transformação digital na indústria

Qual o status atual da transformação digital nas indústrias brasileiras?

A transformação digital na indústria gerou diversos impactos nas empresas. Suas mudanças tecnológicas já chegaram a vários segmentos da economia, tendo grande influência nas relações de consumo e no processo produtivo.

Indústria 4.0 - Acoplast Brasil

Por isso, é importante analisar e entender bem esse fenômeno, além de conhecer seus principais benefícios. Assim, cada organização consegue se adaptar à modernidade e descobrir novos meios de obter vantagem competitiva.

Quer saber qual o status da transformação digital na indústria brasileira? Continue lendo e entenda tudo sobre o assunto!

Do que se trata a transformação digital na indústria?

A transformação digital trata-se de um processo no qual as organizações fazem uso constante da tecnologia. Isso acontece porque elas têm o objetivo de otimizar seus processos, aperfeiçoando o desempenho das suas atividades e obtendo melhores resultados no mercado.

Sendo assim, a transformação digital na indústria é marcada pela relação entre as tecnologias e as diversas ferramentas que podem ser usadas nesse processo. Por exemplo, o uso de um sistema de gestão integrado que conta com armazenamento na nuvem, Inteligência Artificial.

A transformação digital não depende apenas da automação. Ela está mais associada a gerar ações estratégicas e eficientes do que torná-las robotizadas.

Nesse momento, é fundamental entender cada detalhe do processo produtivo para otimizar as tarefas de acordo com suas necessidades. Por isso, a evolução tecnológica requer participação coletiva, conhecimento e dedicação — que são obtidos por meio de ferramentas e profissionais qualificados.

Afinal, qual a relação entre a transformação digital e a indústria 4.0?

Um ponto importante da transformação digital no desenvolvimento da indústria 4.0 é a interligação entre as diferentes atividades realizadas nas organizações. Isso possibilitou o aumento do desempenho dos processos nas empresas.

Ainda, graças ao uso inteligente das tecnologias, a indústria 4.0 otimizou todo o mercado, melhorando a eficiência das empresas e elevando seus índices de qualidade. Essa modernização gerou impactos em diferentes áreas, como vendas, processos de produção, gestão financeira e entre outras.

Além disso, o surgimento de novos recursos que otimizam os processos nas organizações proporcionou a coleta eficiente de dados. Com essas informações em mãos, os gestores têm maior precisão na hora da tomada de decisão.

Assim, a tendência é que o negócio ganhe destaque no mercado e cresça. Logo, a indústria 4.0 é a transformação digital nas indústrias que tem o objetivo de tornar a produção mais eficiente, inteligente e transparente.

No entanto, com a evolução cada vez mais rápida da tecnologia, surgiu o conceito de indústria 5.0. Esse fenômeno permite que as ferramentas e máquinas operem em parceria com os seres humanos.

Qual a situação atual da indústria no Brasil?

Um dos desafios enfrentados pelos negócios diz respeito aos custos das tecnologias. Atualmente, somente grandes empresas conseguem investir nessas ferramentas. No entanto, a tendência é que esses recursos sejam cada vez mais utilizados. Isso porque eles são essenciais para a otimização das tarefas nas organizações.

Apesar disso, a crise gerada pela pandemia da Covid-19 acelerou os processos da transformação digital na indústria. Esse acontecimento contribuiu para inovações na forma de produzir, como o trabalho remoto.

Ainda, diversos setores, como o industrial, tiveram na transformação digital uma estratégia importante para a gestão de crise, o que auxiliou também na superação dos desafios da indústria brasileira.

Portanto, nesse momento, é fundamental investir na transformação digital, já que ela auxilia diferentes negócios a diminuírem os impactos da crise. Além do mais, ela também garante mais agilidade nos processos e impulsiona a busca por melhorias em gestão.

Quais os pontos positivos de investir em transformação digital na indústria?

Já sabemos que o investimento em tecnologia tem vários aspectos positivos, não é mesmo? Geralmente, eles estão relacionados a melhora na produção, gestão, manutenção industrial, monitoramento, agilidade nas tarefas etc. A seguir, entenda mais detalhadamente cada benefício da transformação digital na indústria!

Qualidade do produto final

O uso de ferramentas tecnológicas nas organizações proporciona, como resultado, melhores produtos no mercado. Isso ocorre, principalmente, devido às inovações da indústria 5.0 e à diminuição do tempo de produção. Com isso, os produtos também se tornam mais baratos, trazendo mais benefícios aos clientes.

Redução de custos

Outra vantagem da transformação digital na indústria é a redução de custos. O uso de recursos tecnológicos diminui os gastos com outros equipamentos ou atividades. Isso porque é possível integrar todas as áreas da empresa em um único sistema, como eletrônica, mecânica e tecnologia da informação (TI).

Além disso, as organizações passam a otimizar a linha de operação e evitar desperdícios, obtendo um aproveitamento inteligente dos recursos. Ainda, existem ferramentas que auxiliam o monitoramento de ativos e o controle dos equipamentos.

Agilidade nas tarefas

O uso de recursos tecnológicos que oferecem agilidade nas tarefas é algo bastante relevante. Por isso, o investimento em transformação digital na indústria conquista cada vez mais empreendedores devido aos seus benefícios — e esse é mais um deles.

Com um sistema automatizado e integrado, por exemplo, é possível executar as tarefas de forma mais ágil e produtiva, em um tempo reduzido. No final, isso aumenta as chances dos clientes ficarem satisfeitos e fazerem negócios com a empresa.

Quais as principais tendências da transformação digital na indústria nos próximos anos?

Tendo em vista os pontos positivos da evolução da tecnologia no setor industrial, você pôde entender suas vantagens. Diante disso, também é importante conhecer quais são as principais tendências nos próximos anos para investir no recurso certo para seu negócio. São elas:

  • Robotização;
  • Internet das Coisas (IoT);
  • Segurança;
  • Big Data Analitycs;
  • Blockchain;
  • Cloud computing.

Portanto, é interessante entender que para iniciar um processo de transformação digital na indústria e obter sucesso nas estratégias, é preciso estabelecer uma nova cultura na organização e capacitar os profissionais. Além disso, é fundamental buscar segurança por meio de recursos que contam com o armazenamento na nuvem.

Gostou deste artigo? Quer acompanhar mais conteúdos como este? Continue nos acompanhando o blog da Acoplast Brasil!

Página do LinkedIn Acoplast Brasil

Avalie e classifique este artigo.

Nota média: 5 / 5. Nº de avaliações: 2

Compartilhe este artigo!

Quer receber conteúdos como esses gratuitamente?

Preencha o formulário e cadastre-se para receber os nossos conteúdos exclusivos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.