor de máquinas industriais.

Como dissemos acima, os redutores aumentam o torque diminuindo a velocidade das rotações, portanto, uma das melhores formas de aumentar o torque de uma máquina é investindo em redutores, por meio de sistemas de engrenagens.

O tamanho da engrenagem, bem como o número de dentes presentes, influencia diretamente na taxa de redução de velocidade e aumento de força. Portanto, quanto mais engrenagens você acrescentar ao motor, maior será o torque alcançado. Para ajustar o torque de saída dentro, há a possibilidade de realizar um ajuste na tensão de entrada ou na quantidade de correntes do motor.

Agora que você já sabe o que é torque do motor e qual a sua importância, basta analisar todas as informações deste texto e observar o que pode ser feito no seu veículo para deixá-lo mais potente. Lembre-se sempre de contar com a ajuda de um mecânico para não estragar o seu veículo em vez de melhorá-lo.

Achou este assunto interessante? Gostaria de saber mais sobre motores e engenharia? Então confira esta outra postagem onde nós explicamos mais detalhadamente qual é a importância do motor para todos os tipos de máquinas.

Avalie e classifique este artigo.

Nota média: 0 / 5. Nº de avaliações: 0

Compartilhe este artigo!

Quer receber conteúdos como esses gratuitamente?

Preencha o formulário e cadastre-se para receber os nossos conteúdos exclusivos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.