transformação digital nas indústrias

Qual o status atual da transformação digital nas indústrias brasileiras?

A transformação digital na indústria é um fenômeno amplo que representa a digitalização de atividades desse segmento com o objetivo de otimizar processos e aperfeiçoar atividades para obter melhores resultados no mercado.

A transformação digital nas indústrias gerou diversos impactos nas empresas. Suas mudanças tecnológicas já chegaram a vários processos dentro de uma indústria, tendo grande influência nas relações de consumo e no processo produtivo.

Indústria 4.0 - Acoplast Brasil

Por isso, torna-se importante analisar e entender bem esse fenômeno, além de conhecer os principais benefícios envolvidos. O objetivo, aqui, é que cada organização consiga se adaptar à modernidade e descobrir novos meios de obter vantagem competitiva.

Quer saber qual o status da transformação digital nas indústrias brasileiras? Continue lendo e entenda tudo sobre o assunto!

Saiba o que é a transformação digital nas indústrias

A transformação digital trata-se de um processo no qual as organizações fazem uso constante da tecnologia. Isso acontece porque elas têm o objetivo de otimizar seus processos, aperfeiçoar o desempenho das suas atividades e obter melhores resultados no mercado.

Sendo assim, a transformação digital na indústria é marcada pela relação entre as tecnologias e as diversas ferramentas que podem ser usadas nesse processo. Por exemplo, o uso de um sistema de gestão integrado que conta com armazenamento em nuvem, Inteligência Artificial.

A transformação digital não depende apenas da automação, ela está mais associada a gerar ações estratégicas e eficientes do que torná-las robotizadas. Nesse momento, é fundamental entender cada detalhe do processo produtivo para otimizar as tarefas de acordo com suas necessidades. Por isso, a evolução tecnológica requer participação coletiva, conhecimento e dedicação — que são obtidos por meio de ferramentas e profissionais qualificados.

Relação entre a transformação digital e a indústria 4.0

Um ponto importante da transformação digital no desenvolvimento da indústria 4.0 é a interligação entre as diferentes atividades realizadas nas organizações. Isso possibilita o aumento do desempenho dos processos nas empresas.

Ainda, graças ao uso inteligente das tecnologias, a indústria 4.0 otimiza todo o mercado, melhora a eficiência das empresas e eleva seus índices de qualidade. Essa modernização gera impactos em diferentes áreas, como logística, vendas, processos de produção, gestão financeira, entre outras.

Além disso, o surgimento de novos recursos que otimizam os processos nas organizações proporciona a coleta eficiente de dados. Com essas informações em mãos, os gestores têm mais precisão na hora da tomada de decisão.

Assim, a tendência é que o negócio ganhe destaque no mercado e cresça. Logo, a indústria 4.0 é a transformação digital nas indústrias que tem o objetivo de tornar a produção eficiente, inteligente e transparente.

No entanto, com a evolução cada vez mais rápida da tecnologia, surgiu o conceito de indústria 5.0. Esse fenômeno permite que as ferramentas e máquinas operem em parceria com os seres humanos.

Acompanhe a situação atual da indústria no Brasil

Um dos desafios enfrentados pelos negócios diz respeito aos custos das tecnologias. Atualmente, somente grandes empresas conseguem investir nessas ferramentas. No entanto, a tendência é que esses recursos sejam cada vez mais utilizados. Isso porque eles são essenciais para a otimização das tarefas nas organizações.

Apesar disso, a crise gerada pela pandemia da COVID-19 acelerou os processos da transformação digital na indústria. Esse acontecimento contribuiu para inovações na forma de produzir, como o trabalho remoto.

Ainda, diversos setores, como o industrial, tiveram na transformação digital uma estratégia importante para a gestão de crise, o que auxiliou também na superação dos desafios da indústria brasileira.

Redução de impactos

Portanto, nesse momento, é fundamental investir na transformação digital, já que ela auxilia diferentes negócios a diminuírem os impactos da crise. Além do mais, ela também garante mais agilidade nos processos e impulsiona a busca por melhorias em gestão.

O que deve ser considerado é que as empresas mudaram seu relacionamento com os clientes e precisaram encontrar alternativas para continuarem o processo de produção. Com isso, além das soluções de gerenciamento nas questões financeiras para garantir os lucros, foi preciso também se atualizar tecnologicamente.

Na prática, quem não investir em avanços desse tipo vai acabar deixado de lado no mercado. Isso porque as empresas que apostam na eficiência da automação, por exemplo, apresentam melhores resultados, entendem no que precisa ser aplicado o dinheiro e conseguem uma operação mais rápida e livre de perdas.

Quais os pontos positivos de investir em transformação digital na indústria?

Principais benefícios da transformação digital para as indústrias

Já sabemos que o investimento em tecnologia tem vários aspectos positivos, não é mesmo? Geralmente, eles estão relacionados a melhora na produção, gestão, manutenção industrial, monitoramento, agilidade nas tarefas etc. A seguir, entenda mais detalhadamente cada benefício da transformação digital na indústria!

Qualidade do produto final

O uso de ferramentas tecnológicas nas organizações proporciona, como resultado, melhores produtos no mercado. Isso ocorre, principalmente, devido às inovações da indústria 5.0 e à diminuição do tempo de produção. Com isso, os produtos também se tornam mais baratos e trazem mais benefícios aos clientes.

Redução de custos

Outra vantagem da transformação digital na indústria é a redução de custos. O uso de recursos tecnológicos diminui os gastos com outros equipamentos ou atividades. Isso porque é possível integrar todas as áreas da empresa em um único sistema, como eletrônica, mecânica e tecnologia da informação (TI).

Além disso, as organizações passam a otimizar a linha de operação e evitar desperdício ao obter um aproveitamento inteligente dos recursos. Ainda, existem ferramentas que auxiliam o monitoramento de ativos e o controle dos equipamentos.

Agilidade nas tarefas

O uso de recursos tecnológicos que oferecem agilidade nas tarefas é algo bastante relevante. Por isso, o investimento em transformação digital na indústria conquista cada vez mais empreendedores devido aos seus benefícios — e esse é mais um deles.

Com um sistema automatizado e integrado, por exemplo, é possível executar as tarefas de forma mais ágil e produtiva, em um tempo reduzido. No final, isso aumenta as chances dos clientes ficarem satisfeitos e fazerem negócios com a empresa.

Principais tendências da transformação digital na indústria nos próximos anos

Tendo em vista os pontos positivos da evolução da tecnologia no setor industrial, você pôde entender suas vantagens. Diante disso, também é importante conhecer quais são as principais tendências nos próximos anos para investir no recurso certo para seu negócio. Veja as principais!

Robotização

A introdução da robotização é uma das questões mais inovadoras na transformação digital. Mesmo que o impacto causado por esse processo ainda cause uma série de discussões, a robotização é, na prática, a substituição de trabalhadores por robôs industriais em algumas tarefas específicas.

Entre as principais vantagens está a possibilidade de reduzir erros e otimizar serviços de maneira rápida. Além do aumento da precisão, que é muito importante no mercado atual, ainda existe a possibilidade de retirar colaboradores de áreas insalubres e de atividades consideradas de alto risco.

Internet das Coisas (IoT)

Você, certamente, já deve ter ouvido falar bastante sobre a Internet das Coisas na indústria. Mas ficou claro como acontece a aplicação em soluções do dia a dia? O primeiro é ressaltar que na indústria 4.0, os módulos de produção acontecem de maneira autônoma. Ou seja, equipamentos, máquinas e sistemas se conectam em diferentes etapas da cadeia produtiva.

Esse contexto traz para a realidade robôs autônomos, realidade aumentada e o uso de dispositivos em rede. Um dos principais atrativos, aqui, é que você não precisa adquirir novas máquinas para usar esse tipo de avanço tecnológico na empresa. Normalmente, os recursos digitais podem ser integrados em equipamentos já existentes.

Segurança

Aumentar a segurança dos procedimentos é um dos fatores que mais chama a atenção nas inovações da transformação digital. O que representa o direcionamento para os gestores apostarem nesse tipo de evolução é a maior confiança nos dados coletados em tempo real para tomar boas decisões no negócio. Como resultado, uma máquina que apresenta problemas e oferece até mesmo risco aos colaboradores pode ser identificada com rapidez para impedir qualquer tipo de acidente.

Big Data Analytics

Ao usar o Big Data na indústria se torna mais simples aumentar a produtividade na busca por uma operação baseada em dados confiáveis. O mais importante está em dominar cada etapa da produção com soluções tecnológicas. Ter informações relevantes no formato digital, identifica rapidamente quantas peças de uma máquina estão com problemas ou quanto tempo a mesma ficou parada.

A interpretação de dados em grande volume permite que a empresa encontre os principais indicadores de performance (KPIs- Key Performance Indicator) que envolvem a produção, os custos e a qualidade do produto. Como resultado, acontece o domínio de todas as etapas do trabalho e ter bons ganhos em eficiência.

Blockchain

O blockchain permite mais transparência em relação ao transporte de produtos na indústria. Em resumo, esse tipo de tecnologia representa pedaços de códigos criados on-line que são compostos por diversas informações conectadas.

Na Indústria, uma empresa de logística, por exemplo, pode registrar as informações de um produto em conjunto com outras etapas do processo — produção, manutenção, transporte e armazenamento, e manter tudo no mesmo histórico.

Cloud computing

Os dados na indústria precisam ser armazenados de forma cada vez mais rápida. Esse tipo de computação em nuvem traz serviços, como banco de dados, diferentes armazenamentos, serviços e softwares personalizados conforme os recursos disponíveis na internet.

Todos os arquivos, nesse caso, não ficam armazenados em uma máquina. Estão em provedor de soluções estrategicamente pensado. Dessa maneira, os gestores conseguem acessar dados importantes de empresas de qualquer dispositivo e a segurança das informações se torna muito mais reforçada.

Portanto, é interessante entender que para iniciar um processo de transformação digital nas indústrias e obter sucesso nas estratégias, é preciso estabelecer uma nova cultura na organização e capacitar os profissionais. Além disso, é fundamental buscar segurança por meio de recursos que contam com o armazenamento na nuvem.

Gostou deste artigo? Então, deixe um comentário no post e nos conte qual é sua principal dúvida sobre as transformações da indústria.

Página do LinkedIn Acoplast Brasil

Avalie e classifique este artigo.

Nota média: 5 / 5. Nº de avaliações: 3

Compartilhe este artigo!

Quer receber conteúdos como esses gratuitamente?

Preencha o formulário e cadastre-se para receber os nossos conteúdos exclusivos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.