Entenda a importância do wrench time para a gestão industrial

Wrench time: entenda sua importância para a gestão industrial

O Wrench Time é uma metodologia que contribui para que uma indústria tenha uma gestão de qualidade. Para entender melhor sobre essa estratégia e como ela pode ajudar nos seus negócios continue a leitura.

Embora o termo ainda não seja tão conhecido por aqui, é um indicador que pode ser de extrema utilidade para elevar a performance dos colaboradores, mostrando quanto tempo eles estão passando nas atividades inseridas dentro do plano de manutenção. Quer aprender mais sobre o assunto? Então, continue sua leitura!

Afinal, o que é wrench time?

O termo wrench time deriva do inglês e, em uma tradução livre, seria compreendido como algo similar a “tempo de mão na chave”. O indicador leva esse nome por se propor, justamente, a aferir o período no qual um colaborador está sendo realmente produtivo, ou seja, está realizando tarefas que agregam valor às atividades de manutenção.

Por isso, o wrench time também pode ser chamado de “fator de produtividade da manutenção”, configurando-se em uma estratégia interessante para gestores e líderes que anseiam por saber o quão produtivo seu time está sendo. Porém, para isso, será preciso descontar alguns fatores, como deslocamentos, atrasos e assim por diante.

Qual a importância do wrench time para a empresa?

Não é difícil perceber que o wrench time pode ser muito útil para uma empresa, tendo em vista que ajuda a compreender o quão produtivo (ou não) está sendo um funcionário, dentro dos objetivos traçados e do seu período de expediente. Naturalmente, quanto mais ociosa for sua equipe, menor será a produtividade e a competitividade da sua empresa ou indústria.

Além disso, ao analisar o wrench time, é possível adotar medidas e realinhar estratégias, uma vez que a função do setor de manutenção é assegurar a disponibilidade, confiabilidade e segurança da operação. Caso isso não esteja acontecendo, muito provavelmente chegou a hora da gestão reavaliar alguns procedimentos.

Como é feito o cálculo do wrench time?

Você já pôde observar o conceito e os benefícios do wrench time dentro de uma organização. No entanto, isso não adianta muito se você não souber como calculá-lo, não é mesmo? Por isso, vale ressaltar que isso pode ser feito de algumas maneiras diferentes, em sintonia com o tipo de negócio, o porte, a operação e até os objetivos dos gestores.

Em linhas gerais, é preciso fazer uma auditoria interna, observando fatores como o tempo produtivo, demora nos deslocamentos até os equipamentos, pausas autorizadas, nível de absenteísmo, ociosidades por excesso de mão de obra, paradas para instruções etc. A fórmula básica é o total de horas trabalhadas dividido pelo total de horas disponíveis para o trabalho.

Quais os motivos para calcular o wrench time?

Para concluir o conteúdo, vamos elencar alguns dos principais motivos que devem fazer com que qualquer gestor cogite realizar o cálculo do wrench time. Trata-se de uma informação valiosa, que pode direcionar muitas decisões e tornar os processos de manutenção mais precisos e menos suscetíveis a falhas. Veja.

Aumenta os resultados e a produtividade

Uma das metas dos gestores de qualquer organização que anseie pelo sucesso é encontrar maneiras de aumentar os resultados e a produtividade sem que, para isso, seja necessário comprometer o orçamento. O ato de calcular o wrench time pode ajudar muito nesse sentido, aprimorando as iniciativas e a eficiência da manutenção.

Tais ações têm um objetivo em comum muito claro, que é promover o melhor desempenho dos maquinários disponíveis, garantindo um alto padrão operacional. Nesse sentido, implementar métricas efetivas parece ser uma excelente ideia, que facilita a obtenção do retorno desejado e aumenta a eficiência de toda a equipe.

Melhora o planejamento da manutenção

A manutenção é uma das etapas mais sensíveis e relevantes de uma empresa, tendo em vista que seus processos são os que permitem que a operação continue de forma eficiente, ininterrupta e assertiva. E esse é mais um dos muitos motivos para calcular o wrench time e aplicá-lo dentro da sua cultura organizacional.

Com os dados obtidos, é possível fazer um melhor planejamento, ajustando os processos que contemplem as particularidades da empresa, dos setores e de cada ambiente, bem como as especificações dos equipamentos. Implementar e monitorar métricas, portanto, abre a prerrogativa de acompanhar melhor o desempenho das iniciativas e alcançar objetivos.

Minimiza o risco de paradas na operação

Quando a gestão acompanha devidamente os indicadores de manutenção, como o wrench time, é possível minimizar bastante um dos maiores perigos para uma empresa ou indústria, que é o risco de paradas na operação. Embora isso seja relativamente comum, por conta da quebra ou mal funcionamento de maquinários, os prejuízos podem ser significativos.

Com um equipamento bem mantido, em função da maior assertividade no trabalho dos colaboradores, o gestor estratégico poderá antever uma enorme diversidade de problemas que envolvam o funcionamento das máquinas, adotando as medidas necessárias para mitigá-los, assegurando a boa performance da organização.

Possibilidade de redução de custos

Por fim, não dá para falar nos motivos para calcular o wrench time sem citar um dos benefícios que mais chama a atenção dos gestores no competitivo mercado de hoje: a possibilidade de redução de custos. Como todos nós sabemos, em boa parte dos segmentos, as margens de lucro não são tão grandes, o que faz do controle orçamentário uma medida imprescindível.

Quando você reduz o tempo ocioso, os atrasos e o absenteísmo dos colaboradores, a organização pode obter ganhos relevantes, relacionados ao aumento da vida útil dos equipamentos, à redução de falhas operacionais e até mesmo à segurança da equipe. Além disso, as demandas de reposição de máquinas e peças diminuem.

Agora você já sabe tudo sobre o conceito de wrench time e sua importância para a gestão industrial. As despesas com manutenção podem interferir muito nos custos industriais, o que torna o fator de produtividade na manutenção crucial para a lucratividades das empresas.

Gostou de aprender mais sobre o conceito de wrench time? Então, que tal conferir também nosso outro post sobre gestão de processos?

Avalie e classifique este artigo.

Nota média: 0 / 5. Nº de avaliações: 0

Compartilhe este artigo!

Quer receber conteúdos como esses gratuitamente?

Preencha o formulário e cadastre-se para receber os nossos conteúdos exclusivos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.